10 de junho de 2016

Alimentação saudável

Introdução

O alimento e a água são essenciais para manutenção da vida. Sem alimento, em quantidade e qualidade adequadas, elevam-se os riscos do desenvolvimento de doenças em nosso organismo.
Fatores como preferências, hábitos familiares e culturais, custos e disponibilidade dos alimentos afetam o consumo alimentar de um individuo. Ter uma alimentação balanceada e equilibrada aliada a bons hábitos, como a prática regular de atividade física, contribui para a melhoria da saúde e da qualidade de vida em qualquer idade.
Sendo a escola um espaço fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entendemos que é importante a disseminação de informações corretas para que os erros cometidos no campo alimentar não sejam repetidos.
Nesse contexto se faz necessário que a comunidade escolar adquira informações gerais sobre digestão, absorção e metabolismo dos alimentos, assim como a fisiologia, patologia e terapêutica das vitaminas e minerais.

Objetivo geral

           Desenvolver um estudo no âmbito escolar sobre a prática da alimentação racional, oportunizando acesso aos alunos a informações sobre alimentação equilibrada e, sobretudo, levando conhecimentos sobre educação alimentar saudável, por meio de intervenções educativas e nutricionais.

Objetivos específicos
  • Fazer um estudo sobre a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos pelos alunos cotidianamente.
  • Estimular uma alimentação saudável nos alunos buscando a promoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis.
  • Implementar atividades em que o educando possa adquirir a consciência de como se alimentar de maneira adequada, econômica e saudável.
Metodologia 

Os conteúdos serão trabalhados através de questionamentos e explanações dialogadas, com auxilio de vídeo, slides, oficinas (produção textual, construção da pirâmide alimentar, confecção de painel, ) jogos, músicas ou paródias, textos informativos, gincana, aulas práticas,  etc.
As atividades elencadas abaixo devem ser realizadas de acordo com a disponibilidade de tempo, sendo possível a opção por uma ou outra atividade.

Desenvolvimento

Para introduzir o tema “Alimentação Saudável” converse com a turma sobre nutrição/nutricionista e a importância das principais refeições.

Sugestões de atividades

Atividade 1: Conhecendo a comida predileta dos alunos

 Para desenvolver esta atividade, orientar os alunos a criarem uma tabela de duas colunas e dez linhas. Em seguida anotarem em uma coluna os alimentos de sua preferência e na outra, os que não gostam. Exemplo abaixo:


                 
De posse dos dados coletados, faça um gráfico com a turma registrando os alimentos mais consumidos por eles. Veja um exemplo:



             Após este momento, converse com os alunos sobre a importância de terem uma alimentação saudável, comendo frutas, hortaliças, carne, leite, dentre outros alimentos e quais os benefícios que ela traz para saúde.
          Em seguida trabalhar a pirâmide dos alimentos para que os alunos entendam melhor a distribuição desses alimentos em grupos. 

Pirâmide Alimentar

            Utilizando o data show explique para os alunos que a Pirâmide Alimentar é um gráfico que mostra as quantidades e proporções que podem/devem ser ingeridas de cada alimento de forma balanceada, por isso é muito importante segui-la. Além de ilustrar os seus grupos de alimentos, a Pirâmide contém na sua essência os três princípios – variedade, moderação e equilíbrio.
         As recomendações de porções dependem da necessidade de energia, que varia conforme idade, sexo e atividade física. Além disso, essas recomendações são feitas para atender todos os indivíduos saudáveis, variando de grupos etários.


             Após o estudo da Pirâmide dos alimentos, poderá realizar uma ou mais atividades sugeridas abaixo:

Atividade 1: Gincana - Aprendendo sobre alimentação e saúde

Prova 1: Montagem da pirâmide
Fixa-se o desenho da pirâmide dos alimentos na parede e ao lado, dispõem-se os alimentos para colagem. Tempo – 2 minutos para montar. Esta atividade deverá ser feita após a explicação do professor sobre os princípios da pirâmide alimentar.

Prova 2: Experimentar textura e sabor dos alimentos.
A prova consiste em vendar os olhos do participante para que ele identifique a textura e o sabor dos alimentos. Exemplo de alimentos que podem ser utilizados na prova: banana, maçã, pão, alface, tomate, mamão, kiwi, cenoura, repolho, pepino, tangerina, arroz, farinha, açúcar e macarrão.

Prova 3: Montagem do prato:
Para realização dessa prova, cada grupo recebe um prato de papel e várias figuras dos grupos de alimentos da pirâmide. A seguir, pede-se que cada grupo monte no menor tempo possível o prato com alimentos saudáveis e balanceados segundo os princípios da pirâmide alimentar. Exemplo de alimentos que podem ser utilizados: arroz, feijão, ovo, batata frita, frango, cenoura, tomate, alface e etc.

Prova 4: Jogo da memória
O jogo da memória consiste em figuras de alimentos representantes de cada grupo da pirâmide alimentar e escolhe-se um representante de cada grupo para jogar.

Atividade 2: Jogo da pirâmide dos alimentos

Fazendo uso do celular preencher online uma pirâmide alimentar, respeitando a ordem dos alimentos. Clique no link para começar o jogo.

Atividade 3: Assistir o vídeo sobre a Pirâmide Alimentar
                                                                                                             
Atividade 4: Colocando a mão  na massa

Nesta aula os alunos irão fazer uso do celular para selecionar receitas. Em seguida orientá-los quanto aos cuidados de manter a higiene na manipulação e preparo dos alimentos.
A proposta é que eles trabalhem em dupla e os pratos sejam preparados de acordo com os grupos de alimentos da pirâmide.
Na socialização a dupla fará o comentário sobre os ingredientes usados na preparação do prato e a qual grupo pertencem.
                                                                
Trabalhando com rótulos

É pela rotulagem que as empresas produtoras de alimentos se comunicam com os consumidores. Elas colocam na embalagem do produto informações sobre o mesmo para que  os consumidores saibam o que estão comprando. Com os rótulos, é possível comparar os produtos na hora da compra, seja quanto à qualidade, preço, ingredientes etc.

Atividade proposta

Solicitar que os alunos tragam rótulos e embalagens de produtos alimentícios. Divididos em grupos, escolhem 5 alimentos diferentes para analisar as informações nutricionais. Após o levantamento das informações e comentário em classe, sortear os temas para cada grupo realizar uma pesquisa sobre os nutrientes.

Grupos / temas

Grupo 1 – proteínas
Grupo 2 – carboidratos
Grupo 3 – lipídios
Grupo 4 – vitaminas
Grupo 5 – minerais

Socialização

Comentário do trabalho por cada grupo e montagem de um painel com os cartazes contendo as informações coletadas sobre cada tema.
Conclusão do trabalho pelo professor.

10 dicas de alimentação e hábitos saudáveis

Consuma de 5 a 6 refeições por dia
reduzindo a quantidade de alimentos em cada uma delas
Aumente o consumo de fibras e alimentos integrais
Diminua o consumo de açúcar e doces
Use sal com moderação   

Evite frituras, alimentos embutidos e enlatados
Dê preferência aos alimentos assados, cozidos e grelhados
Aumente o consumo de peixes, por pelo menos 2 a 3 vezes por semana
Beba no minimo 2 litros de água por dia. 


Recursos
Letra de musica
Computadores / celular
Data show
Recorte de alimentos (colagem e montagem da pirâmide dos alimentos)
Revistas, cartolina, cola, livros didático e paradidático

Fonte de pesquisa


Tabelas informativas sobre os alimentos

Alimentos quanto a cor


Grupos de alimentos


Sugestão de alimentos para montar um cardápio semanal

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