17 de maio de 2013

Aves

          As aves constituem uma classe de animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos. Habitam todos os ecossistemas do globo e variam muito em tamanho.

Anatomia interna de uma ave

 
Quanto à sua classificação em ordens, podemos destacar algumas com pelo menos um exemplo.
 
Anseriformes: São aves aquáticas e semi-aquáticas. Com narinas perfuradas, dedos unidos parcialmente por membranas facilitando o deslocamento na água.
 
 
Apodiformes: Em geral possuem tamanhos reduzidos, têm as asas longas e pontudas, capazes de realizar vôos muito rápidos.
 
 
Ciconiformes: Têm habitualmente patas longas e sem penas, pescoço comprido, o bico varia conforme os hábitos alimentares, asas grandes e alongadas. As cores da plumagem são bastante variáveis de acordo com a espécie, alimentam-se de peixe, crustáceos ou insetos.
 
 
Columbiformes: Caracterizam-se pelo pescoço médio, cabeça e pés pequenos. O bico elevado na base e ponta tem formato de gancho.
 
 
Falconiformes: Conhecidos como aves de rapina e caracterizam-se por possuir um bico curvo na extremidade, utilizado para capturar suas presas.
 
 
Galiformes: Aves terrestres com bicos curvos e curtos, asas curtas e arredondadas. A maioria das aves dessa ordem é capaz de realizar apenas vôos rápidos e curtos.
 
 
Passeriformes: Formam a maior ordem dentro da classe das aves. Atualmente caracterizam-se por terem asas curtas e arredondadas ou longas, pontudas, plumagem colorida e cauda que varia de curta a muito longa.
 
 
Pelecaniformes: Aves de médio a grande porte, patas especializadas para o meio aquático, bicos protuberantes e verossímeis pescadores.
 
 
Pisiformes: Aves de pequeno e médio porte, alimentação baseada em frutos, insetos e pequenos animais, plumagens multicor e vistosa.
 
 
Psitaciformes: Possuem bico curto, forte e curvo na extremidade. As penas são curtas, a cabeça proporcionalmente grande e o pescoço grosso.
 
 
Rheiformes: Ordem de grandes aves não-voadoras de pescoço e pernas longas, encontrada na América do sul.
 
 
Sphenisciformes: Aves marinhas especializadas em mergulhar e nadar, membros anteriores modificados em nadadeiras, glândulas nasais desenvolvidas para excreção do cloreto de sódio, penas semelhantes a escamas e vão à terra somente durante a reprodução ou quando exaustos.
 
 
Strigiformes: São aves tímidas, geralmente solitárias, consideradas entre os predadores mais sofisticados do mundo.
 
 
Tinamiformes: São aves de aparência galinácea, representam um dos mais antigos grupos de aves do continente americano, alimentam-se de sementes.
 
 
Struthioniformes: São aves pernaltas de grande porte, adaptadas à vida terrícola e que não conseguem voar, tanto pelo porte avantajado como pelo fato de não possuírem carena.
 
 
 Fonte de pesquisa:



Nenhum comentário: