19 de maio de 2023

Síndrome de Diógenes

A síndrome de Diógenes está relacionada a um conjunto de sinais especialmente ligados às alterações no comportamento. Entre as principais características, estão a negligência no autocuidado, a desorganização e desleixo com o ambiente doméstico e a tendência a colecionar objetos sem valor.

Do ponto de vista social, o indivíduo que apresenta esse transtorno costuma se afastar da família e dos amigos. Além disso, ele tem dificuldade de perceber a sua real condição e nega a necessidade de ajuda. Na maioria das vezes, quem está dominado por esse problema se torna apático, indiferente e agressivo.

Embora a síndrome de Diógenes costume acometer pessoas que moram sozinhas, indivíduos que vivem com familiares também podem começar a acumular objetos desnecessários em seu cômodo pessoal. Vale destacar, ainda, que o hábito de amontoar coisas inúteis é o principal sinal desse transtorno.

A síndrome da acumulação foi referida pela primeira vez em 1975 e, aos poucos, foi sendo reconhecida entre os profissionais de saúde mental. O nome “síndrome de Diógenes” foi inspirado no filósofo grego de mesmo nome. Entretanto, Diógenes não era um acumulador, mas apresentava maus hábitos de higiene, uma personalidade muito arrogante e não aceitava opiniões alheias.

A síndrome de Diógenes afeta indivíduos de diferentes gêneros, culturas e classes sociais. Mesmo que os sintomas possam variar, na maior parte dos casos, as causas são muito parecidas.

Além do fator idade e das comorbidades comuns ao envelhecimento, há evidências de que o transtorno tenha relação com traumas emocionais, perdas e com outras dificuldades de ordem psíquicas. Eventos ligados à aposentadoria, problemas financeiros ou conjugais podem influenciar o desenvolvimento desse distúrbio.

Embora a maioria dos pacientes tenha sido observada em lares com condições precárias, e muitos foram confrontados com a pobreza por um longo período de tempo, essas semelhanças não são consideradas uma causa definida para a síndrome, pois alguns dos acometidos com a condição, têm sólidos antecedentes familiares, bem como uma vida profissional bem sucedida.

Alguns pacientes são altamente inteligentes e os traços de personalidade que podem ser vistos com frequência envolvem agressividade, teimosia, suspeita de outros, humor imprevisível, instabilidade emocional e percepção deformada da realidade.

Do ponto de vista científico, ainda não há uma determinação exata para as causas que geram os comportamentos típicos da síndrome de Diógenes. Contudo, existem hipóteses que apontam falhas na conexão cerebral que coordena algumas funções importantes.

A maioria das pessoas com esse transtorno também apresenta outros problemas, que podem ser tanto de natureza física quanto psicológica.

Diante dessa situação, são necessárias que providências sejam tomadas, visando o bem-estar de quem apresenta o problema, portanto, a melhor opção é buscar ajuda profissional de especialistas que possam apresentar alternativas com relação ao assunto.

Desse modo, a orientação é identificar as causas que estão gerando esse comportamento e se há doenças físicas presentes, pois, a síndrome de Diógenes exige um tratamento multidisciplinar e centrado em abordagens integradas ao suporte social e familiar.

A hospitalização em casas de repouso é muitas vezes considerada o melhor tratamento nessas condições. Mas, os resultados após hospitalização tendem a ser ruins. Muitos pacientes recaem ou enfrentam a morte após longas internações. Alguns pacientes respondem melhor a psicoterapia, enquanto outros ao tratamento comportamental.

Vale ressaltar que a síndrome de Diógenes representa uma condição clínica bastante preocupante devido ao aumento da longevidade da população. Como esse problema está associado ao envelhecimento, do ponto de vista social e de saúde pública, suas consequências não podem ser ignoradas.

Fonte de pesquisa

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/09/17/sindrome-de-diogenes-negligencia-consigo-mesmo-e-sinal-de-problema-grave.htm

https://hospitalsantamonica.com.br/sindrome-de-diogenes-na-terceira-idade/

https://www.masternursing.com.br/sindrome-de-diogenes-na-terceira-idade/

https://www.abc.med.br/p/psicologia-e-psiquiatria/1398230/sindrome-de-diogenes.htm