30 de novembro de 2014

Ações Afimativas

Outro tema trabalhado 
durante a Semana da Consciência Negra







Cartazes e temas

Aqui temos cartazes representando 
alguns temas trabalhados na Semana da Consciência Negra

Preconceito e discriminação


Inclusão dos estudos de 
História e Cultura Afro-brasileira no ensino regular.


Racismo

Racismo

Estatuto da Igualdade Racial


Promoção da Igualdade Racial pelas empresas


História de lutas dos 
Afro-descendentes pelos seus direitos


Mensagem de reflexão


Personalidades Negras que contribuíram 
ou contribuem para história do Brasil ou do Mundo

23 de outubro de 2014

Experiência de Física

Outra experiência 
legal para fazer nas aulas de Física

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=kCHOe5cEaAw

DNA humano

Este vídeo mostra de forma bem simples 
como extrair o DNA. Experimente você também.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=vO50-ZRQtuY

25 de setembro de 2014

Colesterol

Excelente material 
para conhecer tudo sobre colesterol

Fonte: Consulta ao Doutor

23 de setembro de 2014

Geekie Games

Sobre a GEEKIE

Sabemos que cada pessoa aprende de um jeito diferente. Por isso, personalizamos o ensino por meio da tecnologia para dar a cada aluno as ferramentas necessárias para que ele desenvolva todo seu potencial.

Baseados no conceito de aprendizado adaptativo, usamos a tecnologia para personalizar o estudo de acordo com as características individuais de cada um.

Com base nessa tecnologia, oferecemos soluções integradas para escolas, levando em conta as diferentes necessidades dos gestores, professores e alunos.

Com isto, o aluno é continuamente desafiado e incentivado de acordo com suas habilidades atuais, de modo que sua evolução seja constante.

 

Propósito da Keekie

 

Melhorar o aprendizado, tornando-o mais rápido, mais eficiente e mais prazeroso, sempre respeitando a individualidade e a liberdade de cada um na sua melhor forma de aprender, inspirando assim cada indivíduo a realizar seu potencial e atingir seus sonhos e contribuindo para elevar o nível da educação no Brasil e no mundo.

Geekie lab

Geekie Lab é uma plataforma virtual capaz de entender o que cada usuário sabe e não sabe e, assim, sugerir estudos que o ajudem a preencher suas lacunas de conhecimento.

Após fazer as primeiras avaliações na plataforma, o sistema desenvolve, então, um diagnóstico e plano de estudos individual, que aponta exatamente os conteúdos em que o aluno mostrou deficiência de aprendizado. 

       Com base nesse plano de estudos, os usuários podem acessar, no ambiente virtual, as aulas e exercícios para aprender o determinado assunto.  

Cada passo que o estudante dá na plataforma é registrado e, na medida em que ele vai avançando em seu aprendizado, o plano de estudos vai se ajustando às suas novas necessidades e a forma como ele aprende melhor, como por exemplo, textos, exercícios ou vídeo aulas.

Permite que diretores e professores acompanhem o desempenho dos alunos individualmente e agrupados (sala, série ou classe).

Fonte

22 de setembro de 2014

Palestra Motivacional

Assista o vídeo e conheça as dicas 
para mudar os oito hábitos que tiram sua 
motivação pessoal e profissional.

16 de agosto de 2014

Exemplos de Biomas



Biomas Brasileiros


Você poderá realizar as seguintes sugestões didáticas:
  1. Imprimir, recortar e plastificar os cartões.
  2. Desenhar um mapa do Brasil para delimitar os Biomas.
  3. Localizar no mapa do Brasil as áreas correspondentes aos Biomas.
  4. Fazer a correspondência dos cartões de imagens com os cartões de textos sugeridos.



Fonte de pesquisa: Google imagem

15 de agosto de 2014

Biomas Brasileiros

Este vídeo é um excelente material 
para realizar um projeto sobre Meio Ambiente 
e de forma interdisciplinar 

28 de julho de 2014

Dinâmica Concordo ou discordo

Tema: Questões de gênero e sexualidade

Público alvo: Alunos do ensino médio

Material necessário: sala ampla suficiente para haja agrupamentos em torno dos cartazes; dois cartazes, um com a palavra “CONCORDO” e outro com a palavra “DISCORDO”; fita adesiva; lista de afirmações.

Pressupostos metodológicos:

Informar ao grupo que irá ler uma série de informações. Ao ouvirem cada informação, deverão dirigir-se a um dos cantos da sala cujo cartaz expresse a sua resposta ou atitude diante do que foi lido. As afirmações não serão discutidas nesse momento.
Cada participante deverá apenas posicionar-se e observar, o/a facilitador/a irá ler todos os enunciados da lista um a um. Abaixo temos alguns desses enunciados, no entanto, outros poderão ser trabalhados e produzidos a depender do tema trabalhado.

