2 de junho de 2014

Meio Ambiente

O dia 05 de junho é uma data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente e será importante promover um estudo sistematizado sobre o tema, para que se fortaleçam valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta Terra.

Para isso temos a Educação Ambiental que tem como objetivo disseminar conhecimentos sobre o ambiente e conscientizar para preservação do Meio Ambiente e sua utilização sustentável.

Levando em consideração que a escola tem um papel fundamental na formação dos cidadãos, ela pode contribuir para que os educandos compreendam os fenômenos naturais, as ações humanas e suas consequências para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. E diante dessa compreensão desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.

Diante disso, serão sugeridas algumas atividades para que os educandos possam conhecer através da pesquisa os conceitos fundamentais da Educação Ambiental e desenvolvam a capacidade de observação e proponham soluções para preservação do meio em que vive e o respeito aos recursos naturais.


Proposta de atividades para semana do Meio Ambiente
  1. Mobilização da comunidade escolar para o desenvolvimento das atividades na semana do Meio Ambiente, com a finalidade de conscientizar os educandos sobre as questões ambientais (Exibição e comentário de filmes, vídeos ou documentários).
  2. Levantamento do perfil ambiental da sua cidade (Se possui área verde, áreas poluídas, separação de lixo, tratamento de água e esgoto, etc.).
  3. Pesquisa de campo em pontos estratégicos da cidade, conforme o perfil traçado pelos alunos.
  4. Pesquisa no laboratório de informática: Temas propostos para trabalhar em aulas relacionadas ao meio ambiente (Educação ambiental, desenvolvimento sustentável, poluição urbana, reciclagem, efeito estufa, aquecimento global, desertificação, consumo racional de água, etc.).
  5. Oficinas: preparação de materiais para socialização nas turmas (Slides, vídeos, cartazes, panfletos, murais, produções teatrais e outros).

Sugestões de filmes, vídeos e documentários.

Ilha das flore; A marcha dos pinguins; Bee Movie-História das coisas; Um dia depois de amanhã; Os sem florestas; Uma verdade inconveniente; Mãe Terra, o que deixaremos para seus filhos; O veneno esta na mesa; Lixo extraordinário; Amazônia em Chamas; As quatro ecologias; Água, vida e cidadania.

Fonte da pesquisa: Internet

Nenhum comentário: