AS HIPÓTESES DE
MENDEL
Dividir a turma em
grupos de 05 componentes. Entregar para cada grupo uma
situação para realização da atividade.
Quadro 1
MATERIAL:
sementes (feijão, milho, fava etc), cola quente, régua, cartolina etc.
ATIVIDADE: Imagine
que cada semente de feijão é um gene recessivo (f) e cada semente de milho, um
gene dominante (F). Baseado nas hipóteses de Mendel desenhe o quadro de Punnet
na cartolina, reproduza as duas situações e apresente os resultados.
Situação 1: Indivíduo masculino homozigoto dominante cruza
com indivíduo feminino homozigoto recessivo.
Situação 2: Indivíduo feminino heterozigoto cruza com
indivíduo masculino heterozigoto.
Quadro 2
MATERIAL: sementes (feijão, milho, fava etc), cola quente, régua,
cartolina etc.
ATIVIDADE: Imagine que cada semente de feijão é um gene
recessivo(f) e cada semente de milho, um gene dominante(F). Baseado nas
hipóteses de Mendel desenhe o quadro de Punnet na cartolina, reproduza as duas
situações e apresente os resultados.
Situação 1: Indivíduo masculino homozigoto recessivo cruza
com indivíduo feminino heterozigoto.
Situação 2: Indivíduo feminino heterozigoto cruza com
indivíduo masculino heterozigoto.
Quadro 3
MATERIAL: sementes (feijão, milho, fava etc), cola quente, régua,
cartolina etc.
ATIVIDADE: Imagine que cada semente de feijão é um gene
recessivo (f) e cada semente de milho, um gene dominante (F). Baseado nas
hipóteses de Mendel desenhe o quadro de Punnet na cartolina, reproduza as duas
situações e apresente os resultados.
Situação 1: Indivíduo feminino heterozigoto cruza com
indivíduo masculino homozigoto dominante.