30 de novembro de 2014
Cartazes e temas
Aqui temos cartazes representando
alguns temas trabalhados na Semana da Consciência Negra
Preconceito e discriminação
Inclusão dos estudos de
História e Cultura Afro-brasileira no ensino regular.
Racismo
Racismo
Estatuto da Igualdade Racial
Promoção da Igualdade Racial pelas empresas
História de lutas dos
Afro-descendentes pelos seus direitos
Mensagem de reflexão
Personalidades Negras que contribuíram
ou contribuem para história do Brasil ou do Mundo
23 de outubro de 2014
Experiência de Física
Outra experiência
legal para fazer nas aulas de Física
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=kCHOe5cEaAw
legal para fazer nas aulas de Física
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=kCHOe5cEaAw
DNA humano
Este vídeo mostra de forma bem simples
como extrair o DNA. Experimente você também.
como extrair o DNA. Experimente você também.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=vO50-ZRQtuY
7 de outubro de 2014
28 de setembro de 2014
25 de setembro de 2014
23 de setembro de 2014
Geekie Games
Sobre a GEEKIE
Sabemos
que cada pessoa aprende de um jeito diferente. Por isso, personalizamos o ensino por meio da tecnologia para dar a cada
aluno as ferramentas necessárias para que ele desenvolva todo seu potencial.
Baseados
no conceito de aprendizado adaptativo, usamos a tecnologia para personalizar o
estudo de acordo com as características individuais de cada um.
Com base
nessa tecnologia, oferecemos soluções integradas para escolas, levando em
conta as diferentes necessidades dos gestores, professores e alunos.
Com isto, o
aluno é continuamente desafiado e incentivado de acordo com suas habilidades
atuais, de modo que sua evolução seja constante.
Propósito
da Keekie
Melhorar o aprendizado,
tornando-o mais rápido, mais eficiente e mais
prazeroso, sempre respeitando a individualidade e a liberdade
de cada um na sua melhor forma de aprender, inspirando assim cada indivíduo a realizar seu potencial e atingir seus sonhos e
contribuindo para elevar o nível da educação
no Brasil e no mundo.
Geekie lab
Geekie Lab é uma plataforma
virtual capaz de entender o que cada usuário sabe e não sabe e, assim, sugerir
estudos que o ajudem a preencher suas lacunas de conhecimento.
Após
fazer as primeiras avaliações na plataforma, o sistema desenvolve, então, um
diagnóstico e plano de estudos individual, que aponta exatamente os conteúdos
em que o aluno mostrou deficiência de aprendizado.
Com base nesse plano de estudos, os usuários podem acessar, no ambiente virtual, as aulas e exercícios para aprender o determinado assunto.
Com base nesse plano de estudos, os usuários podem acessar, no ambiente virtual, as aulas e exercícios para aprender o determinado assunto.
Cada passo que o estudante dá na plataforma é registrado e, na medida em que ele vai avançando em seu aprendizado, o plano de
estudos vai se ajustando às suas novas necessidades e a forma como ele aprende
melhor, como por exemplo, textos, exercícios ou
vídeo aulas.
Permite que diretores e professores acompanhem o desempenho dos alunos
individualmente e agrupados (sala, série ou classe).
Fonte
Fonte
22 de setembro de 2014
Palestra Motivacional
Assista o vídeo e conheça as dicas
para mudar os oito hábitos que tiram sua
motivação pessoal e profissional.
para mudar os oito hábitos que tiram sua
motivação pessoal e profissional.
14 de setembro de 2014
16 de agosto de 2014
Biomas Brasileiros
Você poderá realizar as seguintes sugestões didáticas:
- Imprimir, recortar e plastificar os cartões.
- Desenhar um mapa do Brasil para delimitar os Biomas.
- Localizar no mapa do Brasil as áreas correspondentes aos Biomas.
- Fazer a correspondência dos cartões de imagens com os cartões de textos sugeridos.
Fonte de pesquisa: Google imagem
15 de agosto de 2014
Biomas Brasileiros
Este vídeo é um excelente material
para realizar um projeto sobre Meio Ambiente
e de forma interdisciplinar
1 de agosto de 2014
28 de julho de 2014
Dinâmica Concordo ou discordo
Tema: Questões de gênero e sexualidade
Público alvo: Alunos do ensino médio
Material necessário: sala ampla suficiente
para haja agrupamentos em torno dos cartazes; dois cartazes, um com a palavra “CONCORDO”
e outro com a palavra “DISCORDO”; fita adesiva; lista de afirmações.
Pressupostos metodológicos:
Informar ao
grupo que irá ler uma série de informações. Ao ouvirem cada informação, deverão
dirigir-se a um dos cantos da sala cujo cartaz expresse a sua resposta ou atitude
diante do que foi lido. As afirmações não serão discutidas nesse momento.
