14 de novembro de 2013

Vitaminas


 
As vitaminas são substâncias que o organismo não tem condições de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar. Elas desempenham diversas funções no desenvolvimento e no metabolismo orgânico e a falta delas pode causar várias doenças.

A Ciência conhece aproximadamente uma dúzia de vitaminas, sendo que as principais são designadas por letras. Essas vitaminas podem ser encontradas em muitos alimentos, especialmente os de origem vegetal.

Vitaminas do complexo B

            Entende-se por complexo B um conjunto de vitaminas, mesmo que quimicamente diversas, atuam no organismo de maneira muito semelhante e são encontradas quase nas mesmas fontes. Dentro deste complexo estão as vitaminas: B1, B2, B6, ácido pantotênico (B5), niacina (B3), biotina (B7 ou B8), ácido fólico (B9) e B12.                          

A seguir, apresentamos uma lista com cada vitamina do complexo B, em quais alimentos elas são encontradas e quais são suas principais funções:
B1 (Tiamina)

·      Fontes: gema do ovo, arroz integral, aveia, castanha-do-pará, fígado, cereais integrais, feijão, peixes, pão integral.

·       Funções no organismo: melhora o funcionamento do sistema nervoso e os músculos, estimula o apetite e o desenvolvimento corporal.

·       Carência: pode provocar fraqueza muscular, diminuição da memória, falta de energia, depressão, diminuição do apetite e beribéri.

B2 (Riboflavina)

·      Fontes: Brócolis, abacate, amendoim, castanhas, lêvedo de cerveja, nozes, leite, carne, ervilhas e verduras.

·      Funções no organismo: atua no metabolismo de enzimas e células nervosas, equilíbrio da pele e saúde dos olhos.

·      O que pode provocar a carência: dermatite seborréica, estomatite, inflamação de gengiva, catarata, lesões na língua.

B3 (Niacina)

·       Fontes: fígado, levedura de cerveja, carnes magras, ovos, leite, amendoim, castanha do Pará, fígado, frutas secas, tomate e cenoura.

·       Funções no organismo: funcionamento do sistema digestório, equilíbrio do sistema nervoso e da pele.

·        O que pode provocar a carência: insônia, cansaço, irritabilidade, manchas na pele, depressão nervosa, pelagra (doença).

B5 (Ácido Pantotênico)

·        Fontes: ervilha, feijão cogumelo, ovos, gérmen de trigo, melado, salmão.

·       Funções no organismo: formação de anticorpos, metabolismo de proteínas, produção de hormônios supra-renais, atua contra o estresse.

·      O que pode provocar a carência: artrite, alergias, estresse, retardo de crescimento, queda de cabelo, envelhecimento precoce.

B6 (Piridoxina)

·       Fontes: melado, levedo de cerveja, farelo de trigo, leite, arroz integral, aveia, cereais integrais, batata, melão.

·      Funções no organismo: produção de células sanguíneas, metabolismo dos aminoácidos, funcionamento do sistema nervoso e saúde da pele.

·        O que pode provocar a carência: caspa, anemia, lesões na boca, náuseas e gengivite.

B7 (Biotina)

·       Fontes: fígado de galinha, fígado de boi, levedo de cerveja, gema de ovo crua, leite, nozes, gérmen de trigo, amendoim e aveia.

·       Funções no organismo: atua do processo de gliconeogênese, participa da síntese de purinas, participa da formação da pele, metabolismo de carboidratos e proteínas.

·       O que pode provocar a carência: alopecia e dermatite seborréica (em bebês de menos de oito meses), dores musculares, dermatites, palidez, calvice e flacidez.

B9 (Ácido Fólico)

·        Fontes: verduras de folha verde, vísceras de animais, frutas secas, legumes, levedura de cerveja e grãos integrais.

·       Funções no organismo: tratamento de alguns tipos de anemias, saúde dos espermatozóides, saúde do feto durante a gravidez, controle da pressão sanguínea.

·       O que pode provocar a carência: apatia, anorexia, anemias, cansaço, dores de cabeça, fraqueza muscular, insônia.

B12 (Cobalamina)

·       Fontes: cereais integrais, levedo de cerveja, vegetais verdes, leite, ovos, peixes, batata.

·        Funções no organismo: metabolismo de proteínas e combate a anemia.

·       O que pode provocar a carência: alterações neurológicas, anemia, distúrbios no sangue.

Você poderá gostar de pesquisar outras vitaminas entrando nos links abaixo:


Fonte de pesquisa