29 de abril de 2016

Sugestões de atividades

Em Biologia e Ciências frequentemente lidamos com temas que não despertam a curiosidade dos alunos. Processos e nomes complexos tornam a aula facilmente desmotivante e de difícil assimilação por parte dos alunos. Sendo assim, procurar metodologias diferentes é essencial para melhorar o aprendizado em sala de aula.
Diante dessa realidade, é cada dia mais comum o uso de atividades lúdicas em aulas de Biologia, Ciências e também de outras disciplinas. A utilização dessas atividades pode contribuir positivamente para a construção do conhecimento do aluno. Outro ponto importante dessas atividades é que elas tornam a rotina escolar mais leve e com menos pressão
É importante destacar que as aulas lúdicas necessitam de grande dedicação do professor, que deve orientar a aula e guiar o aprendizado. Preparar a aula com cuidado e compreender os objetivos que devem ser alcançados são fundamentais para que a atividade tenha sucesso.
Outro ponto fundamental é deixar que os alunos entreguem-se à atividade proposta. Se o professor ficar evidenciando a cada momento o que deverá ser aprendido naquela aula, o aluno perderá o interesse na metodologia aplicada. Sendo assim, o papel do professor é estimular a atividade e não deixar que ela perca o foco.
Diante da importância das atividades lúdicas para o ensino de Biologia e Ciências, propõe-se alguns exemplos de brincadeiras e atividades que poderão facilitar a fixação dos conteúdos abordados em sala de aula.

Júri simulado

Júri simulado é uma ótima estratégia de ensino a ser adotada quando se trata de um assunto polêmico ou perceptivelmente, divide opiniões. Isso porque permite que sejam discutidos vários pontos de um mesmo tema, auxiliando no processo de construção e desconstrução de conceitos. além disso, instiga o senso critico, a participação e a reflexão.

Tema: desmatamento

Será desenvolvido pelas seguintes pessoas:

Juiz: responsável pelo andamento do júri, fazendo as intervenções necessárias para que tudo ocorra da forma mais organizada possível. E ele, também quem estipula a pena, caso o réu seja culpado.

Jurados: responsáveis por analisar os fatos expostos e, ao final, dar o veredito (Culpado? Inocente? Vencedor?).

Advogado de defesa: ele defende o acusado (réu), com base em argumentos coerentes, provas e apresentação de testemunhas.

Promotor: também chamado de advogado de acusação, busca condenar o réu, por meio de argumentos coerentes, provas e apresentação de testemunhas.

Testemunhas: fornecem argumentos que podem reforçar a suposta inocência do acusado ou a sua responsabilidade no caso em questão.

Réu: o acusado, cujo ato específico é o objeto de discussão do júri. Em um júri existe também a possibilidade de não existir réu. Assim trata-se da acusação ou da defesa de um assunto especifico. Nesta atividade uma forma de realizar o réu é utilizando o tema “Desmatamento” como o assunto a ser discutido, uma vez que permitirá que questões mais abrangentes sejam pontuadas. Assim o advogado de defesa apresentaria os aspectos favoráveis a ele e o promotor, os aspectos negativos.

No entanto, uma questão que deve ser definida é se haverá testemunha e também a forma com que os componentes do júri serão distribuídos entre os alunos. Considerando as atribuições do juiz, o ideal é que ele seja  representado por um professor da escola.

Como os jurados não farão esse exercício de oratória, e como, também, não há como considerar, de forma unânime e taxativa, se o desmatamento é positivo ou negativo, fica a cargo desse grupo redigir um texto ou esquema sucinto apresentando os principais pontos da discussão. Para casa, cada um, individualmente, deverá redigir o seu ponto de vista, baseado na atividade que participou.

As informações fornecidas  pelos jurados deverão ser discutidas em sala e, ao final, a turma deverá entrar em um consenso, determinando até que ponto o desmatamento pode ser um procedimento seguro, positivo e até que ponto ele pode ser negativo e deverá ser proibido.

Observação:
Outros temas poderão ser trabalhados neste tipo de atividade como:clonagem, transgênicos, a água vai acabar, o aborto, entre outros. E importante que os alunos já tenham conhecimento sobre o tema a ser discutido.

Fonte de pesquisa
http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/juri-simulado-clones.htm