17 de setembro de 2018

Hortaliças


As Hortaliças são grupos de vegetais cultivados em horta, onde partes como raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes, são consumidas pelos humanos como alimento.

Quanto a sua forma de consumo, as hortaliças classificam-se em:

Hortaliças tuberosas

Neste tipo de hortaliças as partes consumidas crescem dentro do solo. Fazem parte deste grupo os bulbos como a cebola e o alho, tubérculos como cará e batata-doce, raízes tuberosas como as cenouras e as beterrabas, e rizomas como os inhames.

Hortaliças herbáceas

Esta classificação de hortaliças compreende os vegetais cujas partes consumidas estão acima do solo. Fazem parte deste grupo as folhas de alface, almeirão, taioba, repolho, talos e hastes de aipo, aspargos e funcho; e flores como a couve-flor, alcachofra e brócolis.

Hortaliças fruto

Nesta categoria de hortaliças, compreendem vegetais cujas partes aproveitáveis para o consumo são os frutos. Fazem parte deste grupo de hortaliças as melancias, os quiabos, as ervilhas, os pimentões, os tomates, os jilós, entre outros.

Uma classificação muito utilizada é a que dividem as hortaliças em dois grupos de verduras e legumes, sendo denominadas verduras as partes comestíveis de vegetais como folhas, flores e hastes. E legumes são vegetais que as partes consumidas e apreciadas são os frutos, as sementes e partes que crescem no solo como a mandioca.

O consumo de hortaliças é indispensável na alimentação dos seres humanos, pois são alimentos reguladores que tem como características serem fontes de vitaminas, minerais, nutrientes que mantém o equilíbrio do organismo e ajudam para seu pleno funcionamento.
Além de todas as vitaminas e minerais presentes nas hortaliças, existe uma série de compostos bioativos presentes nestes vegetais que auxiliam no combate e prevenção de doenças. 

Legumes são vegetais que podem ter seus frutos desenvolvidos na parte exterior da terra, ou abaixo da terra, com apenas uma parte da planta exposta, como suas folhas. Podem ser consumidos de diversas formas: crus, cozidos, fritos, no vapor, entre outros.
Alimentos muito diferentes entre si, como a batata, a cenoura, o milho e o tomate, fazem parte do grupo dos legumes, porém em categorias diferentes.

As principais categorias são:

Frutos - são os vegetais que contém sementes, como por exemplo, a abóbora, a berinjela, o chuchu, o tomate e o pepino.


Frutas são os nomes populares dados aos frutos comestíveis de sabor adocicado ou cítrico, como as laranjas, maçã e banana, etc.



Raízes - são vegetais no qual a parte comestível cresce debaixo da terra, como por exemplo, a beterraba, cenoura e a mandioca.


Tubérculos - o vegetal mais conhecido dessa categoria é a batata-inglesa.


Leguminosas - são os grãos encontrados dentro de vagens, como por exemplo, o feijão, o grão de bico, a ervilha e a soja.



Cereais - são formados por sementes ou grãos, como por exemplo, o arroz, o trigo e o milho.



Oleaginosas - são sementes muito calóricas, como a castanha de caju, nozes, castanha-do-pará e amêndoas.




Verduras - as partes comestíveis são as folhas, flores, botões ou hastes. Exemplos: