10 de outubro de 2018
Dinâmicas para o dia do professor
Os links https://www.espacoeducar.net/2016/10/10-dinamicas-de-grupo-para-o-dia-do.html e https://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamica-para-dia-do-professor-15-de-outubro-maiores-historias.php apresentam
algumas sugestões de dinâmicas que poderão ser aplicadas nas atividades de comemoração
para o dia do professor.
As referidas dinâmicas têm como objetivos
estimular a motivação, integração e refletir sobre a valorização da profissão
docente.
Dinâmica:
Tempestade
Procedimento
Com as cadeiras colocadas em
círculo o facilitador solicita um voluntário, que deverá colocar sua cadeira no
centro do mesmo. Após a organização do circulo, o facilitador dará as
instruções para o início da brincadeira.
Vocês estão em pleno oceano,
dentro de um grande barco. Todos são passageiros ou tripulantes e a pessoa que
está no centro é o comandante do barco.
O comandante comenta que o mar
está tranquilo. Em total calmaria... Em dado momento, o comandante diz: Duas
ondas nos empurram para direita! Todos devem pular duas cadeiras para direita!
Se ele disser: uma onda nos
empurra para esquerda! Todos devem pular uma cadeira para a esquerda!
Se ele disser uma onda nos
empurra para frente! Todos devem levantar e sentar rapidamente como se faz na
ola, nos estádios.
Se ele gritar: Tempestade!
Todos correm e trocam de lugar, rapidamente, inclusive o comandante. Quem
sobrar será o novo comandante que continuará a brincadeira.
Dinâmica
– Integração musical
Colocar uma música e pedir que
os participantes caminhem pela sala individualmente, tentando entrar no ritmo
da música.
Mudar a música e pedir aos
participantes que formem duplas e dancem juntos no ritmo da música.
Trocar a música e ao comando do
facilitador os participantes devem formar grupo de três, dançando juntos no
ritmo da música.
Cada vez que a música for
trocada, formar grupo de quatro, oito, dez, até que todo grupo esteja dançando
junto.
Comentário
Cada um expressa o que achou da
dinâmica.
Dinâmica
para o Dia do Professor
Apresentar um painel com esta frase
escrita
“Qual
o professor ou professora mais marcante durante sua formação escolar e o porquê
desta escolha”.
Pedir para que cada professor
fale para o grupo quem foi o professor mais marcante em sua vida, quais os
motivos, como era ele, o que fazia de tão importante e quais os seus traços
mais característicos que influenciam em seu papel de educador ainda hoje?
Dinâmica:
As maiores histórias
O objetivo dessa dinâmica é
estimular a motivação através de histórias vivenciais em sala de aula além de
promover a autoconfiança e o relacionamento interpessoal entre os
participantes.
Material: Um certificado ou
prêmio divertido para cada professor.
Procedimento
Peça para os professores que
pensem em suas atividades em sala de aula até hoje. Pode ser sua maior
experiência como educador ou mesmo uma pequena vivência com alunos que tenha
sido especialmente desafiadora.
A seguir peça para que cada
participante conte ao grupo o que, especificamente, fez que tornou a sua maior
realização em sala de aula e qual o efeito que esses esforços tiveram sobre os
alunos.
Após a apresentação dê para cada professor um
prêmio em reconhecimento de sua realização.
Fonte: Esoterikha
Dinâmica:
Semeador de esperanças
Objetivo: Refletir sobre a
valorização da profissão docente nos dias atuais.
No refrão da música O que é, o que é? Gonzaguinha expressa
seu modo de ver a vida, com olhar de esperança e fé. Esse convite também é
feito aos professores, por mestres como Paulo Freire e Rubem Alves.
Procedimento
Distribuir a letra da música,
reproduzir o vídeo e depois pedir para que as pessoas do grupo relacionem esta
e outras mensagens ao trabalho do professor, de ser um semeador de desafios e
esperanças junto aos estudantes.
Conversar sobre o quanto isso
ainda faz sentido nos dias atuais; se ainda vale a pena insistir nessa ideia e
sobre a beleza da profissão de professor.
Música: O que é, o que é? – Gonzaguinha
(...)
Viver
É
não ter a vergonha de ser feliz
Cantar
A
beleza de ser um eterno aprendiz
Eu
sei
Que
a vida deveria ser bem melhor
E
será
Mais
isso não impede que eu repita
É
bonita, é bonita, é bonita...
Fonte: Esoterikha e Espaço
Educar
Dinâmica: Desafios da Educação
Dinâmica: Desafios da Educação
Objetivo: Refletir sobre a
valorização do professor
Procedimento
Ouvir e cantar a música Anjos
da Guarda (Leci Brandão) e selecionar com o grupo, cinco palavras ou expressões
que na música indicam desafios da educação e conversar sobre elas.
Vídeo:
Após os comentários entregar a
cada participante um cartão com a mensagem:
“O
professor é a chave de uma sociedade livre, democrática, politizada e autônoma.
Sem educação não se pode pretender ser povo de cabeça erguida, que analisa a
realidade, tira conclusões e toma decisões. Sem educação não se constrói uma nação”.
Maria
Clara Lucchetti Bingemer
Gesto simbólico – preparar uma
caixa com terra e entregar sementes aos professores, convidando-os a semeá-las,
enquanto lê-se a parábola do Semeador (Lc 8, 5-8).
Assinar:
Postagens (Atom)