12 de março de 2016

Insetos

Moscas
As moscas são insetos voadores que pousam em matéria orgânica em decomposição, onde depositam seus ovos e, posteriormente, invadem cozinhas e locais no qual haja o manuseio e conservação de alimentos.
Estes insetos contaminam os alimentos no momento em que pousam neles, pois carregam em suas asas micro-organismos patogênicos, os quais são causadores de doenças. Com muitas representantes, citamos duas espécies mais comuns em cozinhas brasileiras: As moscas domésticas (Musca doméstica), geralmente pequenas e pretas e as moscas varejeiras metálicas (Phaenicia sericata), geralmente de coloração verde.
Em seus ciclos biológicos, as moscas podem depositar suas larvas diretamente na matéria orgânica escolhida, a fim de lhes proporcionar alimento. Completam o ciclo, geralmente, em um local seco, no qual as larvas formam uma espécie de casulo ao seu redor e é de onde já sairão na forma adulta.
As moscas podem transmitir inúmeros micro-organismos patógenos que causam contaminação nos alimentos. Dentre as doenças que podem ser transmitidas pelas mesmas estão: a disenteria, cólera, conjuntivite, febre tifoide, tuberculose, diarreia, micose, tracoma, berne, entre outras.
Alguns cuidados simples para evitar as moscas domésticas e, consequentemente, as doenças que transmitem são: manter os alimentos guardados em recipientes com tampa, não deixar a comida exposta e não deixar restos de alimentos espalhados, assim como fezes de animais ou qualquer vestígio de lixo no ambiente. Essas são algumas das maneiras de evitar a proliferação de moscas.

Baratas
As baratas são os insetos mais comuns ao convívio humano, no entanto, das cerca das 4.000 espécies existentes, a sua maioria é silvestre. Apenas menos de 1% busca o convívio com o homem, devido às condições propícias relacionadas à disponibilidade de alimento, abrigo e água.
Assim, baratas domésticas vivem dentro de residências e seus anexos, tais como caixa de gordura, esgoto, bueiros e outros locais úmidos e escuros. Elas podem permanecer várias semanas sem água e comida. Alimentam-se de tudo o que encontram (são onívoras), por exemplo, nossos alimentos, lixo, excrementos, cola de madeira e cola de papel de parede.
Para viverem, as baratas precisam essencialmente de um pouco de comida, abrigo, calor e umidade. As fêmeas colocam seus ovos arrumados dois a dois dentro de um "estojo" chamado ooteca.

Por transitarem junto à matéria orgânica em decomposição, as baratas carregam em suas patas micro-organismos patogênicos. Ao perambularem por nosso alimento, objetos e produtos, acabam infectando-os, chegando até mesmo a transmitir doenças. A seguir, alguns exemplos de doenças que podem ser adquiridas pela ingestão destes micro-organismos: Hepatite A, tuberculose, conjuntivites, infecções urinárias, febre tifoide, lepra, pneumonia e outras. Por isso evite que as baratas tenham contato com seus objetos e alimentos principalmente. Procure manter a casa sempre limpa e lavar os objetos antes de usar.