17 de agosto de 2015

Elementos químicos e aplicações no cotidiano

Aula de conclusão do curso de formação continuada e publicada  no Portal do Professor

Autor: MARIA JOSE DE LIMA NOGUEIRA

IMPERATRIZ – MA  CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA

Estrutura Curricular

MODALIDADE
NÍVEL DE ENSINO
COMPONENTE CURRICULAR

TEMA
Nível médio
Biologia
Ecologia e Ciências ambientais
Fundamental final
Saúde
Nutrição

Ensino médio

Química
Relação da Química com as Tecnologias, Sociedade e Meio Ambiente

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:

  • Identificar símbolos de elementos químicos em letras de musicas
  • Escrever corretamente os símbolos dos elementos químicos
  • Conhecer as aplicações dos elementos utilizados no cotidiano.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito e símbolos de elementos químicos

Estratégias e recursos da aula

AULA 01:
  • Reprodução da música selecionada previamente pelos alunos
  • Organização dos grupos de trabalho com cinco componentes
  • Distribuição da letra da música para cada grupo
  • Com auxilio da tabela periódica, pesquisar sílabas que correspondam aos símbolos dos elementos químicos, existentes na letra da música.

AULA 02                                                                                              
No laboratório de informática

      Utilizando a Internet, cada grupo formado por cinco alunos, irá navegar livremente para acessar a tabela periódica e localizar os elementos químicos a serem trabalhados. Após esse momento os grupos serão orientados a iniciar a pesquisa sobre aplicações dos elementos químicos no cotidiano. 
Os elementos e sugestão de sites a serem trabalhados serão os seguintes:
  • Grupo 01: sódio, oxigênio, hélio, cloro e prata.
  • Grupo 02: potássio, cálcio, nitrogênio, cobre e ouro.
  • Grupo 03: bário, flúor, iodo, alumínio e enxofre.
  • Grupo 04: hidrogênio, ferro, fósforo e mercúrio.
  • Grupo 05: magnésio, zinco, chumbo, tungstênio e neônio.

Sites indicados:
1. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


2.     1.    Disponível em:



3.   Acesse o link para encontrar mais informações:


 AULA 03
Laboratório de informática

Com as informações da aula 02, cada grupo irá utilizar o PowerPoint para a apresentação referente às aplicações dos elementos químicos no cotidiano.

AULA 04
Socialização

            Em sala de aula a turma será organizada em círculo e mediada pelo professor, cada grupo apresentará o registro de sua pesquisa através de slides. No decorrer das apresentações, os grupos abrirão espaço para discussões com a turma. O fechamento do trabalho será feito pelo professor que lançará questionamentos sobre o tema abordado com o intuito de averiguar os conhecimentos adquiridos durante as atividades realizadas em todas as etapas.

Recursos complementares

http://quiprocura.net/wordpress/portfolio-item/aplicacao-dos-elementos-quimicos/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/orientacoes.html
http://zezelima20.blogspot.com.br/
Peruzzo, Francisco Miragaia\ Canto, Eduardo Leite
Química na abordagem do cotidiano – Volume 1
3ª Edição – Moderna 2003.

Avaliação
Os alunos serão avaliados em  duas etapas discriminadas a seguir:

Na participação individual e coletiva no decorrer de todas as etapas de realização do trabalho.
Pela compreensão do assunto abordado durante a socialização, assim como a pertinência das respostas dadas durante a discussão dos grupos e pelas indagações do professor no fechamento do trabalho. 

10 de julho de 2015

7 de junho de 2015

Artesanato

Aqui estão algumas 
sugestões para reaproveitamento 
de materiais


























Fonte das imagens: Google

5 de junho de 2015

Os 5 R's

Após a exibição e comentário do vídeo "Ecologia ambiental" propõe-se as atividades discriminadas a seguir:
  1. Reflexão sobre a prática dos 5 Rs. 
  2. Coleta, seleção, classificação e organização de materiais descartados.
  3. Realização de oficinas (Confecção de brinquedos, jogos, utensílios de cozinha, enfeites, etc).
  4. Visitar locais que reciclam plástico e papel para conhecer as etapas do processo de reciclagem.
Assim são resumidos os 5R's:

  • Reduzir a geração de lixo.
  • Repensar hábitos e atitudes de consumo.
  • Reutilizar para aumentar a vida útil dos produtos.
  • Reciclar (transformar materiais em matéria prima para novos produtos.
  • Recusar produtos que geram impactos ambientais significativos que não sejam essenciais.

4 de junho de 2015

Ecologia





Após a exibição do vídeo
formar grupos para discutir sobre os problemas 
ambientais apresentados no mesmo

30 de maio de 2015

Viroses

Assista o vídeo e tire suas dúvidas 
sobre as viroses com o Médico Kennedy Xavier 

24 de maio de 2015

Iogurte

Faça dez potes de iogurte usando apenas um.

Fonte do vídeo: Site DAQUIDALI

  O consumo de leite tem aumentado em todo o mundo, principalmente na forma de produtos lácteos processados. Daí a necessidade de fazermos um estudo mais aprofundado sobre este alimento e conhecermos mais a história deste produto até chegar a nossa mesa.

         Podemos começar o estudo destacando sua importância para nossa alimentação e saúde. Mas também é importante conhecermos o processo de obtenção, características geras, como é feita sua pasteurização, assim como o processo de fermentação na produção de seus derivados.


         Já aprendeu tudo, vamos para uma aulinha prática preparar um iogurte conforme ensina o vídeo. Na próxima aula será nossa socialização com as devidas explicações.

4 de maio de 2015

Tabela periódica

Atividade aplicada em classe 
na conclusão do curso de formação continuada


Respeito

Esta foi uma atividade realizada 
pelos alunos do CEUR em 2000 sobre o valor
"Respeito"

Elementos químicos


Introdução a Química 


Aula sobre substâncias e misturas 




















Aula do 1º Ano E























Atividade de grupo para fixação do conteúdo
Grupo 01 

















Aplicação de alguns 
elementos químicos - turma 1º E




Atividade realizada em 2006 
pelos alunos da 8ª série, (atual nono ano) do CEUR 

1º Grupo









2º Grupo













3º Grupo















Nesta atividade os alunos pesquisaram 
as aplicações dos elementos químicos no cotidiano.