22 de fevereiro de 2016

Adolescência e Sexualidade

JUSTIFICATIVA

A sexualidade é um aspecto da vida humana, sendo despertado comumente na adolescência. Entretanto, tendo em vista os estímulos externos (contexto social, mídia, etc) e internos (biológicos) estes aspectos têm conduzido nossos educandos ao florescimento precoce da sexualidade.
Diante deste contexto, percebe-se a necessidade de abordar este tema possibilitando o avanço do conhecimento de senso comum para o científico, e daí, construir uma base que possibilite reflexão, conhecimento e conscientização dos valores e das atitudes ao se confrontar com esta nova fase em suas vidas.

OBJETIVO GERAL

Contribuir para a criação de um espaço de reflexão e discussão do tema sexualidade e adolescência, estimulando a autonomia e responsabilidade dos educandos para com a saúde do próprio corpo e de sua sexualidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
    • Discutir sobre as mudanças físicas, psicológicas e os estereótipos no contexto atual dos adolescentes.
    • Aprofundar o conhecimento sobre a anatomia e fisiologia dos órgãos sexuais do sistema reprodutor masculino/feminino.
    • Perceber a higiene pessoal como particularidade necessária à saúde do corpo.
    • Abordar o problema da disseminação de DSTs, principalmente da AIDS, bem como o uso correto dos métodos contraceptivos e preventivos.
    • Promover no adolescente um comportamento responsável no que se refere ao sexo seguro e ao adiantamento da idade do início da atividade sexual.
    • Contribuir para redução da incidência de gravidez não desejada na população adolescente.
    • Reconhecer as consequências enfrentadas pelas adolescentes com uma gravidez não desejada, no plano psicológico, social e econômico.

METODOLOGIA

      O procedimento metodológico desta proposta tem como critério o avanço da aprendizagem a partir dos conhecimentos prévios dos educandos e terá como instrumentos didáticos: leitura, análise de textos, vídeos, uso de slides, oficinas, palestra com profissionais de saúde, confecção de cartazes e discussão.

TEMAS
    • Fatores que interferem na sexualidade humana (mudanças físicas, psicossociais e estereótipos).
    • Anatomia e fisiologia do sistema reprodutor masculino/feminino, DST/AIDS, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência e aborto.

DESENVOLVIMENTO

As atividades desenvolvidas oportuniza a implementação de estratégias que facilitem a abordagem do tema de maneira prática e cativante, garantindo aos educandos a construção/reconstrução de seus próprios conceitos de sexualidade, constando assim de etapas discriminadas a seguir:

1ª etapa: fazer uma exposição para os alunos da importância de ampliar as discussões sobre sexualidade e adolescência, a fim de minimizar os problemas decorrentes desta faixa etária e promover mudanças significativas em nossa sociedade.
2ª etapa: levar para sala de aula textos, músicas, filmes e documentários que trabalhem a temática.
3ª etapa: realização das atividades.

Dinâmica 1: Beleza e idealização  (Fatores que interferem na sexualidade humana)

Objetivo: Encorajar o adolescente a aceitar do seu próprio corpo e a entender que os ideais de beleza também são estabelecidos pela cultura.
O que você irá precisar:

Sala ampla e confortável que permita a formação de grupos, folhas de papel sulfite, lápis ou caneta, revistas, jornais, tesouras, cola e papel pardo.

Tempo: 40 minutos.

O que você deverá fazer:
    • Formar grupos pequenos só com meninos e outros grupos só com meninas.
    • Solicitar os grupos de meninos a conversarem entre si sobre o tipo de mulher que considera ideal.
    • Solicitar os grupos de meninas a conversarem entre si sobre o tipo de homem que considera ideal.
    • Cada grupo deverá fazer uma listagem com as características que consideram importantes.
    • Cada grupo, utilizando-se de revistas, lápis, cola e tesoura, deverá fazer uma colagem, identificando os critérios que utilizou para o homem ideal e para a mulher ideal.
    • Cada grupo apresentará sua colagem, referindo-se aos critérios evidenciados. 
Pontos para discussão:
    1. Aceitação da aparência física por homens e mulheres.
    2. Como é a ideia de beleza do grupo?
    3. As mudanças que eu sinto, em mim mesmo, sobre minha aparência e meu jeito de ser, por influência da opinião de outras pessoas.
    4. Como são criados os critérios de beleza
    5. Os estereótipos influenciam no comportamento e nos sentimentos das pessoas de que forma?
Dinâmica 2: Anatomia e fisiologia dos órgãos sexuais

Objetivo • Aprofundar conhecimentos sobre a anatomia e a fisiologia humana, em particular dos órgãos sexuais e do sistema reprodutor masculino e feminino na adolescência;

Tempo de duração: 2 horas

Material necessário: Folhas de papel grandes, canetas de ponta grossa, desenhos recortados dos órgãos sexuais masculinos e femininos, fita crepe.

