10 de junho de 2017

Oficinas

As oficinas abaixo, cujo tema era sustentabilidade, foram realizadas no dia 31 de maio de 2017 no Centro Comunitário do Satélite – Natal RN. A 1ª oficina foi ministrada por Silvana e a 2ª por Márcia.

IDEMA – INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E MEIO AMBIENTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

OFICINA DE FABRICAÇÃO DE SABÃO ARTESANAL COM ÓLEO DE FRITURA

INSTRUTORA – ANA MARIA DE CARVALHO – TÉCNICA / IDEMA / SPEA

SABÃO EM BARRA (LAVAR ROUPA)

OBS. USAR UTENSÍLIOS PLÁSTICOS

CUIDADO NO MANUSEIO:

Usar luvas, máscara, colher de plástico grande, local ventilado, não inspirar a fumaça liberada, pois ela é tóxica.

Material usado:

350 g de soda cáustica;
750 ml de água quente (reservar 50 ml para dissolver as 04 colheres de sabão em pó)
02 litros de óleo de fritura;
04 colheres de sabão em pó;
20 ml de essência (opcional);
100 ml de amaciante.

Método de fazer

Em uma vasilha de plástico coloca-se a soda cáustica e em seguida 700 ml de água quente, adicionar o óleo aos poucos e mexer bem, adicionar a essência, o amaciante e mexer por 10 a 20 minutos até dar o ponto. Por fim colocar em formas e esperar endurecer aproximadamente por 02 a 04 dias, depois enrolar em papel jornal e esperar duas semanas para usar.

SABÃO EM BARRA (LAVAR PRATO)

350 g de soda cáustica;
750 ml de água quente não fervente;
02 litros de óleo de fritura;
100 ml de detergente.
Dissolver a soda cáustica em água quente, colocar o óleo já devidamente coado e mexer até dar o ponto por 10 a 20 minutos. Colocar em formas e esperar endurecer (aproximadamente 02 a 04 dias) e esperar duas semanas para usar.



A 2ª oficina foi sobre reaproveitamento de caixas, ministrada por Márcia.






Reciclagem

A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos.

Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

O processo de reciclagem além de preservar o meio ambiente, também gera riquezas e contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias.

Ações práticas para reciclar:

Separar em casa o lixo orgânico do lixo reciclável e encaminhar para pessoas que trabalham com reciclagem ou empresas recicladoras.

Reduzir significa comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios. O consumo consciente é importante não só para o bom funcionamento das finanças domésticas como também para o Meio Ambiente.

Ações práticas para reduzir:

Uso racional da água
Economia de energia
Economia de combustíveis

Reutilizar Reutilizando, geramos uma boa economia doméstica, além de estarmos colaborando para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ao jogarmos algo no lixo, estamos também desperdiçando a energia que foi usada na fabricação, o combustível usado no transporte e a matéria prima empregada. Sem contar que, se este objeto não for descartado de forma correta, ele poderá poluir o meio ambiente. 

Ações práticas para reutilizar:

Uma roupa rasgada pode ser costurada ou ser transformada em outra peça
Computadores, impressoras e monitores podem ser doados para entidades sociais que vão utilizá-los com pessoas carentes.
Potes e garrafas de plástico podem ser transformados em vasos de plantas etc.
Folhas de papel com impressão em apenas um lado podem ser transformadas em papel de rascunho.
Um móvel quebrado pode ser consertado ou doado.
A água usada para lavar roupa pode ser reutilizada para lavar o quintal.
Com criatividade e embalagens, palitos e potes de plástico, é possível criar vários brinquedos interessantes.

Sustentabilidade