A construção coletiva do Acordo de Convivência faz dele um
compromisso pelo qual todos se sentirão responsáveis.
Tendo em vista obter legitimidade e comprometimento de todos seria pertinente utilizar a metodologia da oficina do Futuro, que se constitui dos seguintes passos:
1º Passo: Árvore dos Sonhos - Nessa dinâmica, as pessoas são estimuladas a revelar os seus sonhos para futuro da escola, uma escola sustentável, podendo ser desejos de curto, médio e de longo prazo.
2º Passo: Caminho das Pedras - A partir desses sonhos, o coletivo identificaria os obstáculos e os desafios para sua concretização. Chegaríamos então ao quadro dos problemas que impedem a existência da escola dos sonhos, da escola sustentável.
3º Passo: O esforço coletivo desenvolveria proposta para resolução compartilhada dos problemas e estabeleceria um cronograma para realização das ações, identificaria o que é necessário para implementá-las.
Depois da revisita ao PPP da escola e da criação do Com - Vida, estaríamos mais seguros para participar, em conjunto com os demais integrantes do coletivo escolar, da criação do acordo de convivência da escola.
A construção coletiva do Acordo de Convivência faz dele um compromisso pelo qual todos se sentiriam responsáveis. A elaboração do documento depende, entretanto, de uma compreensão compartilhada a respeito de princípios tais como respeito mútuo, solidariedade, tolerância, transparência e reconhecimento do espaço do outro - conceitos fundamentais para a consolidação de uma cultura de paz. Por isso é importante que o processo de elaboração desse documento seja permeado por um debate a cerca desses temas, de forma a consolidar valores de convivialidade.
Modelo para aplicar a dinâmica
Tendo em vista obter legitimidade e comprometimento de todos seria pertinente utilizar a metodologia da oficina do Futuro, que se constitui dos seguintes passos:
1º Passo: Árvore dos Sonhos - Nessa dinâmica, as pessoas são estimuladas a revelar os seus sonhos para futuro da escola, uma escola sustentável, podendo ser desejos de curto, médio e de longo prazo.
2º Passo: Caminho das Pedras - A partir desses sonhos, o coletivo identificaria os obstáculos e os desafios para sua concretização. Chegaríamos então ao quadro dos problemas que impedem a existência da escola dos sonhos, da escola sustentável.
3º Passo: O esforço coletivo desenvolveria proposta para resolução compartilhada dos problemas e estabeleceria um cronograma para realização das ações, identificaria o que é necessário para implementá-las.
Depois da revisita ao PPP da escola e da criação do Com - Vida, estaríamos mais seguros para participar, em conjunto com os demais integrantes do coletivo escolar, da criação do acordo de convivência da escola.
A construção coletiva do Acordo de Convivência faz dele um compromisso pelo qual todos se sentiriam responsáveis. A elaboração do documento depende, entretanto, de uma compreensão compartilhada a respeito de princípios tais como respeito mútuo, solidariedade, tolerância, transparência e reconhecimento do espaço do outro - conceitos fundamentais para a consolidação de uma cultura de paz. Por isso é importante que o processo de elaboração desse documento seja permeado por um debate a cerca desses temas, de forma a consolidar valores de convivialidade.
Modelo para aplicar a dinâmica