21 de novembro de 2013

Colesterol



Sintomas de Colesterol
Dra. Ana Luiza Lima (Cardiologista)

Os sintomas de colesterol alto, em geral, não existem. Porém, o depósito de gordura acumulada no fígado pode gerar alguns sinais como:
  • Xantelasma (bolinhas de gordura na pele)
  • Aumento do baço
  • Aumento do fígado
Os xantomas formam-se nos tendões e na pele e são carocinhos de diversos tamanhos, geralmente rosados e com bordas bem definidas. Eles aparecem em grupos, numa determinada região, como no antebraço, nas mãos ou em volta dos olhos.
O aumento do fígado e do baço pode ocorrer quando as concentrações de triglicerídeos no sangue atingirem valores próximos ou superiores a 800 mg/dl de sangue, produzindo sintomas próprios de pancreatite, como dor abdominal intensa.
Como os níveis de colesterol têm que estar muito altos para o surgimento destes sintomas, na maioria das vezes o indivíduo com colesterol alto não percebe a doença, o que facilita a sua progressão. A única maneira de descobrir se o colesterol está alto ou não é através de um exame de sangue para o colesterol total e suas frações e triglicerídeos.
Tratamento para colesterol alto
Se o indivíduo realmente vir a descobrir que tem o colesterol alto, a prática regular de atividade física e a alimentação correta podem ser a solução do problema. Isso porque nem sempre é necessário tomar medicamentos. Os remédios caseiros podem também ajudar no tratamento do colesterol.
Caso o paciente, mesmo em uso de dietas hipocalóricas e em realização regular de atividade física, permaneça com níveis de colesterol e triglicerídeos elevados, deverá procurar um cardiologista ou endocrinologista para iniciar controle com medicação.
Links úteis: clique para conhecê-los

·         Triglicerídeos Altos
·         Como baixar o colesterol


Uma viagem vascular