9 de outubro de 2013

O vídeo em sala de aula

      A introdução do vídeo na sala de aula altera a relação aluno/professor, criando novas expectativas em relação à postura pedagógica tradicional.
     O vídeo aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, introduz novas questões no processo educacional, explora também o ver, o visualizar, o ter diante de nós as situações, as pessoas, os cenários, as cores e as relações espaciais.
   Nessas circunstâncias, como utilizar o vídeo adequadamente? Algumas das possibilidades estão colocadas no roteiro a seguir.

PROPOSTAS DE UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS COMO:

SENSIBILIZAÇÃO - Introduzir um novo assunto para despertar a curiosidade, a motivação para novos temas.

ILUSTRAÇÃO - Ajuda a mostrar cenários desconhecidos dos alunos.

SIMULAÇÃO - Simular experiências de química que seriam perigosas em laboratório ou que exigiriam muito tempo e recursos.

CONTEÚDO DE ENSINO - Mostra determinado assunto de forma direta ou indireta.

PRODUÇÃO - Como documentação, registro de eventos, de aulas, de estudos do meio, de experiências, de entrevistas, depoimentos. Isto facilita o trabalho do professor, dos alunos e dos futuros alunos.

AVALIAÇÃO - Dos alunos, do professor, do processo.

ESPELHO - O vídeo-espelho é de grande utilidade para análise do grupo e dos papéis de cada um do ponto de vista participativo.

INTEGRAÇÃO/SUPORTE DE OUTRAS MÍDIAS - Interagir com outras mídias como o computador, o CD-ROM, com os videogames, com a Internet.

USOS INADEQUADOS DO VÌDEO EM AULA

VÍDEO-TAPA BURACO - Colocar vídeo quando há um problema inesperado, como ausência do professor. Usar este expediente eventualmente pode ser útil, mas se for feito com freqüência, desvaloriza o uso do vídeo e o associa - na cabeça do aluno - a não ter aula.

VÍDEO-ENROLAÇÃO - Exibir um vídeo sem muita ligação com a matéria. O aluno percebe que o vídeo é usado como forma de camuflar a aula. Pode concordar na hora, mas discorda do seu mau uso.

VÍDEO-DESLUMBRAMENTO - O professor que acaba de descobrir o uso do vídeo costuma empolgar-se e passa vídeo em todas as aulas, esquecendo outras dinâmicas mais pertinentes. O uso exagerado do vídeo diminui a sua eficácia e empobrece as aulas.

SÓ VÍDEO - Não é satisfatório didaticamente exibir o vídeo sem discuti-lo, sem integrá-lo com o assunto de aula, sem voltar e mostrar alguns momentos mais importantes.

 ANÁLISE DA LINGUAGEM APÓS A EXIBIÇÃO VÍDEO
  • Que história é contada (reconstrução da história)
  • O que lhe chamou  atenção visualmente
  • Que idéias passam claramente o programa (o que diz claramente esta história)
  • O que contam e representam os personagens
  • Modelo de sociedade apresentado
  • Ideologia do programa
  • Valores afirmados e negados pelo programa (como são apresentados a justiça, o trabalho, o amor, o mundo)
  • Como cada participante julga esses valores (concordâncias e discordâncias nos sistemas de valores envolvidos).
Fonte de pesquisa
Artigo publicado na revista Comunicação & Educação.
Autor: José Manuel Moran

Vídeos diversos

Estou postando este vídeo
 de Lucas Guedes porque é um excelente
material sobre as plantas.


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