11 de fevereiro de 2013

Resíduos sólidos

Pesquisa de campo
sobre resíduos sólidos urbanos
2010

















Projeto realizado no
Centro de Ensino Urbano Rocha - 2007


Atividade de campo

Atividade de campo
Projeto interdisciplinar
Cuidando dos Resíduos sólidos
Fotos das oficinas e exposição dos trabalhos
realizados pelos alunos e professores do
Centro de Ensino Urbano Rocha

Oficinas com garrafas pet


Reutilização de papel








3 de fevereiro de 2013

Sugestão de aula diagnóstica 2013

ESTADO DO MARANHÃO

GERÊNCIA DE ARTICULAÇÃO E DESENV. DA REGIÃO DO TOCANTINS
CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA
 
 
 Séries: 1ª, 2ª, 3ª         Turno: noturno
Professora: Maria José                                 
01 - Número de aulas previstas: 04
02 – Disciplina: Biologia
03 – Texto de apoio: Natureza
04 – Objetivos:
4.1 - Aluno
        ·      Conhecer os outros participantes do grupo.
        ·      Exercitar a expressão oral e o raciocínio.
        ·      Discutir a realidade com um olhar crítico
        ·      Refletir sobre o valor da vida
4.2 - Professor        
        ·      Tornar o estudo do tema mais dinâmico
        ·      Oportunizar a troca de idéias dentro do grupo.
        ·      Criar uma atmosfera informal e democrática durante o estudo e o debate.
        ·      Diagnosticar alguns aspectos a serem trabalhados durante o ano letivo.
05 - Métodos que vou utilizar
        ·      Dinâmica
        ·      Estudo em grupo
        ·      Debate
06 - Recursos que vou utilizar:
        ·      Textos e cartões
07 - Desenvolvimento
   Momento – em grupo
       ·    Integração: distribuir cartões coloridos para formação dos grupos
       ·    Leitura: entrega do texto “Natureza”
       ·    Discussão: conversa sobre o texto proposto
  Momento – grupão
       ·    Socialização: cada grupo expor sua opinião a cerca do tema explorado.
08 – Avaliação
       ·    Será feita pela participação dos componentes durante as atividades propostas
09 - Fonte do texto:
       ·      Internet

Dinâmica das cores
 
1.      Preparar cartões e distribuí-los aleatoriamente entre os alunos.
2.     Organizar grupos de acordo com as cores e discutir o tema proposto.





NATUREZA

          A natureza é o maior espetáculo da Terra. Tudo nela se encaixa com harmonia, com beleza e com sabedoria. Vocês que demonstram entender a natureza, busquem nos seus mínimos movimentos, algo que não esteja em conformidade com os desígnios de Deus...
          Ela nos fornece paz através das verdejantes matas, mata a nossa sede no nascedouro de suas águas, nos dá alegria e emoção através do colorido das suas flores, da plumagem dos pássaros e do arco-íris após uma chuva benfazeja.
          Saibamos valorizar todos os benefícios que a natureza nos traz, pois esta é a melhor maneira de encontrarmos o nosso próprio equilíbrio. Assim, vivenciaremos esta passagem aqui na Terra com alegria, ventura, com a certeza de que a vida pode se tornar mais bela, desde que saibamos apreciar os detalhes que nos tornam mais conscientes da grande criação do Pai.
          Natureza, mãe que a todos conforta e auxilia, embora poucos tenham a sensibilidade necessária para compreendê-la... Liguem-se a ela e, com certeza, despertar para o mundo será mais fácil, menos sofrido. Que Deus os abençoe.

2 de fevereiro de 2013

Bullying

             Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Segundo a especialista Cléo Fante, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
            Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
            O autor do bullying é uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir. Pelo contrário, sente-se satisfeito com a opressão do agredido, supondo ou antecipando quão dolorosa será aquela crueldade vivida pela vítima.
            Os que atuam como platéia ativa ou como torcida, reforçando a agressão, rindo ou dizendo palavras de incentivo também são considerados espectadores. Eles retransmitem imagens ou fofocas. Geralmente, estão acostumados com a prática, encarando-a como natural dentro do ambiente escolar. O espectador se fecha aos relacionamentos, se exclui porque ele acha que pode sofrer também no futuro.
            O alvo do bullyng costuma ser uma criança com baixa auto-estima e retraída tanto na escola quanto no lar. Além dos traços psicológicos, os alvos desse tipo de violência costumam apresentar particularidades físicas. As agressões podem ainda abordar aspectos culturais, étnicos e religiosos.
            O aluno que sofre bullying, principalmente quando não pede ajuda, enfrenta medo e vergonha de ir à escola. Pode querer abandonar os estudos, não se achar bom para integrar o grupo e apresentar baixo rendimento. Aqueles que conseguem reagir podem alternar momentos de ansiedade e agressividade. Para mostrar que não são covardes ou quando percebem que seus agressores ficaram impunes, os alvos podem escolher outras pessoas mais indefesas e passam a provocá-las, tornando-se alvo e agressor ao mesmo tempo
            Ao surgir uma situação em sala, a intervenção deve ser imediata. O professor pode identificar os atores do bullying: autores, espectadores e alvos. Claro que existem as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. Mas é necessário distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão.
            Para evitar o bullying, a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) sugere as seguintes atitudes para um ambiente saudável na escola:
  1. Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões;
  2. Estimular os estudantes a informar os casos;
  3. Reconhecer e valorizar as atitudes da garotada no combate ao problema;
  4. Criar com os estudantes regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar;
  5. Estimular lideranças positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos;
  6. Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinâmica do bullying.
            A escola não deve ser apenas um local de ensino formal, mas também de formação cidadã, de direitos e deveres, amizade, cooperação e solidariedade. Agir contra o bullying é uma forma barata e eficiente de diminuir a violência entre estudantes e na sociedade", afirma o pediatra Lauro Monteiro Filho.

Fonte: Nova Escola

30 de janeiro de 2013

Aula prática

Atividade realizada em classe
 
 
 



Bebida esfumaçante
11 de agosto de 2012


28 de janeiro de 2013

Introdução à Biologia


A biologia é o estudo da vida (do grego bios = vida e logos = estudo). Debruça-se sobre as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e indivíduos, e a forma como estes interagem uns com os outros e com o seu ambiente. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida às mais variadas escalas.

A vida é estudada à escala atômica e molecular pela biologia molecular, pela bioquímica e pela genética molecular, ao nível da célula pela biologia celular e à escala multicelular pela fisiologia, pela anatomia e pela histologia. A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 
Aprofunde seus conhecimentos clicando nas palavras destacadas para entrar no link.