7 de março de 2013

Cursos de capacitação

Cursos de capacitação digital

Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC 2011
Publicado em 31 de março 2012

MÓDULO I

Atividade 1. 1 - Reflexões iniciais
Atualmente se vive numa sociedade em que a evolução tecnológica vem se destacando em todos os setores da sociedade. As suas aplicações têm possibilitado melhoras na qualidade de vida das pessoas tais como: uso doméstico, cura e recuperação de doenças fatais ou não, mais agilidade nos serviços prestados, implementação de cursos à distância, maior produção e conservação de alimentos, comunicação em tempo real, diminuição do nível de poluição, embora os interesses econômicos continuem a sobrepor aos interesses ecológicos, entre outros.
Como se vê a escola não é mais a única fonte onde os alunos podem buscar conhecimentos, muitos já levam para sala de aula novidades sobre o mundo digital e também outras informações adquiridas no dia-a-dia por intermédio da mídia. Daí a necessidade do professor se adequar ao mundo digital e centrar suas ações e práticas para estimular o trabalho intelectual e o acesso às fontes de informação.
Partindo do pressuposto de que o uso do computador como apoio à aprendizagem deve ser significativo para que se torne uma ferramenta cognitiva ou como afirma Jonassen (2007) que as aplicações pedagógicas da informática sejam feitas com exigência, para que os alunos pensem de forma significativa e utilizem tal recurso como representação de sua capacidade de produzir conhecimento e não apenas reproduzi-los.
Sabe-se que a democratização dos recursos tecnológicos é uma forma de combater a desigualdade de condições e acesso ao sistema de ensino. Mas só incorporá-los na prática pedagógica não é suficiente é preciso dar condições aos professores para prepararem suas aulas, bem como dispor de um laboratório de informática com pessoas habilitadas para que possam auxiliá-lo no momento da prática, pois as turmas são numerosas e com diversas dificuldades, precisando de um acompanhamento mais específico.
Só assim será possível formar cidadãos eficazes, autônomos e capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem (Pozo e Potigo, 2002).
Fontes
Guia do cursista
Atividade 1.2. Quem sou eu como professor aprendiz
Ser professora em uma sociedade marcada pela revolução tecnológica é um desafio, porque se torna necessário estar sempre inovando a prática pedagógica para dinamizar as aulas e propiciar ao aluno uma aprendizagem mais contextualizada.

Como aprendiz, sou persistente na busca de conhecimentos e uso as tecnologias como ferramenta de estudo.

Atividade 1.3. O futuro das tecnologias na educação
           O vídeo refere-se a uma entrevista concedida por Ladislau a Rede Vida sobre o futuro da educação no Brasil frente às novas tecnologias.
           Inicialmente ele aborda a densidade de informações simultaneamente em todas as áreas do conhecimento, exemplificando com a inserção das máquinas na agricultura e a consequente necessidade de saber implementá-las. Posteriormente comenta sobre as dificuldades dos professores terem acesso a esses novos conhecimentos para transmiti-los.
           Entre outros comentários fala das mudanças não apenas do currículo escolar, mas do sistema educacional, onde a escola possa proporcionar aos educandos novas formas de conceber e gerir os conhecimentos conforme as exigências atuais. Ou seja, preparar os educandos para o convívio social e profissional.

Atividade 1.4. Minha Escola – Slide


video

Atividade 1. 5 - Mapa conceitual


MÓDULO II

Atividade 2.1 - Avaliação da unidade I

            Devo iniciar ressaltando que o curso ensinando e aprendendo com as TIC irá contribuir muito para minha atividade profissional, pois o material é bem elaborado e nos leva a refletir sobre a reorientação da prática pedagógica para propiciar ao educando uma aprendizagem significativa. Outro ponto importante é a assistência dos orientadores e da tutora com quem interagimos nos momentos de dúvidas.
            Inicialmente tive dificuldades de familiarizar-me com o ambiente, de adequar o tempo de trabalho e curso e também de realizar algumas atividades. Mas posteriormente as dificuldades foram superadas e que tive um grande avanço na aprendizagem.
            Minha expectativa para segunda unidade é de aprender com mais facilidade.

Atividade 2.2 – Navegação em hipertexto

            Navegar pelo portal do professor foi ótimo, porque conheci a diversidade de trabalhos divulgados, com informações bem sistematizadas, em hipertextos e uso das mídias. Não tive dificuldades para navegar, mas fiquei com a impressão de que é necessário aprender muito sobre as tecnologias para produzir trabalhos com as técnicas do portal acessado.

Atividade 2.3 - Navegando em busca do conceito de hipertexto
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Forun
Olá pessoal! Passando por aqui para desejar um bom fim de semana e deixar o endereço do meu Blog.http://zezelima.blogspot.com/
Atividade 2. 4 - Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio

Endereço do meu blog - http://zezelima.blogspot.com/

Atividade 2. 5 - Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
1. Tema: Os vírus
2. Subtema:
Características gerais e estrutura dos vírus
Diversidade do ciclo reprodutivo e doenças virais

3. Público alvo: 2º ano do Ensino médio
4. Tempo previsto: 5 aulas

5. Objetivos:
  • Ler e interpretar as informações contidas no texto on-line
  • Identificar as características gerais dos vírus
  • Conhecer através de imagens a estrutura de um vírus
  • Entender como ocorre o ciclo de vida viral
  • Conhecer as diferentes formas de infecções e as possibilidades de contágio por vírus

6. Desenvolvimento
A atividade será realizada em grupo de quatro componentes e da seguinte forma:

6.1 Organização dos grupos e indicação de sites

6.2 Pesquisa nos sites indicados, seleção de partes relevantes do texto e produção de slides

6.3 Socialização e comentário das apresentações pelos grupos

6.4 Fechamento pelo professor - reforçando o conteúdo com base nos objetivos propostos.

7. Recursos
  • Computador / Internet
  • TV / DVD
  • Impressora
  • Textos impressos
8. Avaliação
Será através do desempenho de cada componente durante as aulas e da apresentação dos trabalhos,

Atividade 2. 6 - Navegando pela Wikipédia

Foi ótimo conhecer a Wikipédia e adentrar aos seus conteúdos, pois os mesmos são bastante diversificados e com informações referentes a todas as áreas do conhecimento. E o mais interessante dessa enciclopédia é ser editada de forma colaborativa.
Já que estou em um ambiente de pesquisa, aproveitei para rever virtualmente uma das maiores riquezas da natureza que é o mar com suas belíssimas praias da minha terra natal – João Pessoa PB.

Praia do Cabo Branco
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

           Branco é uma praia urbana de João Pessoa, de areia fina e batida, com coqueiros e falésias vivas, denominação dada pela ação dos fenômenos naturais que atuam nas falésias de até 40 metros.
           Na Avenida Cabo Branco nº 3336, à beira-mar, está situada a Fundação Casa de José Américo. A casa, transformada em museu, guarda todas as características de quando José Américo nela residia. A fundação é um centro de estudos, pesquisa e difusão científica.

Relato do planejamento e execução das atividades 3.2 e 3.3

            Atualmente temos presenciado o deslumbramento dos jovens pelo celular e a insistência de uso do mesmo em sala de aula. Diante disso, decidi fazer uso de músicas selecionadas por eles para incrementar uma atividade de Química sobre os elementos químicos e suas aplicações no cotidiano.
            No primeiro momento, utilizamos o celular para escolha e reprodução das músicas de cada grupo. Empolgados com a permissão de uso do mesmo, ficaram curiosos para desenvolver as outras etapas da atividade e saber como poderiam aprender o tema proposto com músicas.
            Nas aulas posteriores procurei inserir outros recursos como: computador com internet, TV, DVD e câmera digital para a execução e apresentação das atividades propostas, cujo roteiro já se encontra no blog. http://zezelima.blogspot.com/
            Do meu ponto de vista, os objetivos serão alcançados, porque os alunos ficaram motivados para participar das demais etapas que tratam da busca de informações sobre o tema proposto.

