25 de setembro de 2016

Atividade

AS HIPÓTESES DE MENDEL

Dividir a turma em grupos de 05 componentes. Entregar para cada grupo uma situação para realização da atividade.

Quadro 1    
           
MATERIAL: sementes (feijão, milho, fava etc), cola quente, régua, cartolina etc.

ATIVIDADE: Imagine que cada semente de feijão é um gene recessivo (f) e cada semente de milho, um gene dominante (F). Baseado nas hipóteses de Mendel desenhe o quadro de Punnet na cartolina, reproduza as duas situações e apresente os resultados.

Situação 1: Indivíduo masculino homozigoto dominante cruza com indivíduo feminino homozigoto recessivo.

Situação 2: Indivíduo feminino heterozigoto cruza com indivíduo masculino heterozigoto.
  
Quadro 2

MATERIAL: sementes (feijão, milho, fava etc), cola quente, régua, cartolina etc.

ATIVIDADE: Imagine que cada semente de feijão é um gene recessivo(f) e cada semente de milho, um gene dominante(F). Baseado nas hipóteses de Mendel desenhe o quadro de Punnet na cartolina, reproduza as duas situações e apresente os resultados.

Situação 1: Indivíduo masculino homozigoto recessivo cruza com indivíduo feminino heterozigoto.

Situação 2: Indivíduo feminino heterozigoto cruza com indivíduo masculino heterozigoto.

Quadro 3

MATERIAL: sementes (feijão, milho, fava etc), cola quente, régua, cartolina etc.

ATIVIDADE: Imagine que cada semente de feijão é um gene recessivo (f) e cada semente de milho, um gene dominante (F). Baseado nas hipóteses de Mendel desenhe o quadro de Punnet na cartolina, reproduza as duas situações e apresente os resultados.

Situação 1: Indivíduo feminino heterozigoto cruza com indivíduo masculino homozigoto dominante.

Situação 2: Indivíduo feminino heterozigoto cruza com indivíduo masculino heterozigoto.

Atividade

Fazer comentário sobre
dominância e recessividade a partir das 
características pesquisadas na turma.

Genética