Depois de terminada a atividade, incentive o debate:
    1. Como se sentiram nesta atividade?
    2. Por que é estranho nos posicionarmos contra a maioria do grupo?
    3. Por que temos estas posições?
    4. Por que nem todas as pessoas pensam do mesmo jeito?
    5. De onde produzimos nossas convicções?
    6. Como os nossos posicionamentos trazem implícitos preconceitos?
          Lista de definições 
    1. Mulher é mais frágil do que o homem.
    2. Homem é mais corajoso do que a mulher.
    3. O desejo sexual do homem é igual ao da mulher.
    4. A masturbação é uma necessidade masculina.
    5. A mulher chora mais do que o homem.
    6. Homem que é homem gosta de futebol.
    7. Os homens tendem, mais do que as mulheres, a desfrutar do sexo sem amor.
    8. A virgindade feminina é um fator importante para o êxito do casamento.
    9. A virgindade masculina é um fator importante para o êxito do casamento.

Para quem você tira o chapeu

Objetivo: Estimular a autoestima

Materiais: Um chapéu e um espelho

O espelho deve está colado no fundo do chapéu

Procedimento: o animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante.

Esta dinâmica pode ser adaptada para trabalhar personagens importantes das diversas disciplinas, basta trocar o espelho por gravuras.


 Contribuição de Andressa Carneiro

26 de julho de 2014

Uso pedagógico do celular

Desde seu surgimento, em 1973, o celular vem se aperfeiçoando e atraindo, cada vez mais, a atenção das pessoas. Essa atração deve-se, principalmente, à mobilidade e às diversas possibilidades que ele oferece tais como ouvir música, assistir TV, tirar fotos, fazer filmes, gravar voz, jogar videogame, mandar e receber e-mails ou arquivos, acessar a Internet etc.
Apesar de todas essas facilidades e do apego que, principalmente, os jovens têm a ele, muitas instituições escolares o proíbem em suas aulas pelos incômodos gerados no ambiente escolar.
O telefone celular está prestes a se transformar em um aliado no processo de aprendizagem, segundo um estudo de um grupo de pesquisadores internacionais. Este estudo, que identifica tecnologias que podem ter forte impacto na educação nos próximos anos, menciona atividades que podem ser realizadas com o celular em sala de aula. Dentre elas, citam-se:
    • Usar calculadora;
    • Utilizar a agenda para as tarefas;
    • Gravar entrevista e depois transcrevê-la;
    • Gravar trechos de explicações do professor;
    • Realizar pesquisas, leitura e resumir textos;
    • Tirar fotos, assistir ou gravar filmes e vídeos;
    • Enviar mensagens de atividades para os colegas;
    • Compartilhar com a turma, por meio de redes sociais e blogs, dados de saídas a campo.
Atentos a essas atividades cotidianas dos alunos com o uso do celular, os docentes devem, ao invés de proibi-los, enfrentar o desafio de ensinar com o aparelho proibido para atrair a atenção de seus alunos e tornar o ensino mais lúdico, pois conforme Monteiro e Teixeira, o que se pode dizer é que o celular vem dialogando com as culturas as quais possivelmente já estão presentes nas salas de aula e/ou no espaço escolar com uma disposição que pode possibilitar novas culturas e novas práticas pedagógicas. (MONTEIRO; TEIXEIRA, 2007, p. 3)

Considerando essas possibilidades e a atração que ele causa, o professor pode usá-lo como ferramenta pedagógica para atrair os alunos na tarefa de aprender.

Porém, antes de sair por aí reformulando todas as suas práticas e instituindo a obrigatoriedade do uso do telefone celular na escola, tenha em mente que ainda temos muitos alunos que não têm telefone celular ou que têm telefones celulares que não dispõem de todos os recursos mencionados aqui. Além disso, em alguns estados e municípios (e há uma lei tramitando com validade para o país todo) o celular é proibido na escola. Portanto, é preciso sempre:
Propor atividades que envolvam o uso de celulares para grupos de alunos em que pelo menos um aluno do grupo disponha do celular com o recurso que será utilizado.
Estabelecer claramente as regras de uso dos celulares na escola de maneira geral e, em particular, durante as aulas em que não estarão usando o celular “como parte da aula”.
O celular é parte do cotidiano deles e ensiná-los a usá-lo com sabedoria é também parte da nossa tarefa como educadores. 

Referências Bibliográficas:

SAMPAIO, Carlos Magno. Celular na sala de aula: ferramenta pedagógica a serviço do professor.

NOTÍCIAS TERRA - Celular pode ser aliado em sala de aula, diz estudo.

28 de junho de 2014

Resíduos sólidos

Atividade realizada pela turma 
matutino em 2010 no desenvolvimento
do projeto resíduos sólidos