           Em todas as atividades realizadas no projeto, o diálogo sempre esteve presente, seja para ouvir sugestões, tirar dúvidas sobre o tema ou orientá-los no laboratório de informática.
No decorrer da pesquisa e produção das apresentações, alguns alunos tiveram dúvidas quanto a utilização dos recursos a serem usados, mas o trabalho prosseguiu sem maiores problemas porque na formação dos grupos foram incluídos alunos com habilidades de manuseio dos recursos tecnológicos, para que houvesse cooperação entre eles e auxiliassem ao professor já que o mesmo é sozinho para orientar a todos.
Ao finalizar o projeto, conclui que existem muitas formas dos alunos construírem os saberes e do professor alcançar os seus objetivos.

MÓDULO IV

 Atividade 4.1
O vídeo COIEDA nos mostra que através do computador é possível produzir um trabalho artístico bem interessante, fazendo a integração entre imagens, som e movimento.
Já o vídeo do professor Lucas Ciavatta nos mostra através de sua entrevista, uma realidade que se apresenta na maioria das escolas, que é a dificuldade de aprendizagem e a ausência de recursos para realizar um trabalho que motive os alunos para aprendizagem.
Assim como ele, muitas vezes temos que investir na criatividade e desenvolver métodos que os levem a vivenciar situações para que possam superar as dificuldades de aprendizagem e pessoais.
Com relação aos alunos, será possível realizar uma atividade colaborativa sim, um exemplo é o trabalho com projetos, que cada componente (aluno) se envolve em torno da coleta de dados, utilizando mídias diversas para produção de documentários ou outro tipo de apresentação. Então cada um se envolveu para produzir o todo.

Atividade 4.5 – Avaliação
            Participar do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC foi uma experiência enriquecedora para minha atuação pedagógica, pois tive a oportunidade de discutir e refletir sobre os temas propostos, interagir com os colegas do curso e por em prática os conhecimentos adquiridos.
Em outro momento, falei das dúvidas que surgiram na realização de algumas atividades, mas estas foram superadas no decorrer do curso pelas orientações recebidas da equipe de acompanhamento (tutora e orientadores).
Quanto à realização das atividades, não poderia deixar de mencionar entre outras, que gostei muito de aprender a elaborar mapa conceitual, a utilizar hipertexto nas publicações, de participar do fórum e navegar pelo portal do professor. E já que aprender é uma atividade necessária, continuarei explorando os conteúdos multimídia e suas especificidades em portais e sites propostos durante o curso, para aprender um pouco mais.
Portanto, ao finalizar o curso entendi com clareza a necessidade de mudança nas ações pedagógicas e a importância de um planejamento com estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos para criar situações que levem os educandos à construção de conhecimentos, a criatividade, ao trabalho colaborativo e ao desenvolvimento de habilidades.


Atividade do curso de formação continuada







Tabela produzida no curso de Educação digital


Carta escrita em 2070
Esse vídeo foi exibido em sala de aula para refletir
 sobre a poluição e desperdício de água.


Curso de Capacitação de Educação Digital
19 de junho de 2008



Dinâmica de apresentação
curso de Educação Digital



Proposta do Projeto

As atividades dessa proposta, foram realizadas no CEUR, no desenvolvimento do projeto "Cuidando dos Resíduos Sólidos"




Tecnologia

Esteja sempre atento, o conhecimento é um direito de todos, inclusive o digital.


Sala de Informática


Não fique parado porque o tempo não espera por você


O primeiro avião a voar


O brasileiro Santos Dumont e seu 14 Bis 23/10/1906