5 de junho de 2017

Sustentabilidade nas escolas

Num mundo em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos e o meio ambiente sofre processos de degradação, a sustentabilidade nas escolas é de extrema importância. Os alunos (crianças e adolescentes) de hoje serão os responsáveis pelas ações econômicas, políticas e administrativas do futuro. Logo, é importante que estes conheçam a importância de preservar o meio ambiente e de usar os recursos naturais de forma racional.

Não podemos deixar de destacar a ação educadora dos professores neste processo. É de fundamental importância que estes não atuem como meros transmissores de conteúdos sobre a sustentabilidade. Devem acreditar e praticar, motivar e se envolver nos projetos e ações para que os bons resultados sejam colhidos.

Além de conhecimentos teóricos nesta área, a escola deve trabalhar também com ações sustentáveis práticas, que criem hábitos e responsabilidades nos alunos para ações atuais e futuras. Vale ressaltar também, que a escola deve trabalhar para que a consciência sustentável formada nos alunos possa chegar até as famílias e outros grupos sociais e ambientais frequentados por estes estudantes.

Pequenas coisas podem fazer toda diferença

As nossas atitudes podem ser pequenas, mas, se todas as pessoas tomarem atitudes similares, essas terão grande impacto na nossa qualidade de vida nos próximos anos. Por isso, ensinar as crianças desde essa época a serem sustentáveis  é fundamental para torná-las indivíduos conscientes e preocupados com os problemas ambientais. Promover sustentabilidade na escola é uma tarefa dos pais e educadores, que com atitudes simples cultivam essa consciência nos pequenos.

Ações sustentáveis na escola

Criação de sistema de reciclagem do lixo.
Desenvolvimento de projetos voltados para a reutilização de materiais recicláveis (enfeites, papel reciclável, utensílios domésticos e etc.).
Criação, no espaço escolar, de uma horta orgânica, mantida pelos próprios alunos. Os vegetais colhidos podem ser utilizados na elaboração de lanches e merendas para os alunos ou, até mesmo, doados para instituições sociais e famílias carentes.
Desenvolvimento de programas voltados para o plantio de árvores nas escolas ou na comunidade.
Ações voltadas para o uso racional de água e energia elétrica, evitando ao máximo o desperdício.
Colocação, num espaço da escola, de recipientes destinados ao descarte de pilhas e baterias usadas. Estas deverão ser entregues para empresas que fazem o descarte adequado.
Projeção, para os alunos, de filmes e documentários que mostrem os impactos ambientais provocados por ações humanas. Esta ação destina-se a informação e tomada de consciência por parte dos alunos.
  
Sites de pesquisa

http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/entenda-os-tres-pilares-da-sustentabilidadee
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/desenvolvimento-sustentavel.htm

Nenhum comentário: