2 de junho de 2014

Meio Ambiente

O dia 05 de junho é uma data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente e será importante promover um estudo sistematizado sobre o tema, para que se fortaleçam valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta Terra.

Para isso temos a Educação Ambiental que tem como objetivo disseminar conhecimentos sobre o ambiente e conscientizar para preservação do Meio Ambiente e sua utilização sustentável.

Levando em consideração que a escola tem um papel fundamental na formação dos cidadãos, ela pode contribuir para que os educandos compreendam os fenômenos naturais, as ações humanas e suas consequências para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. E diante dessa compreensão desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.

Diante disso, serão sugeridas algumas atividades para que os educandos possam conhecer através da pesquisa os conceitos fundamentais da Educação Ambiental e desenvolvam a capacidade de observação e proponham soluções para preservação do meio em que vive e o respeito aos recursos naturais.


Proposta de atividades para semana do Meio Ambiente
  1. Mobilização da comunidade escolar para o desenvolvimento das atividades na semana do Meio Ambiente, com a finalidade de conscientizar os educandos sobre as questões ambientais (Exibição e comentário de filmes, vídeos ou documentários).
  2. Levantamento do perfil ambiental da sua cidade (Se possui área verde, áreas poluídas, separação de lixo, tratamento de água e esgoto, etc.).
  3. Pesquisa de campo em pontos estratégicos da cidade, conforme o perfil traçado pelos alunos.
  4. Pesquisa no laboratório de informática: Temas propostos para trabalhar em aulas relacionadas ao meio ambiente (Educação ambiental, desenvolvimento sustentável, poluição urbana, reciclagem, efeito estufa, aquecimento global, desertificação, consumo racional de água, etc.).
  5. Oficinas: preparação de materiais para socialização nas turmas (Slides, vídeos, cartazes, panfletos, murais, produções teatrais e outros).

Sugestões de filmes, vídeos e documentários.

Ilha das flore; A marcha dos pinguins; Bee Movie-História das coisas; Um dia depois de amanhã; Os sem florestas; Uma verdade inconveniente; Mãe Terra, o que deixaremos para seus filhos; O veneno esta na mesa; Lixo extraordinário; Amazônia em Chamas; As quatro ecologias; Água, vida e cidadania.

Fonte da pesquisa: Internet

Como fazer um júri simulado

Júri simulado, como o nome diz, é a simulação de um tribunal judiciário, em que os participantes têm funções predeterminadas.

Formam-se três grupos: dois grupos de debatedores (com mesmo número de pessoas) e uma equipe responsável pelo veredicto (o júri popular - com um número menor de componentes, entre três e seis alunos, de uma sala com 30, por exemplo).

O papel do professor é o de coordenar a prática, delimitando o tempo para cada grupo defender sua tese e atacar a tese defendida pelo grupo oponente.

O processo inicia-se com o lançamento do tema proposto pelo professor.

Os alunos se preparam previamente para defender o tema com argumentos convincentes. Dar um tempo inicial para que os alunos socializem suas informações no grupo, antes do início do debate. A partir daí, cada grupo lança a sua tese inicial, defendendo seu ponto de vista na medida em que surjam réplicas e tréplicas.

O professor, como coordenador da atividade, também pode lançar perguntas que motivem o debate, evitando fornecer respostas ou apoiar alguma das posições.

Por fim, cada grupo tem um tempo para suas considerações finais.

O júri popular, então, reúne-se para socializar seus apontamentos, feitos ao longo da atividade, e decretar o veredicto.

Etapas do júri simulado
  • Socializar as ideias nos grupos - 10 min
  • Defesa da tese inicial - 10 min (5 min para cada grupo)
  • Debate entre grupos - 20 min
  • Considerações finais - 10 min (5 min para cada grupo)
  • Veredicto - 5 min

Objetivos
  • Estudar e debater sobre um tema, levando todos os participantes do grupo a se envolver e tomar uma posição.
  • Exercitar a expressão e o raciocínio.
  • Desenvolver o senso crítico.

Funções dos participantes

Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré.
Advogado de defesa: Defende o réu ou ré e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação.
Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu ou ré, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituída por número ímpar (3, 5 ou 7).
Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a preparar os argumentos para acusação ou defesa. Durante o júri, acompanham em silêncio.

Passos
  1. Coordenador apresenta o assunto e a questão a ser trabalhada.
  2. Orientação para os participantes.
  3. Preparação para o júri.
  4. Juiz abre a sessão.
  5. Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão em pauta).
  6. Advogado de defesa defende o réu ou a ré.
  7. Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
  8. Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
  9. Advogado de defesa retoma a defesa.
  10. Intervenção da testemunha de defesa.
  11. Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
  12. O público avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.
  13. Leitura e justificativa da sentença pelo juiz. 
Avaliação
  1. Que proveito tirou da dinâmica?
  2. O que mais agradou?
  3. Como se sentiu durante a atividade?
  4. O que pode ser melhorado?
Sugestão para semana do Meio Ambiente

Esta dinâmica poderá ser utilizada para trabalhar sobre o desmatamento ou outro tema que envolva o Meio Ambiente.

Fonte: Mundo Jovem