18 de agosto de 2015
17 de agosto de 2015
Elementos químicos e aplicações no cotidiano
Aula de conclusão do curso de formação continuada e publicada no Portal do Professor
Autor: MARIA JOSE DE LIMA NOGUEIRA
IMPERATRIZ –
MA CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA
Estrutura
Curricular
MODALIDADE
NÍVEL DE ENSINO
|
COMPONENTE CURRICULAR
|
TEMA
|
Nível médio
|
Biologia
|
Ecologia e Ciências ambientais
|
Fundamental final
|
Saúde
|
Nutrição
|
Ensino médio
|
Química
|
Relação da Química com as
Tecnologias, Sociedade e Meio Ambiente
|
Dados da
Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Identificar símbolos de elementos químicos em letras de musicas
- Escrever corretamente os símbolos dos elementos químicos
- Conhecer as aplicações dos elementos utilizados no cotidiano.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito e símbolos de elementos químicos
Estratégias
e recursos da aula
AULA 01:
- Reprodução da música selecionada previamente pelos alunos
- Organização dos grupos de trabalho com cinco componentes
- Distribuição da letra da música para cada grupo
- Com auxilio da tabela periódica, pesquisar sílabas que correspondam aos símbolos dos elementos químicos, existentes na letra da música.
AULA 02
No laboratório de informática
Utilizando a Internet, cada grupo formado por
cinco alunos, irá navegar livremente para acessar a tabela periódica e
localizar os elementos químicos a serem trabalhados. Após esse momento os
grupos serão orientados a iniciar a pesquisa sobre aplicações dos elementos
químicos no cotidiano.
Os elementos e sugestão de sites a serem trabalhados serão os seguintes:
Os elementos e sugestão de sites a serem trabalhados serão os seguintes:
- Grupo 01: sódio, oxigênio, hélio, cloro e prata.
- Grupo 02: potássio, cálcio, nitrogênio, cobre e ouro.
- Grupo 03: bário, flúor, iodo, alumínio e enxofre.
- Grupo 04: hidrogênio, ferro, fósforo e mercúrio.
- Grupo 05: magnésio, zinco, chumbo, tungstênio e neônio.
Sites indicados:
1. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
2. 1. Disponível em:
3. Acesse o link para encontrar mais informações:
AULA 03
Laboratório de informática
Com as informações da aula 02, cada grupo irá
utilizar o PowerPoint para a apresentação referente às aplicações dos elementos
químicos no cotidiano.
AULA 04
Socialização
Em sala de aula a turma será
organizada em círculo e mediada pelo professor, cada grupo apresentará o
registro de sua pesquisa através de slides. No decorrer das apresentações, os
grupos abrirão espaço para discussões com a turma. O fechamento do trabalho
será feito pelo professor que lançará questionamentos sobre o tema abordado com
o intuito de averiguar os conhecimentos adquiridos durante as atividades
realizadas em todas as etapas.
Recursos complementares
http://quiprocura.net/wordpress/portfolio-item/aplicacao-dos-elementos-quimicos/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/orientacoes.html
http://zezelima20.blogspot.com.br/
Peruzzo, Francisco Miragaia\ Canto, Eduardo
Leite
Química na abordagem do cotidiano – Volume 1
3ª Edição – Moderna 2003.
Avaliação
Os alunos serão avaliados em duas etapas discriminadas a seguir:
Na participação individual e coletiva no decorrer de todas as etapas de realização do trabalho.
Pela compreensão do assunto abordado durante a socialização, assim como a pertinência das respostas dadas durante a discussão dos grupos e pelas indagações do professor no fechamento do trabalho.
10 de julho de 2015
7 de junho de 2015
5 de junho de 2015
Os 5 R's
Após a exibição e comentário do vídeo "Ecologia ambiental" propõe-se as atividades discriminadas a seguir:
- Reflexão sobre a prática dos 5 Rs.
- Coleta, seleção, classificação e organização de materiais descartados.
- Realização de oficinas (Confecção de brinquedos, jogos, utensílios de cozinha, enfeites, etc).
- Visitar locais que reciclam plástico e papel para conhecer as etapas do processo de reciclagem.
Assim são resumidos os 5R's:
- Reduzir a geração de lixo.
- Repensar hábitos e atitudes de consumo.
- Reutilizar para aumentar a vida útil dos produtos.
- Reciclar (transformar materiais em matéria prima para novos produtos.
- Recusar produtos que geram impactos ambientais significativos que não sejam essenciais.
4 de junho de 2015
30 de maio de 2015
24 de maio de 2015
Iogurte
Faça dez potes de iogurte usando apenas um.
Fonte do vídeo: Site DAQUIDALI
Podemos começar o estudo destacando sua importância para nossa alimentação e saúde. Mas também é importante conhecermos o processo de obtenção, características geras, como é feita sua pasteurização, assim como o processo de fermentação na produção de seus derivados.
Já aprendeu tudo, vamos para uma aulinha prática preparar um iogurte conforme ensina o vídeo. Na próxima aula será nossa socialização com as devidas explicações.
O consumo de leite tem aumentado em
todo o mundo, principalmente na forma de produtos lácteos processados. Daí a
necessidade de fazermos um estudo mais aprofundado sobre este alimento e
conhecermos mais a história deste produto até chegar a nossa mesa.
Podemos começar o estudo destacando sua importância para nossa alimentação e saúde. Mas também é importante conhecermos o processo de obtenção, características geras, como é feita sua pasteurização, assim como o processo de fermentação na produção de seus derivados.
Já aprendeu tudo, vamos para uma aulinha prática preparar um iogurte conforme ensina o vídeo. Na próxima aula será nossa socialização com as devidas explicações.
4 de maio de 2015
Elementos químicos
Introdução a Química
Aula sobre substâncias e misturas
Aula do 1º Ano E
Atividade de grupo para fixação do conteúdo
Grupo 01
Aplicação de alguns
elementos químicos - turma 1º E
Atividade realizada em 2006
pelos alunos da 8ª série, (atual nono ano) do CEUR
1º Grupo
2º Grupo
3º Grupo
Nesta atividade os alunos pesquisaram
as aplicações dos elementos químicos no cotidiano.
Assinar:
Postagens (Atom)