26 de maio de 2013

Educação ambiental

            Educação ambiental tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar para preservação do meio ambiente e sua utilização sustentável.
            Sendo o dia 05 de junho data em que se comemora o dia do Meio Ambiente, será interessante promover um estudo sistematizado sobre o tema, para que se fortaleçam valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta Terra.
Considerando que a escola tem um papel fundamental de formar cidadãos, ela pode contribuir para que os educandos compreendam os fenômenos naturais, as ações humanas e suas consequências para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. E diante dessa compreensão desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.
Diante disso sugerimos algumas atividades para que os educandos possam conhecer através da pesquisa os conceitos fundamentais da educação ambiental, desenvolvam a capacidade de observação e proponham soluções para preservação do meio em que vive e o respeito aos recursos naturais.

PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O DIA DO MEIO AMBIENTE

1.      Mobilização da comunidade escolar para o desenvolvimento de atividades durante a Semana do Meio Ambiente, com finalidade de conscientizar a população sobre as questões ambientais (Exibição e comentário de filmes, vídeos ou documentários).
2.      Levantamento do perfil ambiental da cidade (se possui área verde, áreas poluídas, separação de lixo, tratamento de água e esgoto, etc.). 
3.      Pesquisa de campo em pontos estratégicos da cidade, conforme o perfil traçado pelos alunos. 
4.      Pesquisa no laboratório de informática: Temas propostos para trabalhar em aulas relacionadas ao meio ambiente (Educação ambiental, desenvolvimento sustentável, poluição urbana, reciclagem, efeito estufa, aquecimento global, desertificação, consumo racional da água, etc). 
5.      Oficinas: Preparação de materiais para apresentação em sala e para divulgação na comunidade (slides, vídeos, cartazes, panfletos, murais, produções teatrais e outros).


SUGESTÕES DE FILMES, VÍDEOS E DOCUMENTÁRIOS

Ilha das Flores; A Marcha dos Pinguins; Bee Movie - História das Coisas; Um dia depois de amanhã; Os sem florestas; Uma verdade inconveniente; Mãe Terra, o que deixaremos para seus filhos; O Veneno está na Mesa; Lixo Extraordinário; Amazônia em Chamas; As quatro ecologias; Água, vida e cidadania.


Dinâmicas de Identidade e Valores, preservação da biodiversidade
Dividir os participantes em seis subgrupos. Cada um ficará responsável por uma parte do boneco: cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés.
Cada grupo desenhará uma parte do corpo e terá duas perguntas para responder. As respostas devem ser registradas nos cartazes juntamente com o desenho. Para que os grupos tenham uma visão geral da dinâmica, é importante que se leiam todas as perguntas antes de iniciar o trabalho.
a) Cabeça: Qual a realidade ambiental que vemos? O que escutamos da sociedade sobre a preservação da biodiversidade?
b) Tronco: O que sentimos sobre a degradação ambiental? O que sentimos sobre o papel do estudante na preservação da biodiversidade?
c) Braços: Até onde podemos alcançar com nossa ação? Com quem (pessoas, entidades etc.) podemos andar de braços dados na preservação da biodiversidade?
d) Mãos: Quais os compromissos que podemos firmar enquanto grupo na preservação da biodiversidade? Quais as ferramentas que temos disponíveis na escola para divulgar nossas ideias?
e) Pernas: Que caminhos queremos tomar no desenvolvimento de ações de preservação da biodiversidade? Qual o suporte (pessoas, materiais, finanças etc.) que temos para desenvolver uma ação?
f) Pés: Que ações podemos realizar envolvendo nossa escola na preservação da biodiversidade? Que resultado desejamos com nossa ação?