Encaminhamento da oficina
    • O facilitador pede que dois voluntários, um homem e uma mulher, sirvam de modelo para traçar o contorno dos corpos em um papel grande o suficiente;
    • Feitos os contornos, as folhas de papel são afixadas em local visível para todos. Os participantes escolhem nomes para o boneco e para a boneca desenhados;
    • O facilitador apresenta desenhos, em tamanho real, dos órgãos sexuais masculinos e femininos recortados, entregando, um a um, para que sejam colados nos cartazes;
    • Enquanto se realiza a colagem, o coordenador pergunta aos participantes o que sabem sobre o funcionamento de cada órgão;
    • Ao final do exercício, realiza-se uma avaliação dos conhecimentos a serem aprofundados e dos interesses e dúvidas dos participantes;
    • O professor realiza uma exposição dialogada, de acordo com as necessidades de aprendizagem do grupo.

3. Palestra - Gravidez na adolescência /aborto

4: Métodos contraceptivos

Pergunte quem conhece a brincadeira Escravos de Jó e informe que farão essa brincadeira, mas com outra letra.
Peça que se sentem no chão e que façam um círculo.
Coloque a letra no quadro e peça que todos (as) cantem:

Tabela, camisinha, diafragma, injeção
Pílula, DIU, esterilização
Implantes, adesivos
Pra evitar a gestação

Depois que aprenderem a letra, entregue uma caixinha com o nome de um método contraceptivo para cada participante.
Explique que, agora, além de cantar a música, cada participante vai passando sua caixinha para o seguinte da roda, acompanhando a letra e fazendo os movimentos definidos pela brincadeira (lembrar-se de fazer o vai-e-volta da caixinha no último verso).
Quando alguém errar, deverá falar o que sabe sobre o método que ficou em sua mão.
Pergunte se alguém sabe mais informações ou se tem dúvidas. Se ninguém souber explicar, aquela dúvida fica anotada para uma conversa posterior.
A brincadeira segue até que todos os métodos sejam discutidos.
Terminada a roda, os (as) participantes voltam para as cadeiras. O facilitador apresenta os objetivos da oficina e orienta os participantes para formação de 6 subgrupos:

Grupo 1: Métodos hormonais
Grupo 2: Dispositivo Intrauterino (DIU)
Grupo 3: Métodos de barreira
Grupo 4: Métodos naturais
Grupo 5: Métodos cirúrgicos
Grupo 6: Anticoncepção de emergência

Os subgrupos, mediante a disponibilidade dos textos de apoio e das amostras dos métodos contraceptivos, devem preparar uma apresentação sintética sobre os métodos estudados. Ao termino de cada uma das apresentações, abre-se um espaço para resolução das dúvidas.

5. Vídeo: Rap da Prevenção (Doenças Sexualmente Transmissíveis)


         Iniciar a aula, utilizando o vídeo "Rap da Prevenção" do YouTube . Este filme utiliza o rap para discutir sobre as DSTs, ressaltando a importância da utilização dos métodos  de prevenção.
   Após a exibição do vídeo, o professor media a discussão, estando atento aos seguintes pontos: importância de termos clareza sobre as nossas posições e sentimentos frente aos preconceitos e tabus, DSTs mais comuns, vulnerabilidades para contrair DST/HIV e as contradições das normas sociais e a pratica da vida.

6. Dinâmica: A festa

 Poderá também aplicar a dinâmica da festa para discutir sobre os riscos da exposição sexual ao HIV e as demais DSTs. Veja a descrição da atividade clicando no link abaixo: 
http://educacao.uol.com.br/planos-aula/gravidez-adolescencia.jhtm
Apostila de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)
Guia de formação de professores SPE

AVALIAÇÃO

             Será através da participação e envolvimento dos educandos nas oficinas e discussões propostas, bem como suas produções, ao longo do projeto.