Cursos de capacitação digital
Curso
Ensinando e Aprendendo com as TIC 2011
Publicado
em 31 de março 2012
MÓDULO I
MÓDULO I
Atividade 1. 1 - Reflexões iniciais
Atualmente se vive numa
sociedade em que a evolução tecnológica vem se destacando em todos os setores da
sociedade. As suas aplicações têm possibilitado melhoras na qualidade de vida
das pessoas tais como: uso doméstico, cura e recuperação de doenças fatais ou
não, mais agilidade nos serviços prestados, implementação de cursos à distância,
maior produção e conservação de alimentos, comunicação em tempo real, diminuição
do nível de poluição, embora os interesses econômicos continuem a sobrepor aos
interesses ecológicos, entre outros.
Como
se vê a escola não é mais a única fonte onde os alunos podem buscar
conhecimentos, muitos já levam para sala de aula novidades sobre o mundo digital
e também outras informações adquiridas no dia-a-dia por intermédio da mídia. Daí
a necessidade do professor se adequar ao mundo digital e centrar suas ações e
práticas para estimular o trabalho intelectual e o acesso às fontes de
informação.
Partindo do pressuposto de
que o uso do computador como apoio à aprendizagem deve ser significativo para
que se torne uma ferramenta cognitiva ou como afirma Jonassen (2007) que as
aplicações pedagógicas da informática sejam feitas com exigência, para que os
alunos pensem de forma significativa e utilizem tal recurso como representação
de sua capacidade de produzir conhecimento e não apenas
reproduzi-los.
Sabe-se que a
democratização dos recursos tecnológicos é uma forma de combater a desigualdade
de condições e acesso ao sistema de ensino. Mas só incorporá-los na prática
pedagógica não é suficiente é preciso dar condições aos professores para
prepararem suas aulas, bem como dispor de um laboratório de informática com
pessoas habilitadas para que possam auxiliá-lo no momento da prática, pois as
turmas são numerosas e com diversas dificuldades, precisando de um
acompanhamento mais específico.
Só
assim será possível formar cidadãos eficazes, autônomos e capazes de enfrentar
novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem (Pozo e Potigo,
2002).
Fontes
Guia do
cursista
Atividade 1.2. Quem sou eu
como professor aprendiz
Ser professora em uma sociedade marcada pela revolução tecnológica é um
desafio, porque se torna necessário estar sempre inovando a prática pedagógica
para dinamizar as aulas e propiciar ao aluno uma aprendizagem mais
contextualizada.
Como
aprendiz, sou persistente na busca de conhecimentos e uso as tecnologias como
ferramenta de estudo.
Atividade 1.3.
O futuro das tecnologias na
educação
O vídeo refere-se a uma
entrevista concedida por Ladislau a Rede Vida sobre o futuro da educação no
Brasil frente às novas tecnologias.
Inicialmente ele aborda a
densidade de informações simultaneamente em todas as áreas do conhecimento,
exemplificando com a inserção das máquinas na agricultura e a consequente
necessidade de saber implementá-las. Posteriormente comenta sobre as
dificuldades dos professores terem acesso a esses novos conhecimentos para
transmiti-los.
Entre outros comentários
fala das mudanças não apenas do currículo escolar, mas do sistema educacional,
onde a escola possa proporcionar aos educandos novas formas de conceber e gerir
os conhecimentos conforme as exigências atuais. Ou seja, preparar os educandos
para o convívio social e profissional.
Atividade 1.4. Minha Escola – Slide
MÓDULO II
Atividade 2.1 - Avaliação
da unidade I
Devo iniciar
ressaltando que o curso ensinando e aprendendo com as TIC irá contribuir muito
para minha atividade profissional, pois o material é bem elaborado e nos leva a
refletir sobre a reorientação da prática pedagógica para propiciar ao educando
uma aprendizagem significativa. Outro ponto importante é a assistência dos
orientadores e da tutora com quem interagimos nos momentos de
dúvidas.
Inicialmente tive dificuldades de familiarizar-me com o ambiente, de adequar o tempo de trabalho e curso e também de realizar algumas atividades. Mas posteriormente as dificuldades foram superadas e que tive um grande avanço na aprendizagem.
Inicialmente tive dificuldades de familiarizar-me com o ambiente, de adequar o tempo de trabalho e curso e também de realizar algumas atividades. Mas posteriormente as dificuldades foram superadas e que tive um grande avanço na aprendizagem.
Minha
expectativa para segunda unidade é de aprender com mais
facilidade.
Atividade 2.2 – Navegação em hipertexto
Atividade 2.2 – Navegação em hipertexto
Navegar pelo
portal do professor foi ótimo, porque conheci a diversidade de trabalhos
divulgados, com informações bem sistematizadas, em hipertextos e uso das mídias.
Não tive dificuldades para navegar, mas fiquei com a impressão de que é
necessário aprender muito sobre as tecnologias para produzir trabalhos com as
técnicas do portal acessado.
Atividade 2.3 - Navegando em busca do conceito de hipertexto
Atividade 2.3 - Navegando em busca do conceito de hipertexto
Hipertexto
é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros
conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons,
cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Olá pessoal! Passando por
aqui para desejar um bom fim de semana e deixar o endereço do meu Blog.http://zezelima.blogspot.com/
Atividade 2. 4 - Criando um
portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio
1. Tema:
Os vírus
2.
Subtema:
Características gerais e
estrutura dos vírus
Diversidade do ciclo
reprodutivo e doenças virais
3. Público alvo: 2º ano do Ensino médio
3. Público alvo: 2º ano do Ensino médio
4. Tempo previsto: 5
aulas
5. Objetivos:
5. Objetivos:
- Ler e
interpretar as informações contidas no texto on-line
- Identificar as
características gerais dos vírus
- Conhecer através de imagens
a estrutura de um vírus
- Entender como ocorre o
ciclo de vida viral
- Conhecer as diferentes formas de infecções e as possibilidades de contágio por vírus
6. Desenvolvimento
A atividade será realizada
em grupo de quatro componentes e da seguinte forma:
6.1
Organização dos
grupos e indicação de sites
http://www.google.com.br/ imagens
6.2
Pesquisa nos sites
indicados, seleção de partes relevantes do texto e produção de
slides
6.3 Socialização e comentário das apresentações pelos grupos
6.4 Fechamento pelo professor - reforçando o conteúdo com base nos objetivos propostos.
7. Recursos
- Computador /
Internet
- TV /
DVD
- Impressora
- Textos impressos
8.
Avaliação
Atividade 2. 6 - Navegando
pela Wikipédia
Foi ótimo conhecer a Wikipédia e adentrar aos seus conteúdos, pois os mesmos são bastante diversificados e com informações referentes a todas as áreas do conhecimento. E o mais interessante dessa enciclopédia é ser editada de forma colaborativa.
Já que estou em um ambiente
de pesquisa, aproveitei para rever virtualmente uma das maiores riquezas da
natureza que é o mar com suas belíssimas praias da minha terra natal – João
Pessoa PB.
Branco é uma
praia urbana de João
Pessoa, de
areia fina e batida, com coqueiros e falésias vivas, denominação dada
pela ação dos fenômenos naturais que atuam nas falésias de até
40
metros .
Na Avenida Cabo Branco nº
3336, à beira-mar, está situada a Fundação Casa
de José Américo. A casa, transformada em
museu, guarda todas as
características de quando José
Américo
nela residia. A fundação é um centro de estudos, pesquisa e difusão
científica.
Relato do planejamento e execução das
atividades 3.2 e 3.3
Atualmente temos presenciado o deslumbramento dos
jovens pelo celular e a insistência de uso do mesmo em sala de aula. Diante
disso, decidi fazer uso de músicas selecionadas por eles para incrementar uma
atividade de Química sobre os elementos químicos e suas aplicações no
cotidiano.
No
primeiro momento, utilizamos o celular para escolha e reprodução das músicas de
cada grupo. Empolgados com a permissão de uso do mesmo, ficaram
curiosos para desenvolver as outras etapas da atividade e saber como
poderiam aprender o tema proposto com músicas.
