4 de junho de 2023

Dia do Meio Ambiente 2023

O dia Mundial do Meio Ambiente é um momento para reavaliar os impactos ambientais gerados pelas ações humanas e implementar atividades inovadoras que promovam mudanças de postura em todos os ambientes e espaços que fazemos parte.

Em nosso cotidiano, muito materiais são usados e descartados, gerando imenso volume de lixo que se acumulam em aterros, lixões a céu aberto ou mesmo em rios e na rua. Os danos ambientais e da saúde, causados por esse descarte inadequado são inúmeros. Diante disso dar um novo uso a materiais que a princípio iriam para o lixo pode ser um caminho criativo para esse problema socioambiental.

Fonte do vídeo: YouTube

O vídeo mostra que a proposta dos 5R é fácil de ser adotada e disseminada. Cabe a nós, em nossa vida cotidiana, fazermos a análise do ciclo de vida dos produtos que compramos, aumentando a vida útil dos que já temos e reduzindo o impacto negativo de nosso consumo.

Após a exibição do vídeo abrir a discussão para refletir sobre os hábitos de consumo que afetam diretamente o meio ambiente e o que é possível fazer para diminuir os impactos nos ecossistemas.

Propostas de atividades

Realizar oficinas de reaproveitamento de materiais a serem descartados