12 de fevereiro de 2014

Alimentos ricos em Ferro

O consumo de alimentos ricos em ferro pode curar vários tipos de anemia, e é importante em todas as fases da vida, mas, em especial, para gestantes, bebês e idosos, que possuem uma necessidade maior de ferro no organismo. Da mesma forma, as mulheres em idade fértil possuem uma maior necessidade de ferro que os homens.
Segue uma tabela com os alimentos ricos em ferro separados por fonte animal e vegetal. Mas também podemos encontrar em outras fontes.

Alimentos ricos em Ferro de fonte animal
Quantidade
de ferro por 100g
Costelas de porco
3 mg
Vitela
3,6 mg
Cordeiro
2,2 mg
Fígado de vitela
10.6 mg
Farinha de peixe
41 mg
Mexilhão cozido
6 mg
Gema do ovo de galinha
5,87 mg
Alimentos ricos
em Ferro de fonte vegetal
Quantidade de
ferro por 100g
Pão de cevada
6,5 mg
Pães integrais e enriquecidos; cereais; aveia crua

4,5 mg
Salsa
3,1 mg
Grão-de-bico cozido
1,4 mg
Ervilha cozida
1,9 mg
Lentilha cozida
2,44 mg
Agrião
2,6 mg
Beterraba crua
2,5 mg
Grãos integrais ou enriquecidos; nozes; castanhas; feijão

7.1 mg
Melado de cana-de-açúcar;
rapadura; açúcar mascavo

4,2 mg
Pimentão
8,7 mg
Chocolate meio amargo
4.4 mg
Os alimentos de fonte animal apresentam uma absorção de Ferro entre 20 a 30% do total do mineral ingerido, enquanto os alimentos de origem vegetal ricos em Ferro permitem uma absorção em torno de 5% do total de Ferro que possuem em sua composição.
Alimentos ricos em Ferro para anemia
Os alimentos ricos em Ferro para anemia, de origem vegetal, devem ser consumidos sempre com uma fonte de vitamina C para melhorar a absorção de Ferro. No caso de carnes e outros alimentos de origem animal esse cuidado não é necessário, porque o Ferro é absorvido com facilidade.
Ao escolher alimentos mais ricos em ferro para anemia é importante: 
  • Consumir uma fonte de vitamina C sempre que comer um alimento vegetal rico em Ferro. Ex.: arroz com feijão preto e laranja de sobremesa.
  • Evitar consumir alimentos ricos em Cálcio com as principais refeições, como iogurtes, pudim, leite ou queijo. O cálcio é um inibidor natural da absorção do Ferro.
  • Comer alimentos integrais apenas em refeições como o lanche ou o café da manhã, e não ao almoço e jantar. Os Fitatos presente em maior quantidade nos cereais e fibras dos alimentos integrais, por exemplo, diminui a eficiência da absorção do Ferro presente nos alimentos.
  • Cozinhar em uma panela de ferro é uma forma de aumentar a quantidade de ferro de alimentos pobres como o arroz por exemplo.  
Misturar frutas e legumes nos sucos também pode ser uma excelente forma de enriquecer a dieta em ferro. Duas ótimas receitas ricas em ferro são o suco de abacaxi batido no liquidificador com salsinha fresca e o bife de fígado acebolado.
Para prevenir ou tratar a anemia, além do suplemento de sulfato ferroso, que o médico em geral prescreve o cuidado com a alimentação inserindo alimentos ricos em ferro para anemia faz parte do tratamento. 
Necessidade diária de Ferro (RDA de Ferro)
·         Bebês: 7 -12 meses: 11 mg;
·         Crianças 1-3 anos: 7 mg;
·         Crianças 4 - 8 anos: 10 mg;
·         Meninos e meninas 9-13 anos: 8 mg;
·         Meninos 14 -18 anos: 11 mg;
·         Meninas 14 -18 anos: 15 mg;
·         Homens >19 anos: 8 mg;
·         Mulheres 19-50 anos: 18 mg;
·         Mulheres > 50 anos: 8 mg;
·         Grávidas: 27 mg;
·         Nutrizes < 18 anos: 10 mg (durante amamentação)
·         Nutrizes > 19 anos: 9 mg.
Frutas ricas em ferro
Algumas dessas frutas, além de serem boas fonte de ferro, contêm alto teor de vitamina C, o que potencializa a absorção de ferro.
Ameixa seca
Damasco seco
Nozes
Abacaxi
Coco
Goiaba
Morango
 Laranja
Maracujá
Kiwi
Manga
Uva
Tangerina
Limão
Acerola

As frutas ricas em ferro são uma ótima alternativa para se enriquecer a dieta em Ferro e serve também como alternativa complementar na prevenção e tratamento da anemia de crianças, adultos e gestantes por exemplo.
Alimentos pobres em ferro
 Geral, os alimentos pobres em ferro são os doces e os alimentos ricos em carboidratos, como as massas, pães brancos, biscoitos e bolos.
Esses alimentos não devem deixar de ser consumidos, pois geram mais energia para o organismo e são uma boa fonte de calorias. 
 Leite é um alimento pobre me Ferro, e o cálcio presente na sua composição também diminui a sua absorção. O leite materno é o único leite que permite boa absorção de ferro.
 Proteína da soja e a proteína do ovo são também elementos que inibem a absorção do Ferro do alimento.
Alguns alimentos como o vinho tinto, o chocolate e mesmo algumas ervas utilizadas para fazer chá, por possuírem polifenóis e fitatos, componentes naturais na sua composição, são inibidores da absorção do Ferro. Por isso apesar de possuir Ferro em sua composição, não é uma boa fonte de ferro, já que o corpo não consegue aproveitá-lo. São alimentos com baixa biodisponibilidade de Ferro.
Fonte: National Academy of Sciences; Dietary reference Intake for Iron.
Links úteis:
·         Sintomas de falta de ferro
·         Sintomas de excesso de ferro

Mais sobre este assunto
·       Suco para Anemia
·       O que comer para Anemia