Nas aulas posteriores procurei inserir outros
recursos como: computador com internet, TV, DVD e câmera digital para a execução
e apresentação das atividades propostas, cujo roteiro já se encontra no blog.
http://zezelima.blogspot.com/
Do
meu ponto de vista, os objetivos serão alcançados, porque os alunos ficaram
motivados para participar das demais etapas que tratam da busca de informações
sobre o tema proposto.
Em todas as atividades
realizadas no projeto, o diálogo sempre esteve presente, seja para ouvir sugestões, tirar
dúvidas sobre o tema ou orientá-los no laboratório de
informática.
No decorrer
da pesquisa e produção das apresentações, alguns alunos tiveram dúvidas quanto a
utilização dos recursos a serem usados, mas o trabalho prosseguiu sem maiores
problemas porque na formação dos grupos foram incluídos alunos com habilidades
de manuseio dos recursos tecnológicos, para que houvesse cooperação entre eles e
auxiliassem ao professor já que o mesmo é sozinho para orientar a
todos.
Ao finalizar o projeto,
conclui que existem muitas formas dos alunos construírem os saberes e do
professor alcançar os seus objetivos.
MÓDULO
IV
Atividade 4.1
O
vídeo COIEDA nos mostra que através do computador é possível produzir um
trabalho artístico bem interessante, fazendo a integração entre imagens, som e
movimento.
Já o
vídeo do professor Lucas Ciavatta nos mostra através de sua entrevista, uma
realidade que se apresenta na maioria das escolas, que é a dificuldade de
aprendizagem e a ausência de recursos para realizar um trabalho que motive os
alunos para aprendizagem.
Assim
como ele, muitas vezes temos que investir na criatividade e desenvolver métodos
que os levem a vivenciar situações para que possam superar as dificuldades de
aprendizagem e pessoais.
Com relação aos
alunos, será possível realizar uma atividade colaborativa sim, um exemplo é o
trabalho com projetos, que cada componente (aluno) se envolve em torno da coleta
de dados, utilizando mídias diversas para produção de documentários ou outro
tipo de apresentação. Então cada um se envolveu para produzir o
todo.
Atividade 4.5 – Avaliação
Participar do
curso Ensinando e Aprendendo com as TIC foi uma experiência enriquecedora para
minha atuação pedagógica, pois tive a oportunidade de discutir e refletir sobre
os temas propostos, interagir com os colegas do curso e por em prática os
conhecimentos adquiridos.
Em
outro momento, falei das dúvidas que surgiram na realização de algumas
atividades, mas estas foram superadas no decorrer do curso pelas orientações
recebidas da equipe de acompanhamento (tutora e orientadores).
Quanto à realização das
atividades, não poderia deixar de mencionar entre outras, que gostei muito de
aprender a elaborar mapa conceitual, a utilizar hipertexto nas publicações, de
participar do fórum e navegar pelo portal do professor. E já que aprender é uma
atividade necessária, continuarei explorando os conteúdos multimídia e suas
especificidades em portais e sites propostos durante o curso, para aprender um
pouco mais.
Portanto, ao finalizar o
curso entendi com clareza a necessidade de mudança nas ações pedagógicas e a
importância de um planejamento com estratégias de ensino e aprendizagem
integrando recursos tecnológicos para criar situações que levem os educandos à
construção de conhecimentos, a criatividade, ao trabalho colaborativo e ao
desenvolvimento de habilidades.
Atividade do curso de formação continuada
Tabela
produzida no curso de
Educação digital
Carta escrita em 2070
Esse
vídeo foi exibido em sala de aula para
refletir
sobre a poluição e desperdício de água.
Curso de Capacitação de Educação Digital
19 de junho de 2008
Dinâmica de apresentação
curso de Educação
Digital
Proposta do Projeto
As atividades dessa proposta, foram realizadas no CEUR, no desenvolvimento do projeto "Cuidando dos Resíduos Sólidos"
Tecnologia
Esteja sempre atento, o conhecimento é um direito de todos, inclusive o digital.
Sala de Informática
Não fique parado porque o tempo não espera por você
O primeiro avião a voar
O brasileiro Santos Dumont e seu 14 Bis 23/10/1906