6 de maio de 2016

Quebra cabeça - Biomas Brasileiros



Proposta para trabalhar os Biomas Brasileiros

Leve a turma ao laboratório de informática e informe o link abaixo para acessar o jogo. Ao abrir a página os alunos poderão montar quadros de imagens dos Biomas Brasileiros fragmentados em peças de quebra cabeça.
Após a montagem dos biomas, escrever suas características e os estados onde eles se encontram.


Rios Voadores

        Após estudo realizado em sites educacionais, estou compartilhando uma proposta que achei muito interessante para trabalhar o tema recursos hídricos.

       Trata-se de uma animação de nome “Rios Voadores” produzida pela Coordenação de Produção Multimídia do DFPE/DPTE da Secretaria de Educação do Estado do Paraná que aborda a problemática da água potável no Brasil. O audiovisual explica de onde vem à água que abastece as bacias hidrográficas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, explicando o fenômeno dos rios voadores.

Fonte: You Tube

         Após exibição do vídeo, poderá ser feita uma abordagem sobre o ciclo da água, uso e desperdício dos recursos hídricos, visita orientada a uma estação de tratamento de água e esgoto, montagem de cartazes de conscientização, mapeamento de estados brasileiros mais afetados pela falta de água.