10 de outubro de 2018

Mensagem


Dinâmicas para o dia do professor


Os links https://www.espacoeducar.net/2016/10/10-dinamicas-de-grupo-para-o-dia-do.html e https://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamica-para-dia-do-professor-15-de-outubro-maiores-historias.php apresentam algumas sugestões de dinâmicas que poderão ser aplicadas nas atividades de comemoração para o dia do professor.

As referidas dinâmicas têm como objetivos estimular a motivação, integração e refletir sobre a valorização da profissão docente.


Dinâmica: Tempestade

Procedimento
Com as cadeiras colocadas em círculo o facilitador solicita um voluntário, que deverá colocar sua cadeira no centro do mesmo. Após a organização do circulo, o facilitador dará as instruções para o início da brincadeira.

Vocês estão em pleno oceano, dentro de um grande barco. Todos são passageiros ou tripulantes e a pessoa que está no centro é o comandante do barco.

O comandante comenta que o mar está tranquilo. Em total calmaria... Em dado momento, o comandante diz: Duas ondas nos empurram para direita! Todos devem pular duas cadeiras para direita!

Se ele disser: uma onda nos empurra para esquerda! Todos devem pular uma cadeira para a esquerda!

Se ele disser uma onda nos empurra para frente! Todos devem levantar e sentar rapidamente como se faz na ola, nos estádios.

Se ele gritar: Tempestade! Todos correm e trocam de lugar, rapidamente, inclusive o comandante. Quem sobrar será o novo comandante que continuará a brincadeira.


Dinâmica – Integração musical

Colocar uma música e pedir que os participantes caminhem pela sala individualmente, tentando entrar no ritmo da música.

Mudar a música e pedir aos participantes que formem duplas e dancem juntos no ritmo da música.

Trocar a música e ao comando do facilitador os participantes devem formar grupo de três, dançando juntos no ritmo da música.

Cada vez que a música for trocada, formar grupo de quatro, oito, dez, até que todo grupo esteja dançando junto.

Comentário
Cada um expressa o que achou da dinâmica.


Dinâmica para o Dia do Professor

Apresentar um painel com esta frase escrita

“Qual o professor ou professora mais marcante durante sua formação escolar e o porquê desta escolha”.

Pedir para que cada professor fale para o grupo quem foi o professor mais marcante em sua vida, quais os motivos, como era ele, o que fazia de tão importante e quais os seus traços mais característicos que influenciam em seu papel de educador ainda hoje?


Dinâmica: As maiores histórias

O objetivo dessa dinâmica é estimular a motivação através de histórias vivenciais em sala de aula além de promover a autoconfiança e o relacionamento interpessoal entre os participantes.

Material: Um certificado ou prêmio divertido para cada professor.

Procedimento
Peça para os professores que pensem em suas atividades em sala de aula até hoje. Pode ser sua maior experiência como educador ou mesmo uma pequena vivência com alunos que tenha sido especialmente desafiadora.

A seguir peça para que cada participante conte ao grupo o que, especificamente, fez que tornou a sua maior realização em sala de aula e qual o efeito que esses esforços tiveram sobre os alunos.

Após a apresentação dê para cada professor um prêmio em reconhecimento de sua realização.

Fonte: Esoterikha

Dinâmica: Semeador de esperanças

Objetivo: Refletir sobre a valorização da profissão docente nos dias atuais.

No refrão da música O que é, o que é? Gonzaguinha expressa seu modo de ver a vida, com olhar de esperança e fé. Esse convite também é feito aos professores, por mestres como Paulo Freire e Rubem Alves.

Procedimento

Distribuir a letra da música, reproduzir o vídeo e depois pedir para que as pessoas do grupo relacionem esta e outras mensagens ao trabalho do professor, de ser um semeador de desafios e esperanças junto aos estudantes.

Conversar sobre o quanto isso ainda faz sentido nos dias atuais; se ainda vale a pena insistir nessa ideia e sobre a beleza da profissão de professor.

Música: O que é, o que é? – Gonzaguinha

Refrão:

(...)
Viver
É não ter a vergonha de ser feliz
Cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Eu sei
Que a vida deveria ser bem melhor
E será
Mais isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita, é bonita...


Fonte: Esoterikha e Espaço Educar


Dinâmica: Desafios da Educação

Objetivo: Refletir sobre a valorização do professor

Procedimento

Ouvir e cantar a música Anjos da Guarda (Leci Brandão) e selecionar com o grupo, cinco palavras ou expressões que na música indicam desafios da educação e conversar sobre elas.

Vídeo: 



Após os comentários entregar a cada participante um cartão com a mensagem:

“O professor é a chave de uma sociedade livre, democrática, politizada e autônoma. Sem educação não se pode pretender ser povo de cabeça erguida, que analisa a realidade, tira conclusões e toma decisões. Sem educação não se constrói uma nação”.

Maria Clara Lucchetti Bingemer

Gesto simbólico – preparar uma caixa com terra e entregar sementes aos professores, convidando-os a semeá-las, enquanto lê-se a parábola do Semeador (Lc 8, 5-8).