28 de julho de 2014

Dinâmica Concordo ou discordo

Tema: Questões de gênero e sexualidade

Público alvo: Alunos do ensino médio

Material necessário: sala ampla suficiente para haja agrupamentos em torno dos cartazes; dois cartazes, um com a palavra “CONCORDO” e outro com a palavra “DISCORDO”; fita adesiva; lista de afirmações.

Pressupostos metodológicos:

Informar ao grupo que irá ler uma série de informações. Ao ouvirem cada informação, deverão dirigir-se a um dos cantos da sala cujo cartaz expresse a sua resposta ou atitude diante do que foi lido. As afirmações não serão discutidas nesse momento.
Cada participante deverá apenas posicionar-se e observar, o/a facilitador/a irá ler todos os enunciados da lista um a um. Abaixo temos alguns desses enunciados, no entanto, outros poderão ser trabalhados e produzidos a depender do tema trabalhado.

Depois de terminada a atividade, incentive o debate:
    1. Como se sentiram nesta atividade?
    2. Por que é estranho nos posicionarmos contra a maioria do grupo?
    3. Por que temos estas posições?
    4. Por que nem todas as pessoas pensam do mesmo jeito?
    5. De onde produzimos nossas convicções?
    6. Como os nossos posicionamentos trazem implícitos preconceitos?
          Lista de definições 
    1. Mulher é mais frágil do que o homem.
    2. Homem é mais corajoso do que a mulher.
    3. O desejo sexual do homem é igual ao da mulher.
    4. A masturbação é uma necessidade masculina.
    5. A mulher chora mais do que o homem.
    6. Homem que é homem gosta de futebol.
    7. Os homens tendem, mais do que as mulheres, a desfrutar do sexo sem amor.
    8. A virgindade feminina é um fator importante para o êxito do casamento.
    9. A virgindade masculina é um fator importante para o êxito do casamento.

Nenhum comentário: