20 de dezembro de 2016

Brincadeira Natalina do Túnel do Tempo


Dinâmica do Bobom

A dinâmica do Bombom pode ser utilizada o ano todo em várias ocasiões, nossa sugestão é que também seja utilizada nas confraternizações de final de ano, antes do natal ou até mesmo na revelação do amigo secreto, esta é uma atividade cheia de simbolismos e que trabalha valores e competências fundamentais para o sucesso de grupos e equipes.

Material
O mais comum é utilizar uma caixa de bombom, podem ser todos iguais ou sortidos, é importante que tenha bombons suficientes para todos os participantes. Existem outras variações da atividade do presente onde são utilizados outros tipos de doces, tudo vai depender da ocasião e das necessidades do grupo, o coordenador deve se sentir livre para inovar, o importante é a mensagem que será passada durante a brincadeira. Dica embrulhe e caixa de bombom com um belo papel de presente.

Como aplicar a brincadeira do presente

O coordenador deve reunir os participantes em um local que seja adequado a atividade, para professores a sala de aula é ideal, os participantes devem formar um círculo. O facilitador lerá uma mensagem de boas vindas que se encontra logo abaixo e iniciará a atividade exibindo o presente dizendo que o entregará a apenas um participante que vai representar todo o grupo. O coordenador deve chamar a pessoa escolhida entregando o presente e dizendo que ela só poderá abrir depois que ouvir a mensagem, em seguida começa lendo as mensagens abaixo.
A pessoa que recebe o presente deve ouvir a mensagem e logo em seguida escolher uma pessoa que se identifique com o teor da mensagem, nesse momento o coordenador passa a mensagem para que essa pessoa leia e entregue o presente e assim por diante.
A última pessoa a receber o presente é que irá abri-lo e fará a distribuição dos bombons a todos os participantes.

Dica: Existem várias maneiras de fazer a atividade do presente, alguns coordenadores leem todas as mensagens, outros vão passando uma folha para que cada um dos participantes leia a mensagem para o colega que receberá o presente. Nossa dica é que o coordenador imprima o conteúdo da dinâmica o qual oferecemos para download gratuito e recorte todas as mensagens e vá distribuindo uma a uma para cada um dos participantes para que cada um leia sua fala, fica mais natural e organizado.
Na sequência apresentamos os textos que serão utilizados na dinâmica de grupo do presente, após reunir o grupo o coordenador iniciará a atividade lendo uma mensagem de boas vindas e logo em seguida entrega o presente ao primeiro participante que o passará a outro e assim por diante.

Mensagem de boas vindas

Eu reuni todos vocês aqui hoje, pois vou dar um presente para uma pessoa muito especial que tem um talento que a destaca neste grupo, e todos sabemos um talento ou competência é algo que deve ser valorizado para que seja desenvolvido e sirva de exemplo para todos, afinal cada um de nós temos nossas particularidades, algo que nos torna únicos, no entanto recebemos os dons da inteligência e através deles podemos aprender com nossos colegas e desenvolver novas competências que agregarão valores tanto na vida pessoal quanto profissional. Nesse momento o coordenador da atividade chama o primeiro participante e dá inicio a brincadeira.

PARABÉNS (nome da pessoa) - Você foi escolhido (a) para receber esse presente que simboliza a confraternização, a união deste grupo a qual ampliaremos ainda mais destacando as qualidades de cada um dos participantes, no entanto esse presente não será só seu, olhe em volta, observe seus colegas, veja entre eles aquele que é o mais organizado e dê a ele (a) este presente. (Neste momento o coordenador passa a pessoa o papel com o texto abaixo para que ela leia para a pessoa mais organizada do grupo).

ORGANIZAÇÃO - Você é uma pessoa muito organizada e serve como exemplo para todos nós aqui, seu exemplo é algo que todos podemos seguir alguns mais, outros menos, mas todos podemos nos esforçar e aprender muito com você, mas eu peço que você pegue esse presente e o passe adiante para a pessoa que você acha que é a mais Feliz nesta sala. (A pessoa organizada recebe o presente, agradece e o coordenador entrega o próximo texto para que ela leia para a pessoa mais feliz, e assim por diante)

FELICIDADE - A felicidade que você transmite contagia a todos e sabemos que essa é uma competência que possui bases sólidas e que ela não depende dos outros, mas de cada um de nós, do estado de espírito, nos contagie diariamente com sua felicidade e nos ensine seus segredos, no entanto eu lhe peço que olhe ao seu redor e passe esse presente adiante para a pessoa mais Otimista.

OTIMISMO - A felicidade é algo que todos podemos atingir, mas o otimismo é uma questão de ponto de vista e você é uma pessoa muito especial que sempre vê o copo meio cheio, que mesmo sem ter certeza procura ver o lado positivo das coisas, todos nós temos muito a aprender com você e queremos também ser otimistas e seguir seu exemplo, mas não fique com este presente, peço que o passe a diante para a pessoa mais motivada deste grupo.

MOTIVAÇÃO - Ver o copo meio cheio é um ponto de vista muito positivo, mas mais que meio cheio queremos o copo totalmente cheio e sua motivação e empenho em atingir seus objetivos é algo que contagia que nos dá forças e todos querem ter essa mesma força para atingirmos nossos objetivos pessoais e profissionais, mas não fique com esse presente, passe-o adiante para a pessoa mais Extrovertida.

EXTROVERTIDO – Exteriorizar os sentimentos Você é a pessoa mais extrovertida deste grupo, seu jeito de se expressar seus sentimentos, sua alegria, sua naturalidade em se comunicar é algo que serve de exemplo a todos aqui, saber falar, expor uma ideia, quebrar o gelo, contar uma piada, isso motiva o grupo, mas não fique com esse presente, passe-o a pessoa mais Tímida.

TIMIDEZ - As pessoas tímidas às vezes não são bem compreendidas, em seu silêncio podem ser grandes observadores e tem muito a nos ensinar, existem momentos de falar e calar e muitas vezes antes de falar é melhor calar internamente para pensar no que será dito e não magoar por dizer demais e não ser negligente por se calar, todos nós temos muito a aprender com você. Agora eu lhe peço, passe adiante esse conhecimento a pessoa mais Inteligente.

INTELIGÊNCIA - A inteligência é um dom magnífico que muitos recebem quando nascem e outros adquirem com muito estudo e dedicação, ter você neste grupo é ter um farol que indica o caminho, que mostra ao navegante a rota que devemos seguir, você sempre soma e pedimos que divida conosco seus segredos para que todos possamos ampliar essa competência. Não fique com este presente, passe-o adiante para a pessoa mais Gentil desta sala.

GENTILEZA - A gentileza é uma das virtudes da alma que agrega, que soma, que leva esperança para aqueles que a perderam ou não a tem em um determinado momento, a mão amiga que se estende, o sorriso que conforta, as palavras mágicas que abrem portas e corações, obrigado por ser tudo isso e gentil como é, passe adiante essa dádiva a pessoa mais Prestativa.

PRESTATIVO - Ser gentil é doar a alguém algo que queremos receber de todos e você é uma pessoa muito prestativa pronta a oferecer ajuda em qualquer momento, como é bom ter alguém que podemos contar alguém a recorrer, isso nos dá segurança e nos ensina como ser solidários aos amigos, mas seja mais prestativo e passe adiante a pessoa mais Dinâmica deste grupo.

DINÂMICO - O dinâmico é aquele que toma decisões rápidas, forte, prestativo, movimenta o grupo, sabe que o tempo não para e que ele pode ser um aliado se for utilizado com sabedoria, você quebra a inércia e multiplica as possibilidades, parabéns, use seu dinamismo e passe adiante a pessoa mais Simpática.

SIMPATIA - A simpatia é algo maravilhoso e você consegue agregar várias competências até agora apresentadas, é gentil, prestativo, tem um sorriso meigo, um jeitinho de falar que agrada, que conforta, continue assim e nos ensine seus segredos, e simpático como sempre passe adiante esse presente para a pessoa que tem uma grande facilidade para Liderar.

LÍDER - O líder é aquele que também possui muitas das competências aqui apresentadas, tem a capacidade de organizar pessoas, fazer as coisas acontecerem, as vezes não consegue agradar a todos mas através de seu exemplo pode fazer com que todos compreendam a necessidade da liderança na hora de tomar decisões, de tomar a frente de um projeto e executá-lo com perfeição, como bom líder passe adiante para a pessoa mais Solidária.

SOLIDARIEDADE - A solidariedade é mais do que uma palavra da moda, é um estilo de vida, um valor fundamental na vida em grupo e na sociedade como um todo, obrigado por estar aqui conosco e nos ensinar tanto, temos muito a aprender com você. Peço que seja solidário e passe adiante este presente para a pessoa que mais transmite Paz.

PAZ - A paz não é uma utopia, mas sim uma possibilidade próxima de cada um de nós, ela começa com a paz interior a qual você consegue transmitir como poucos e se espalha por todo o ambiente e consegue trazer harmonia nos momentos que muitos de nós nos exaltamos, compartilhe conosco essa paz abrindo esse presente dividindo-o com todos os participantes.

Neste momento a caixa de bombons é aberta e a pessoa que foi chamada por representar a paz entrega um bombom para cada um dos participantes. É importante que esse seja um momento de confraternização e alegria, no final o coordenador pode passar o texto desta brincadeira por email para que todos possam ler e refletir sobre o conteúdo.

Observações e Adaptações

Esta dinâmica pode ser adaptada de acordo com as necessidades do grupo, aqui procuramos passar apenas alguns exemplos, cabe ao organizador conhecer os participantes e adaptar as falas de acordo com as competências que quer ser trabalhada e desenvolvida no grupo. Algumas sugestões de competências: Coragem, Alegria, Elegância, Seriedade, Sensibilidade, Criatividade, etc.

Fonte: Site Esoterikha