Cada participante
deverá apenas posicionar-se e observar, o/a facilitador/a irá ler todos os
enunciados da lista um a um. Abaixo temos alguns desses enunciados, no entanto,
outros poderão ser trabalhados e produzidos a depender do tema trabalhado.
Depois de terminada a atividade,
incentive o debate:
- Como se sentiram nesta atividade?
- Por que é estranho nos posicionarmos contra a maioria do grupo?
- Por que temos estas posições?
- Por que nem todas as pessoas pensam do mesmo jeito?
- De onde produzimos nossas convicções?
- Como os nossos posicionamentos trazem implícitos preconceitos?
- Mulher é mais frágil do que o homem.
- Homem é mais corajoso do que a mulher.
- O desejo sexual do homem é igual ao da mulher.
- A masturbação é uma necessidade masculina.
- A mulher chora mais do que o homem.
- Homem que é homem gosta de futebol.
- Os homens tendem, mais do que as mulheres, a desfrutar do sexo sem amor.
- A virgindade feminina é um fator importante para o êxito do casamento.
- A virgindade masculina é um fator importante para o êxito do casamento.
Para quem você tira o chapeu
Objetivo: Estimular a
autoestima
Materiais: Um chapéu e
um espelho
O espelho deve está
colado no fundo do chapéu
Procedimento: o animador escolhe uma pessoa do grupo
e pergunta se ela tira o chapéu para pessoa que ver e o porquê, sem dizer o
nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir
que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante.
Esta dinâmica pode ser adaptada para trabalhar
personagens importantes das diversas disciplinas, basta trocar o espelho por
gravuras.
Contribuição de Andressa Carneiro
26 de julho de 2014
Uso pedagógico do celular
Desde seu
surgimento, em 1973, o celular vem se aperfeiçoando e atraindo, cada vez mais,
a atenção das pessoas. Essa atração deve-se, principalmente, à mobilidade e às
diversas possibilidades que ele oferece tais como ouvir música, assistir TV,
tirar fotos, fazer filmes, gravar voz, jogar videogame, mandar e receber
e-mails ou arquivos, acessar a Internet etc.
Apesar de
todas essas facilidades e do apego que, principalmente, os jovens têm a ele,
muitas instituições escolares o proíbem em suas aulas pelos incômodos gerados
no ambiente escolar.
O telefone
celular está prestes a se transformar em um aliado no processo de aprendizagem,
segundo um estudo de um grupo de pesquisadores internacionais. Este estudo, que
identifica tecnologias que podem ter forte impacto na educação nos próximos
anos, menciona atividades que podem ser realizadas com o celular em sala de
aula. Dentre elas, citam-se:
- Usar calculadora;
- Utilizar a agenda para as tarefas;
- Gravar entrevista e depois transcrevê-la;
- Gravar trechos de explicações do professor;
- Realizar pesquisas, leitura e resumir textos;
- Tirar fotos, assistir ou gravar filmes e vídeos;
- Enviar mensagens de atividades para os colegas;
- Compartilhar com a turma, por meio de redes sociais e blogs, dados de saídas a campo.
Atentos a essas atividades cotidianas dos
alunos com o uso do celular, os docentes devem, ao invés de proibi-los,
enfrentar o desafio de ensinar com o aparelho proibido para atrair a atenção de
seus alunos e tornar o ensino mais lúdico, pois conforme Monteiro e Teixeira, o
que se pode dizer é que o celular vem dialogando com as culturas as quais possivelmente
já estão presentes nas salas de aula e/ou no espaço escolar com uma disposição
que pode possibilitar novas culturas e novas práticas pedagógicas. (MONTEIRO;
TEIXEIRA, 2007, p. 3)
Considerando essas possibilidades e a atração
que ele causa, o professor pode usá-lo como ferramenta pedagógica para atrair
os alunos na tarefa de aprender.
Porém, antes de sair por aí
reformulando todas as suas práticas e instituindo a obrigatoriedade do uso do
telefone celular na escola, tenha em mente que ainda temos muitos alunos que
não têm telefone celular ou que têm telefones celulares que não dispõem de
todos os recursos mencionados aqui. Além disso, em alguns estados e municípios
(e há uma lei tramitando com validade para o país todo) o celular é proibido na escola. Portanto, é
preciso sempre:
Propor atividades que envolvam o uso de celulares para grupos de alunos
em que pelo menos um aluno do grupo disponha do celular com o recurso que será
utilizado.
Estabelecer claramente as regras de uso dos celulares na escola de
maneira geral e, em particular, durante as aulas em que não estarão usando o
celular “como parte da aula”.
O celular é parte do cotidiano deles e ensiná-los a usá-lo com sabedoria
é também parte da nossa tarefa como educadores.
Referências Bibliográficas:
SAMPAIO, Carlos Magno. Celular na sala de aula: ferramenta pedagógica a serviço do professor.
NOTÍCIAS TERRA - Celular pode ser aliado em sala de aula, diz estudo.
15 de julho de 2014
28 de junho de 2014
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