8 de março de 2015

Trabalho Infantil

Para abordagem do tema, a cartilha pedagógica “Brincar, estudar, viver... Trabalhar só quando crescer” do MPT poderá ser o ponto de partida para várias ações em sala de aula, para a fixação dos direitos nela contidos, bem como dos prejuízos e consequências provenientes do trabalho infantil.
           
A abordagem do tema deve sugerir a elaboração de um produto de natureza literária, musical, teatral ou de artes visuais. Algumas atividades que os professores podem desenvolver devem estimular os debates sobre a temática “trabalho infantil” e levantar questões que levem seus alunos a refletir sobre a realidade que os cerca.

Árvore do Trabalho Infantil

Após a leitura da cartilha, o(a) professor(a) entregará aos alunos uma folha de papel Kraft ou cartolina para que eles desenhem uma árvore contendo:
Raiz: onde serão apontadas as causas do trabalho infantil;
Caule: onde serão apontadas as várias formas de trabalho infantil.
Folhas: onde serão colocada as consequências do trabalho infantil na vida das crianças;
Frutos: onde serão apontadas as possibilidades de solução do problema.

Ou entregar uma folha com a planta já desenhada para que a turma complete a atividade conforme orientação do professor.


Para esta atividade, a turma poderá ser dividida em grupos. Cada grupo discutirá o problema, conforme a temática da respectiva parte da árvore. Importante fazer uma reflexão com a turma após concluir a montagem da Árvore.

O tema poderá ser explorado através de outras atividades como: telefone sem fio, júri simulado, debate em grupo, entrevista, pesquisa de fotos e ilustrações, anuncio publicitário, esquete teatral, mapa do trabalho infantil.


Fonte: Cartilha do MPT