15 de novembro de 2017

Déficit hormonal na melhor idade

    Ao envelhecer, o sistema endócrino sofre diversas alterações, que são normais nesta fase da vida. Torna-se comum o surgimento tanto de hiperfunções quanto de hipofunções e, são também, mais difíceis de serem diagnosticadas e tratadas.
Para nosso corpo funcionar plenamente, nossos hormônios, vitaminas, minerais e aminoácidos devem estar em equilíbrio. Se não houver equilíbrio nestes setores a saúde começa a se deteriorar.
É a partir dos 30 anos de idade, aproximadamente, que os hormônios começam a baixar seus níveis entrando em déficit funcional e metabólico. Mas isso pode ocorrer mais cedo devido a um stress grave ou cirurgia, ou pode ocorrer mais tarde porque o individuo cuida muito bem de sua saúde.

Não existe um sequencia cronológica absoluta para os hormônios falharem, mas geralmente começa com os hormônios produzidos na hipófise, como a pregnenolone e do HGH; em seguida vem o cortisol e o SDHEA, e depois vêm os hormônios sexuais. Os hormônios tireoidianos podem sofrer alterações em qualquer fase da vida.

Quando ocorre diminuição dos níveis de pregnenolone, o individuo começa a sentir uma perda de memória, da capacidade de concentração e do raciocínio. Sentimos que é necessário um maior esforço para aprender coisas que antes eram bem mais fáceis. Ler um livro começa a ficar difícil, gravar nomes e fisionomias, tomar decisões… Mas é claro que não é só a pregnenolone quem está envolvida nestes processos. Diversos outros hormônios também estão envolvidos, como a dopamina e neurotransmissores como a serotonina; mas todos eles dependem da produção ideal de pregnenolone.

Quando o HGH (ou hormônio do crescimento) sofre diminuição dos seus níveis ideais, nós começamos o longo processo de envelhecimento. Este é o hormônio responsável por toda regeneração do nosso corpo. Ele é produzido no cérebro e liberado durante aproximadamente 17 minutos do sono profundo e apenas quando estamos em jejum de pelo menos 3 horas é que somos capazes de absorvê-lo. Por isso é importante só dormir após 3hs depois do jantar, e fazer um jantar bem leve e pobre em carboidratos. Um corpo com baixos níveis de HG parece e sente-se bem mais velho do que na verdade é. São pessoas que se comportam como velhos, têm doenças próprias da terceira idade e um desânimo profundo. Ocorre também uma degeneração da musculatura e aumento da massa gorda.

Quando o cortisol está com níveis séricos muito baixos do ideal, isso mostra que o paciente esteve em situação de stress prolongado e que agora desenvolveu fadiga crônica. Alterações graves do nível de cortisol podem causar doenças inflamatórias crônicas, deficiência imunológica, dores crônicas pelo corpo e aumento do apetite.

Outro hormônio importante é o SDHEA (Dehydroepiandrosterona), pois ele é responsável pelo vigor físico e pela produção da testosterona na mulher. Quando seus níveis estão abaixo do normal ha um decréscimo na força física, no vigor, no tônus muscular, e tudo isso se reflete no bem estar geral do paciente, podendo mesmo simular um quadro depressivo.

Quando ocorre a diminuição dos hormônios sexuais, seja na mulher ou no homem, os sintomas são bem parecidos: ondas de calor intenso, grande variação do humor, depressão, irritação, aumento do peso e diminuição da libido. Tudo em consequência da menopausa (mulher) e da andropausa (homem).

Na tireoide, a produção de triiodotironina, T3, é diminuída devido à redução da liberação de TSH (hormônio estimulante da tireoide) pela hipófise. A tiroxina, T4, sofre menor influência da queda de TSH. A deficiência causa aumento no colesterol, sonolência, ganho de peso, diminuição de frequência cardíaca.
Para tratar estes desequilíbrios hormonais é muito importante procurar ajuda médica. É extremamente perigoso fazer reposição hormonal por conta própria. O médico vai dosar estes hormônios e avaliar o quadro metabólico do paciente fazendo uma reposição compatível com as necessidades pessoais de cada um.
Hoje em dia a forma mais segura de fazer isso é usando apenas hormônios bioidênticos. Estes hormônios são produzidos para serem absolutamente iguais aos dos seres humanos e por isso não causam efeitos colaterais nem reações adversas.

O tratamento de várias alterações hormonais é feito de forma progressiva e cuidadosa, e o médico sempre vai sugerir mudanças saudáveis de hábitos e acompanhamento rigoroso das dosagens hormonais através de exames laboratoriais.

Sites de pesquisa do texto