11 de janeiro de 2014

O fígado

            O fígado e a maior glândula do corpo humano e pode executar mais de 500 funções. Encontra-se na região abdominal, do lado direito, logo abaixo do diafragma. Pode pesar até 1,5 kg. É um órgão bastante vascularizado, recebendo cerca de 70% do seu sangue proveniente da veia porta e o restante pela artéria hepática. Os nutrientes absorvidos pelo intestino chegam ao fígado pela via linfática. No fígado são metabolizados e acumulados. As substâncias tóxicas absorvidas são neutralizadas e eliminadas através da bile. O fígado possui atividade endócrina e exócrina. As células hepáticas são chamadas de hepatócitos.


            Funções 

O fígado desempenha muitas funções importantes dentro de nosso organismo, como: armazenamento e liberação de glicose, metabolismo dos lipídeos, metabolismo das proteínas (conversão de amônia em ureia), síntese da maioria das proteínas do plasma, processamento de drogas e hormônios, destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias, emulsificação da gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile, etc.

Além de todas as funções já citadas no parágrafo anterior, o fígado age também no armazenamento de vitaminas e minerais. Ele armazena algumas vitaminas como: A, B12, D, E e K, além de minerais como o ferro e o cobre.

O fígado participa também da regulação do volume sanguíneo, possui importante ação antitóxica contra substâncias nocivas ao organismo como o álcool, a cafeína, gorduras, etc.

O fígado é extremamente importante para o organismo e lesões nele podem levar o indivíduo a morte.

Uma vez com falência em suas células, suas funções não são recuperadas. Porém um único pedaço transplantado pode salvar a vida de uma pessoa, pois o órgão tem a capacidade de regeneração.


Patologias

A maioria das afecções hepáticas é acompanhada por icterícia. Dentre outros sinais clínicos exibidos por esses pacientes estão: colúria (urina escura), hipo ou acolia fecal (fezes de coloração clara), prurido (coceira), ascite (barriga d'água), sangramentos, alterações na pele, cansaço, entre outros.

Dentre as principais doenças que acometem o fígado encontramos, em primeiro lugar, as hepatites virais.

Por conseguinte, encontram-se as doenças causadas pelo álcool, como cirrose, doenças hepáticas tóxicas, insuficiência hepática, fibrose entre outras.

Após os problemas relacionados ao álcool, encontramos as afecções hepáticas gordurosas, relacionadas à ingestão de alimentos em excesso.

Em quarto lugar de causas de doenças que acometem o fígado, encontramos as doenças hepáticas auto-imunes, como é o caso da hepatite auto-imune e das doenças genéticas que manifestam na idade adulta, levando à cirrose ou insuficiência aguda do órgão.

Subsequentemente encontram-se a hemocromatose, afecção genética resultante do acúmulo de ferro na corrente sanguínea, em consequência de problemas no processamento do mesmo proveniente da dieta. Esta doença leva a cirrose, resistência a insulina, bem como disfunção erétil. 

Sintomas
Dr. Arthur Frazão (Médico)
Os primeiros sinais e sintomas de problemas no fígado são a dos abdominal do lado direito s ou sem cor) e cor amarelada na pele e nos olhos, denominada cientificamente de icterícia.e a barriga inchada. Além desses pode ocorrer: cansaço, tontura, dor de cabeça, enjoo/vômito, falta de apetite, aumento de peso, coceira generalizada, gosto amargo na boca, urina amarela forte ou escura, fezes (amareladas, cinzentas, negra

Algumas possíveis causas de problemas no fígado são:

Hepatite, excesso de gordura no fígado, intoxicação hepática pelo excesso de bebidas alcoólicas, uso de medicamentos, cansaço do órgão após um dia de exageros alimentares.

Tratamento para problemas no fígado

O tratamento para os problemas de fígado menos graves, são as alterações na dieta. Já nas situações de maior gravidade, deve-se recorrer a medicamentos receitados pelo médico.

             Dieta para gordura no fígado

Tatiana Zanin (Nutricionista)
Seguir regularmente a dieta é uma das melhores e mais saudáveis formas de tratar e eliminar os sintomas de gordura no fígado.
·        Evitar ao máximo o consumo de alimentos ricos em gorduras, como pizzas, sanduíches, queijos amarelos e condimentos;
·        Eliminar o consumo qualquer bebida alcoólica;
·        Dar preferência ao consumo de alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras, carnes brancas grelhadas;
·        Adicionar somente 1 colher de café de azeite na salada, depois de pronta;
·        Beber bastante água entre as refeições;
·        Comer alimentos ricos em fibras diariamente;
·        Eliminar da alimentação: queijo amarelo, requeijão, chocolate, biscoito amanteigado, produtos de pastelaria em geral, enchidos e embutidos, como linguiça, salsicha, bacon e mortadela, maionese, manteiga e margarina.

Os melhores alimentos para o fígado são os legumes e frutas, leite desnatado, mel, arroz, macarrão, carnes magras, ovos, gelatina e queijo branco.
É importante comer a cada 3 horas, mesmo que não tenha fome. Não ter fome após 3 horas significa que comeu demais na refeição anterior, e isto também precisa de ajuste.

Links úteis – visite-os para melhores informações

http://www.infoescola.com/anatomia-humana/figado/
www.tuasaude.com › Dieta e Nutrição

htt://www.portalbrasil.net.medicina_esteatosehepatica.htm


Nenhum comentário: