21 de outubro de 2013

Gastrectomia


É uma técnica cirúrgica em que é retirado parte do estômago (gastrectomia parcial) ou todo o estômago (gastrectomia total) e que pode ser realizada para tratamento de algumas doenças, desde o tratamento de obesidade, úlceras pépticas de estômago, tumores benignos e câncer de estômago.

Quando há a indicação médica de se remover parte ou todo o estômago é necessário cuidado nutricional especial para que o organismo se acostume com a nova condição e permita uma vida saudável, mesmo que com algumas mudanças.

Normalmente a quantidade de alimentos que se consegue ingerir de cada vez diminui e o controle de liberar lentamente os alimentos para o intestino também é alterado, podendo ocorrer à liberação mais rápida de alimentos mal digeridos para o intestino, causando muitas vezes o que se chama de síndrome de Dumping (despejo).

A síndrome de Dumping é caracterizada por dor abdominal, diarréia, taquicardia, hipoglicemia, mal estar e queda de pressão. Entretanto, apenas cerca de 30 a 50% dos pacientes apresentam esta sintomatologia ou mesmo algum sintoma. Vale ressaltar que a síndrome de Dumping pode ser evitada, com adequada orientação alimentar e nutricional. As demais fases da digestão continuam normais, o que inclui a ação da mastigação, enzimas digestivas da saliva, do intestino, do pâncreas, a bile, etc.

É possível ter uma vida praticamente normal sem ter estômago. Há a necessidade de suplementação de vitamina B12 aos indivíduos submetidos à gastrectomia total, uma vez que, não tendo estômago para produzir fator intrínseco, não se dá a absorção da vitamina B12 no intestino delgado. Sem isso, a absorção pelo sistema digestivo ficará prejudicada e sua deficiência pode causar um tipo específico de anemia. Já a necessidade de suplementação de ferro, cálcio e outras vitaminas dependem de cada caso.


Dicas para uma alimentação saudável após a gastrectomia

Como consequência da remoção de parte ou todo o estômago, quando se tem uma gastrectomia, pequenas porções de alimentos já são suficientes para se ter a sensação de saciedade.

Cada refeição deve ser rica em nutrientes, com alta taxa protéica e poucos açúcares. Deve-se ter cuidado com açucares, principalmente refinados, que podem desencadear a síndrome de Dumping.

Algumas pessoas notam melhor tolerância a algumas texturas e consistências de alimentos após a gastrectomia. Por exemplo, alimentos em temperatura ambiente são melhores tolerados que aqueles muito quentes ou gelados. Escolha alimentos com consistência mais mole, vegetais bem cozidos, carnes macias. Vegetais crus e fibrosos devem ser evitados. Deve-se deixar um intervalo de pelo menos 30 minutos entre a refeição e a ingestão de líquidos.

 Fonte de pesquisa

Nenhum comentário: