5 de junho de 2022

Problemas ambientais urbanos

Os problemas ambientais urbanos são cada vez mais visíveis na paisagem das cidades, principalmente pelas constantes transformações que o homem faz na natureza, fazendo com que a capacidade de recuperação ambiental seja cada vez menor.

Dentre os muitos impactos ambientais nas áreas urbanas podemos destacar as enchentes, lixos, poluição do ar, poluição sonora e despejo de esgoto sanitário nos rios, problemas que afetam diretamente os recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas que residem nas cidades.

Para iniciar a aula partiremos de alguns questionamentos preliminares, sobre o que os alunos sabem sobre os problemas ambientais de sua cidade.

Após os alunos expressarem suas ideias sobre estas e outras questões que surgirem no momento, destacar o tema proposto para pesquisa.

Cada grupo será responsável para pesquisar um item selecionado no momento da conversa e fará uma breve apresentação na aula seguinte.

Dicas para elaboração e apresentação dos trabalhos

1.    Na pesquisa deverá constar o título, objetivos, desenvolvimento, proposta de uma ação concreta de acordo com seu tema e também as fontes da pesquisa.

2.    Como sugestão, cada grupo pode escolher uma forma de apresentar o trabalho (slides, vídeos, fotos, cartazes, etc.).

Reflita antes de destruir uma árvore

Fonte: YouTube

A árvore é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. Por isso devemos adotar atitudes que venham contribuir positivamente com o ambiente que vivemos.

Vamos rever alguns benefícios das árvores


Sugestões de atividades

  1. Adoção e apadrinhamento de árvores para arborização do bairro onde mora (doar as mudas e dar suporte até o plantio);
  2. Adotar uma praça para plantar flores e dar mais vida ao ambiente;
  3. Transformar espaços ociosos do bairro em praças para lazer;
  4. Observar as árvores de grande porte onde você mora e solicitar aos órgãos competentes a poda das mesmas para evitar que caiam e provoquem acidentes.


Desperdício de alimentos

Fonte: YouTube

Através deste documentário “Antes que vire Lixo”, a gente percebe que as empresas precisam melhorar a gestão dos seus produtos, assim como criar iniciativas que busquem dar um destino adequado para os alimentos excedentes não comercializados e ainda próprios para o consumo humano.

Sem dúvida, essas iniciativas de combate ao desperdício, trarão muitos benefícios ao meio ambiente e ainda ajudarão as instituições que cuidam das pessoas necessitadas.

Após assistir o documentário, promover um ciclo de debates apontando cenas que retratam o desperdício e a geração de lixo em locais de comercialização de frutas, verduras e legumes.

Distribuir panfletos com orientações de como reduzir o desperdício de alimentos usando a criatividade na cozinha ou fazendo compostagem;

Criar parceria em feiras livres para formação de sacolas com legumes, verduras e frutas que não serão comercializados, para distribuir com as pessoas que vivem em vulnerabilidade social;

Oficinas de reaproveitamento de alimentos – selecionar as receitas para preparação dos pratos;

Fontes: Atividades adaptadas a partir da exibição de vídeos do YouTube

Lixo Urbano

Fonte: YouTube

O vídeo fala sobre o lixo de um modo geral, mas vamos nos ater aos resíduos sólidos de nossa cidade e qual a nossa responsabilidade como membro dessa comunidade.

Atividades para envolver os alunos na semana do meio ambiente

Exibir imagens com trabalhos artesanais como forma de incentivar os alunos a reutilizarem materiais que deveriam ir para o lixo.





Levantamento do perfil ambiental de sua cidade sobre os resíduos sólidos.

Desenvolver uma campanha de conscientização junto à comunidade sobre a separação e descarte do lixo, bem como a adesão da política dos 4Rs (repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar) para minimizar os impactos ambientais.

Produzir objetos reutilizando materiais recicláveis (garrafa, vidros, caixas, etc.).

Fonte de pesquisa: Internet