Desde seu
surgimento, em 1973, o celular vem se aperfeiçoando e atraindo, cada vez mais,
a atenção das pessoas. Essa atração deve-se, principalmente, à mobilidade e às
diversas possibilidades que ele oferece tais como ouvir música, assistir TV,
tirar fotos, fazer filmes, gravar voz, jogar videogame, mandar e receber
e-mails ou arquivos, acessar a Internet etc.
Apesar de
todas essas facilidades e do apego que, principalmente, os jovens têm a ele,
muitas instituições escolares o proíbem em suas aulas pelos incômodos gerados
no ambiente escolar.
O telefone
celular está prestes a se transformar em um aliado no processo de aprendizagem,
segundo um estudo de um grupo de pesquisadores internacionais. Este estudo, que
identifica tecnologias que podem ter forte impacto na educação nos próximos
anos, menciona atividades que podem ser realizadas com o celular em sala de
aula. Dentre elas, citam-se:
- Usar calculadora;
- Utilizar a agenda para as tarefas;
- Gravar entrevista e depois transcrevê-la;
- Gravar trechos de explicações do professor;
- Realizar pesquisas, leitura e resumir textos;
- Tirar fotos, assistir ou gravar filmes e vídeos;
- Enviar mensagens de atividades para os colegas;
- Compartilhar com a turma, por meio de redes sociais e blogs, dados de saídas a campo.
Atentos a essas atividades cotidianas dos
alunos com o uso do celular, os docentes devem, ao invés de proibi-los,
enfrentar o desafio de ensinar com o aparelho proibido para atrair a atenção de
seus alunos e tornar o ensino mais lúdico, pois conforme Monteiro e Teixeira, o
que se pode dizer é que o celular vem dialogando com as culturas as quais possivelmente
já estão presentes nas salas de aula e/ou no espaço escolar com uma disposição
que pode possibilitar novas culturas e novas práticas pedagógicas. (MONTEIRO;
TEIXEIRA, 2007, p. 3)
Considerando essas possibilidades e a atração
que ele causa, o professor pode usá-lo como ferramenta pedagógica para atrair
os alunos na tarefa de aprender.
Porém, antes de sair por aí
reformulando todas as suas práticas e instituindo a obrigatoriedade do uso do
telefone celular na escola, tenha em mente que ainda temos muitos alunos que
não têm telefone celular ou que têm telefones celulares que não dispõem de
todos os recursos mencionados aqui. Além disso, em alguns estados e municípios
(e há uma lei tramitando com validade para o país todo) o celular é proibido na escola. Portanto, é
preciso sempre:
Propor atividades que envolvam o uso de celulares para grupos de alunos
em que pelo menos um aluno do grupo disponha do celular com o recurso que será
utilizado.
Estabelecer claramente as regras de uso dos celulares na escola de
maneira geral e, em particular, durante as aulas em que não estarão usando o
celular “como parte da aula”.
O celular é parte do cotidiano deles e ensiná-los a usá-lo com sabedoria
é também parte da nossa tarefa como educadores.
Referências Bibliográficas:
SAMPAIO, Carlos Magno. Celular na sala de aula: ferramenta pedagógica a serviço do professor.
NOTÍCIAS TERRA - Celular pode ser aliado em sala de aula, diz estudo.