27 de junho de 2013

Poríferos

           Os poríferos ou Porifera (do latim porus, poro + phoros, portador de) é um filo do reino Animalia, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.
Estes organismos são sésseis, predominantemente marinhos, existindo apenas uma família de água doce, a Spongillidae. Alimentam-se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas suas células. As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros, também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos. Eles são muito próximos a uma colônia celular de coanoflagelados, pois cada célula alimenta-se por si própria. Existem mais de 15 000 espécies modernas de esponjas conhecidas, que podem ser encontradas desde a superficie da água até mais de 8000 metros de profundidade, apresentando uma enorme diversidade de formas e cores nas mais diferentes tonalidades.

Estrutura de uma esponja


 
Os poríferos podem se reproduzir de forma:


1.    Assexuada

·       Brotamento: surge um broto no corpo da esponja, que pode se soltar e dar origem à um novo indivíduo.

·       Fragmentação: pequenos fragmentos de uma esponja podem dar origem a novos indivíduos, pois as esponjas possuem um grande poder de regeneração.

·     Gemulação: ocorre em espécies de água doce. Formam-se gêmulas, estruturas de resistência que se formam no interior do corpo da esponja. São compostas por células indiferenciadas e protegidas por um envoltório rígido.

2. Sexuada:  a maior parte das esponjas é hermafrodita. Os gametas são formados nos gonócitos, que são derivadas dos amebócitos. Os espermatozóides saem da esponja pelo ósculo e penetram em outra esponja pelos poros, junto com a corrente de água. São captados pelos coanócitos e transferidos até os óvulos, que ficam na mesogléia, e promovem a fecundação. Do ovo surgirá uma larva ciliada, de vida livre, que abandona a esponja e nada até se fixar em um substrato e dar origem a um novo indivíduo.
 
 
Exemplos de esponjas
 








 
Origem:
·         Wikipédia, a enciclopédia livre.