30 de junho de 2013

Cnidários

          Os cnidários, também conhecidos como celenterados, são animais que se reúnem no filo Cnidaria. A maioria deles é encontrada em ambientes marinhos e os principais representantes desse grupo são as hidras, água-viva, anêmonas-do-mar, os corais e as caravelas.
     
Existem duas formas de cnidários: os pólipos e as medusas.
 
Os pólipos vivem fixos nas rochas e apresentam pouco movimento – é o caso das anêmonas-do-mar e dos corais. Já as medusas nadam livremente e possuem uma forma parecida com um guarda-chuva, como as águas-vivas. As medusas possuem tentáculos ao redor da boca e nas bordas do corpo.
Em cnidários como os corais há um esqueleto externo feito de calcário que dá forma e sustenta o corpo do animal, enquanto que em cnidários como a água-viva, o corpo é mole e não possui esqueleto de sustentação.
Os animais desse filo são muito conhecidos por causarem queimaduras e irritações na pele, em razão de uma célula típica chamada de cnidoblasto. Os cnidoblastos são estruturas responsáveis pela defesa contra predadores e também pela captura de alimento. Concentrados principalmente ao redor da boca e nos tentáculos, os cnidoblastos possuem em seu interior um líquido tóxico capaz de paralisar e matar os animais que servem de alimento para os cnidários (como peixes, crustáceos e vermes).
No Norte e Nordeste da Austrália podemos encontrar uma espécie de água-viva que, dependendo da extensão da área afetada, pode matar uma pessoa adulta por parada cardiorrespiratória em menos de três minutos.
Reprodução
A reprodução dos celenterados pode ser assexuada ou sexuada. Algumas espécies de cnidários apresentam ciclo de vida complexo, onde se alternam gerações de pólipo e de medusa. Fala-se, nesse caso, em alternância de gerações ou metagênese.
 
 
 

 
               Metagênese (Alternância de Gerações)
 
 
Hidrozoários 
 
 
 
Cifozoários
 
 
Antozoários
 
 
 
 



Fonte de pesquisa: