25 de junho de 2014

Orientações metodológicas

          No processo ensino-aprendizagem, o professor precisa respeitar o conhecimento prévio e as fases do conhecimento cognitivo do aluno. A escola atua no sentido de estimular o pensamento do aluno, desenvolvendo uma postura reflexiva, crítica, questionadora e investigadora, oportunizando-lhe informações ao criar situações de aprendizagem.
     É preciso estimular, no educando, o interesse pela investigação que lhe permitirá reconstruir suas ideias e, assim, ampliar sua compreensão do mundo para além do saber cotidiano. 
         Para tanto, sugerem-se algumas estratégias que viabilizem um trabalho mais dinâmico e criativo em sala de aula, possibilitando ao aluno a observação, a realização de experimentos, a produção, a construção de instrumentos e a vivência de outras situações que conduzam a aprendizagem.

Fonte da pesquisa: Proposta curricular de Ciências Naturais


Paródia sobre os Vírus



          Após a exibição e o comentário da paródia sobre os vírus, podemos dividir a turma em grupos para que cada um pesquise uma virose.
Sugestões para socialização dos trabalhos na turma:
Reportagem
Dramatização
Mural ou cartazes
Apresentação de slides
Entrevista gravada em vídeo

23 de junho de 2014

As plantas


Com este mapa conceitual 
podemos dar inicio ao estudo das plantas. Clique sobre ele para aumentar.




Agora é hora de estudar a raiz

Mais uma parte da planta - Caule













Folha
Clique na imagem para aumentar



fotossíntese


Os frutos














16 de junho de 2014

Bingo das frutas


          Recortar separando de 4 em 4, no formato quadrado. A professora sorteia a ilustração da fruta e mostra para turma e cada um marca em sua cartela, classificando-as em fruto carnoso, fruto seco, fruto falso (pseudofruto) ou fruto sem sementes (partenocárpico). Quem completar primeiro sua cartela e com a classificação correta, ganhará o bingo e o prêmio será uma fruta.



10 de junho de 2014

Dinâmica da festa

Objetivo: Sensibilizar para o risco de exposição sexual ao HIV e às demais DST

Descrição da atividade:

       Entregar para cada um dos participantes uma folha em branco com apenas uma figura já desenhada pelo facilitador. Para cada grupo de 10 participantes, o facilitador deve desenhar a seguinte sequência:
    • Triângulo
    • Triângulo circulado
    • Estrela
    • Estrela circulada
    • Quadrado
    • Quadrado circulado
        Repeti-la conforme o número de participantes. O facilitador coloca uma música e os participantes devem andar ou dançar pela sala. Num determinado momento, o facilitador para a música e solicita aos participantes que parem e copiem o desenho e os nomes dos colegas  que estiverem mais próximos. Esse processo deverá ser repetido 2 ou 3 vezes.  
   
        Encerrada a atividade, o facilitador pergunta ao grupo qual o suposto significado das figuras, antes de revelá-los (estrela = pessoa sadia; quadrado = portador de DST; triângulo = portador de HIV figura circulada = uso de preservativo) facilita a discussão, estando atento aos seguintes pontos:
    • Avaliação do grau de risco a que se expuseram
    • É possível prever quem é ou quem não é portador de DST ou do HIV?
    • Quais fatores poderiam aumentar ou diminuir as vulnerabilidades dos contatos.
    • Sentimentos envolvidos após a revelação da exposição aos riscos. 

Material: aparelho de som, caneta ou lápis, “Cartão de contatos”.

Tempo: 30 minutos



Cada figura deve ser desenhada em uma folha


8 de junho de 2014

4 de junho de 2014

Ilha das Flores

O documentário Ilha das Flores é uma produção de Mônica Schmiedt, Giba Assis Brasil, Nôra Gulart, com roteiro de Jorge Furtado. Ilha das Flores é um local na cidade de Porto Alegre destinado ao depósito de lixo. O curta apresenta a trajetória de um tomate, desde a colheita ao descarte por uma dona de casa, até a chegada ao lixão da ilha, onde seres humanos disputam alimentos que sequer servia para os porcos.

Após a exibição do documentário promova um ciclo de debates, apontando cenas que retratam o consumismo, a geração de lixo e a exclusão social, e cite exemplos de locais que os alunos tenham conhecimento onde ocorrem situações semelhantes às apresentadas no documentário.

Fonte: YouTube

2 de junho de 2014

Meio Ambiente

O dia 05 de junho é uma data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente e será importante promover um estudo sistematizado sobre o tema, para que se fortaleçam valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta Terra.

Para isso temos a Educação Ambiental que tem como objetivo disseminar conhecimentos sobre o ambiente e conscientizar para preservação do Meio Ambiente e sua utilização sustentável.

Levando em consideração que a escola tem um papel fundamental na formação dos cidadãos, ela pode contribuir para que os educandos compreendam os fenômenos naturais, as ações humanas e suas consequências para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. E diante dessa compreensão desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.

Diante disso, serão sugeridas algumas atividades para que os educandos possam conhecer através da pesquisa os conceitos fundamentais da Educação Ambiental e desenvolvam a capacidade de observação e proponham soluções para preservação do meio em que vive e o respeito aos recursos naturais.


Proposta de atividades para semana do Meio Ambiente
  1. Mobilização da comunidade escolar para o desenvolvimento das atividades na semana do Meio Ambiente, com a finalidade de conscientizar os educandos sobre as questões ambientais (Exibição e comentário de filmes, vídeos ou documentários).
  2. Levantamento do perfil ambiental da sua cidade (Se possui área verde, áreas poluídas, separação de lixo, tratamento de água e esgoto, etc.).
  3. Pesquisa de campo em pontos estratégicos da cidade, conforme o perfil traçado pelos alunos.
  4. Pesquisa no laboratório de informática: Temas propostos para trabalhar em aulas relacionadas ao meio ambiente (Educação ambiental, desenvolvimento sustentável, poluição urbana, reciclagem, efeito estufa, aquecimento global, desertificação, consumo racional de água, etc.).
  5. Oficinas: preparação de materiais para socialização nas turmas (Slides, vídeos, cartazes, panfletos, murais, produções teatrais e outros).

Sugestões de filmes, vídeos e documentários.

Ilha das flore; A marcha dos pinguins; Bee Movie-História das coisas; Um dia depois de amanhã; Os sem florestas; Uma verdade inconveniente; Mãe Terra, o que deixaremos para seus filhos; O veneno esta na mesa; Lixo extraordinário; Amazônia em Chamas; As quatro ecologias; Água, vida e cidadania.

Fonte da pesquisa: Internet

Como fazer um júri simulado

Júri simulado, como o nome diz, é a simulação de um tribunal judiciário, em que os participantes têm funções predeterminadas.

Formam-se três grupos: dois grupos de debatedores (com mesmo número de pessoas) e uma equipe responsável pelo veredicto (o júri popular - com um número menor de componentes, entre três e seis alunos, de uma sala com 30, por exemplo).

O papel do professor é o de coordenar a prática, delimitando o tempo para cada grupo defender sua tese e atacar a tese defendida pelo grupo oponente.

O processo inicia-se com o lançamento do tema proposto pelo professor.

Os alunos se preparam previamente para defender o tema com argumentos convincentes. Dar um tempo inicial para que os alunos socializem suas informações no grupo, antes do início do debate. A partir daí, cada grupo lança a sua tese inicial, defendendo seu ponto de vista na medida em que surjam réplicas e tréplicas.

O professor, como coordenador da atividade, também pode lançar perguntas que motivem o debate, evitando fornecer respostas ou apoiar alguma das posições.

Por fim, cada grupo tem um tempo para suas considerações finais.

O júri popular, então, reúne-se para socializar seus apontamentos, feitos ao longo da atividade, e decretar o veredicto.

Etapas do júri simulado
  • Socializar as ideias nos grupos - 10 min
  • Defesa da tese inicial - 10 min (5 min para cada grupo)
  • Debate entre grupos - 20 min
  • Considerações finais - 10 min (5 min para cada grupo)
  • Veredicto - 5 min

Objetivos
  • Estudar e debater sobre um tema, levando todos os participantes do grupo a se envolver e tomar uma posição.
  • Exercitar a expressão e o raciocínio.
  • Desenvolver o senso crítico.

Funções dos participantes

Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré.
Advogado de defesa: Defende o réu ou ré e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação.
Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu ou ré, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituída por número ímpar (3, 5 ou 7).
Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a preparar os argumentos para acusação ou defesa. Durante o júri, acompanham em silêncio.

Passos
  1. Coordenador apresenta o assunto e a questão a ser trabalhada.
  2. Orientação para os participantes.
  3. Preparação para o júri.
  4. Juiz abre a sessão.
  5. Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão em pauta).
  6. Advogado de defesa defende o réu ou a ré.
  7. Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
  8. Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
  9. Advogado de defesa retoma a defesa.
  10. Intervenção da testemunha de defesa.
  11. Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
  12. O público avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.
  13. Leitura e justificativa da sentença pelo juiz. 
Avaliação
  1. Que proveito tirou da dinâmica?
  2. O que mais agradou?
  3. Como se sentiu durante a atividade?
  4. O que pode ser melhorado?
Sugestão para semana do Meio Ambiente

Esta dinâmica poderá ser utilizada para trabalhar sobre o desmatamento ou outro tema que envolva o Meio Ambiente.

Fonte: Mundo Jovem

30 de maio de 2014

Meio Ambiente e Criatividade

Objetivo: Despertar para ações de cuidado com o Meio Ambiente

Desenvolvimento

1.    Ouvir e cantar uma música sobre o meio ambiente (usar o celular para escolher a música com os alunos).
2.  Cada aluno destaca uma frase e a ilustra como imagina, fazendo um quadro.
3.  Cada um expõe sua ideia e sugere uma ação que pode contribuir para a preservação do meio ambiente.
4. Formar um painel com estes quadros e expô-lo para que todos conheçam as ações de preservação.
5.   Desafiar o grupo, convidando-o a uma ação concreta - dentre aquelas que eles mesmos sugeriram - ou outra, como por exemplo: criar um material com dicas para ser distribuído (marca-página, folder, panfletos...), recolher o lixo que fica exposto, recolher o material que é reciclável e repassá-lo para quem trabalha com estes materiais etc.

Consumo e desperdício

Tema: Meio Ambiente
Objetivo: Refletir sobre nossos hábitos diários de consumo e desperdício.
Problematização
Será baseada no estilo de vida que adotamos em casa, no trabalho, na recreação e nas compras conforme o texto abaixo.
A luta para preservar o meio ambiente começa dentro de casa, continua no trabalho, nos acompanha na recreação e nas compras. Grande parte das agressões à natureza e à nossa saúde tem sua raiz no estilo de vida que adotamos. Por isso, pequenas mudanças nos hábitos do dia-a-dia são tão importantes quanto combater aqueles que exploram o planeta de modo insustentável.

Atividade
Criar uma peça teatral, que espelhe os nossos hábitos diários de consumo e desperdício de produtos: água, luz, destino do lixo etc.

29 de maio de 2014

Gênero

           Cada sociedade atribui às pessoas funções e identidades diferentes, de cordo com o entendimento que tem do que é ser homem ou ser mulher. Assim, o termo gênero é usado para definir as atitudes e comportamentos que serão esperados de cada um dos sexos.
Durante muito tempo, o gênero feminino foi caracterizado como “sexo frágil“, sendo as mulheres encarregadas do cuidado com os (as) filhos (as), o marido, a família e a casa.
Ultimamente, graças às lutas das mulheres por igualdade, o entendimento do gênero feminino mudou, e elas passaram a ocupar funções antes tipicamente associadas ao gênero masculino, como trabalhar fora de casa ou assumir cargos políticos. Nesse sentido, dizer que não é permitido qualquer tipo de discriminação com base no gênero significa dizer que todas e todos merecem igual respeito da lei, dos governantes e das pessoas em geral, independentemente de seu sexo biológico, da identidade que assumam ou do papel social que exerçam.
Para se chegar a esse conceito, há todo um processo histórico como mostra os itens abaixo:
  • O conceito de gênero surgiu na década de 1970, na Europa e nos Estados Unidos, e ganhou força no Brasil, a partir dos anos 80.
  • Década de 70 - os estudos sobre a mulher no Brasil pretendiam preencher lacunas do conhecimento sobre a situação das mulheres nas diversas esferas da vida social e ressaltar a posição de exploração/subordinação/opressão a que estavam submetidas.
  • Década de 80 - o conceito ganha mais força ao enfatizar os aspectos relacionais e culturais da construção social do feminino e masculino. É a partir daí que os homens passaram a ser incluídos como sujeitos e, também, a serem considerados nos estudos.
  • Década de 90 – após a Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (Cairo, 94) aumenta o foco nos estudos e intervenções, por parte de organizações não governamentais e dos setores governamentais na formulação de políticas públicas.


O gênero nas relações sociais
Do ponto de vista feminino, na maioria das sociedades, é visível a desigualdade entre homens e mulheres, nos diferentes espaços sociais. Veja alguns exemplos:

Na família – Ainda hoje é comum definir o homem como o “chefe da família”, responsável pelo sustento do grupo familiar, e a mulher como a principal responsável pela educação das crianças, pelo cuidado da casa. As mulheres trabalham fora, em diferentes profissões, mas ainda é socialmente esperado que elas também administrem os afazeres domésticos e o cuidado com a família. Apesar de significativas mudanças culturais, a socialização de meninos e de meninas é marcada pela diferenciação, desde a escolha de brinquedos e brincadeiras até a cor da roupa. É raro, por exemplo, estimular os meninos a brincarem de casinha, com panelinhas e bonecas.
Isso é, a socialização de meninos e meninas tende a definir qual o comportamento esperado para eles na vida adulta.

No mercado de trabalho – Há algumas décadas, mulheres vêm atuando em profissões que antes eram exclusivamente exercidas pelos homens, tais como conduzir trens, trabalhar na construção civil, fazer cirurgias, seguir carreira militar etc. Mesmo assim, as mulheres ainda ganham salários menores em uma mesma profissão. Elas estão mais presentes em profissões que envolvem cuidado com o outro e em prestação de serviços. São maioria como professoras, enfermeiras, empregadas domésticas etc. Essas profissões são pouco valorizadas pela nossa sociedade.

Na política – Se compararmos ao número de homens, são poucas as mulheres prefeitas, governadoras, vereadoras, deputadas federais, estaduais ou senadoras. Na maioria dos casos, são os homens que elaboram as leis, definem os orçamentos públicos, programas e projetos que irão influenciar a vida de homens e de mulheres.

Do ponto de vista masculino muitas culturas (inclusive a nossa) promovem a ideia de que ser um “homem de verdade” significa ser provedor e protetor, os adolescentes e jovens são estimulados a serem agressivos, competitivos e a acreditar que as mulheres devem ser submissas ao poder deles e responsabilizadas pelo cuidado com a casa e pelos (as) filhos (as). Nesse processo de socialização dos homens, os meninos geralmente são criados para aderir a rígidos códigos de honra, que os obrigam a competir e a usar violência entre si para provarem que são “homens com H”. Meninos que mostram interesse em cuidar de crianças, que executam tarefas domésticas, que demonstram suas emoções e que ainda não tiveram relações sexuais são muitas vezes ridicularizados por suas famílias e colegas, são também associados a termos grosseiros etc. 

24 de maio de 2014

Datas comemorativas

Recebi e estou compartilhando estas ideias legais para trabalhar em Biologia e Artes nas datas comemorativas do mês de junho.


Reutilizando folhas 









Reutilizando tampinhas de garrafa pet




Festa Junina em clima de copa