26 de setembro de 2016

Extração de DNA

Achei muito interessante esta sugestão de aula
prática,  por isso estou compartilhando. A fonte da mesma
encontra-se no próprio roteiro da prática.




25 de setembro de 2016

Atividade

AS HIPÓTESES DE MENDEL

Dividir a turma em grupos de 05 componentes. Entregar para cada grupo uma situação para realização da atividade.

Quadro 1    
           
MATERIAL: sementes (feijão, milho, fava etc), cola quente, régua, cartolina etc.

ATIVIDADE: Imagine que cada semente de feijão é um gene recessivo (f) e cada semente de milho, um gene dominante (F). Baseado nas hipóteses de Mendel desenhe o quadro de Punnet na cartolina, reproduza as duas situações e apresente os resultados.

Situação 1: Indivíduo masculino homozigoto dominante cruza com indivíduo feminino homozigoto recessivo.

Situação 2: Indivíduo feminino heterozigoto cruza com indivíduo masculino heterozigoto.
  
Quadro 2

MATERIAL: sementes (feijão, milho, fava etc), cola quente, régua, cartolina etc.

ATIVIDADE: Imagine que cada semente de feijão é um gene recessivo(f) e cada semente de milho, um gene dominante(F). Baseado nas hipóteses de Mendel desenhe o quadro de Punnet na cartolina, reproduza as duas situações e apresente os resultados.

Situação 1: Indivíduo masculino homozigoto recessivo cruza com indivíduo feminino heterozigoto.

Situação 2: Indivíduo feminino heterozigoto cruza com indivíduo masculino heterozigoto.

Quadro 3

MATERIAL: sementes (feijão, milho, fava etc), cola quente, régua, cartolina etc.

ATIVIDADE: Imagine que cada semente de feijão é um gene recessivo (f) e cada semente de milho, um gene dominante (F). Baseado nas hipóteses de Mendel desenhe o quadro de Punnet na cartolina, reproduza as duas situações e apresente os resultados.

Situação 1: Indivíduo feminino heterozigoto cruza com indivíduo masculino homozigoto dominante.

Situação 2: Indivíduo feminino heterozigoto cruza com indivíduo masculino heterozigoto.

Atividade

Fazer comentário sobre
dominância e recessividade a partir das 
características pesquisadas na turma.

Genética




















31 de agosto de 2016

Genética




Para iniciar o estudo da Genética 
é importante conhecer alguns termos 
bastante usados a seguir: 



Para entender cada termo, 
assista o vídeo do professor Jubilut

19 de agosto de 2016

Estrutura da célula

O veneno está na mesa

A alimentação não é apenas um evento econômico em que aquilo que se come é produzido na fazenda, mas também toda uma relação com a natureza e com a saúde daqueles que trabalham no campo.

O filme de Silvio Tendler mostra o panorama do agronegócio, os interesses dos poderes privados e políticos  intimamente envolvidos, assim como os impactos na vida de todos, onde todos os anos milhares de pessoas morrem ou sofrem de várias doenças em função do uso de agrotóxicos.

7 de agosto de 2016

Desperdício de alimentos e a fome

Objetivos

Identificar as perdas e o desperdício de alimentos em diferentes etapas da produção. 
Enumerar os alimentos mais descartados por perdas ou desperdício, ao longo da cadeia produtiva.
Explicar as causas e as consequências das perdas e do desperdício de alimentos.
Apontar medidas sustentáveis para minimizar as perdas e o desperdício de alimentos em diferentes etapas da cadeia produtiva.

Estratégias

As atividades serão desenvolvidas através de estudos individuais e em grupos, discussão em pequenos e grandes grupos, estudo e produção de textos, montagem e apresentação de trabalhos, exibição e produção de vídeos, seminários, pesquisa de campo, coleta e tabulação de dados, produção de relatório de pesquisa.

Texto informativo

Desperdício de alimentos e o descarte ou inutilização de qualquer substância alimentar, independentemente do ato de estar crua ou cozida.

Um terço de toda a comida produzida no mundo vai para o lixo. Há perdas no campo, no transporte, no armazenamento e no processo culinário. Por outro lado, 870 milhões de pessoas vivem na insegurança alimentar. Todos os dias, uma de cada oito vai dormir com fome. Reduzir o desperdício pode mudar essa equação, porque o problema da fome não é a falta de alimento, é a falta de gestão pública e privada. Cada um pode fazer sua parte para uma balança mais justa. 

Mudar o hábito das pessoas pode ser difícil como parece, mas não impossível se houver uma grande mobilização. Uma gastronomia sustentável envolve uma serie de fatores, mas se pudermos resumir, seria basicamente evitar desperdício, saber de onde vem o que estamos comendo, e evitar produtos em extinção. a mudança começa com pequenas ações no dia a dia, como por exemplo, colocar apenas o que for consumir ao servir seu prato em casa e nos restaurantes.

Os números são eloquentes e escandalosos, embora fiquem camuflados por causa de velhos hábitos de consumo. Nacionalmente, fazem parte desse desperdício, por exemplo, um volume de talos e cascas que não são usados (e poderiam ser), folhas e frutas machucadas e sobras de pão, café, arroz e feijão.

Ao mesmo tempo em que tantos alimentos são desperdiçados, temos também o desperdício de água, terras cultiváveis, insumos agrícolas, tempo de trabalho e qualquer outra coisa usada na produção dos mesmos. A partir do momento em que tantos recursos estão sendo desperdiçados, os produtores também estão perdendo muito dinheiro.

Fome significa não dispor dos alimentos adequados, em quantidade suficiente, para satisfazer as necessidades corporais. Ela é causada pela má distribuição de renda, o que faz com que muitos não possam ter acesso ao alimento por motivos financeiros, e não naturais. A fome transforma o corpo no reino da doença e da dor.

Quando uma pessoa não se alimenta, ela deixa de fornecer ao corpo a energia garantida pela glicose. Com baixos índices de glicose (a energia), o cérebro vai perdendo sua capacidade de comandar o corpo. Surgem então enjoos, náuseas, tonturas e a pessoa tem dificuldades para raciocinar.

Na infância, a perda de enzimas e hormônios devido à insuficiência alimentar, retarda o desenvolvimento cerebral, provocando consequências irreversíveis. Na adolescência, a perda de hormônios afeta o crescimento. Se o organismo usar seus próprios recursos até o esgotamento, a pessoa morre.

Jean Ziegler, relator especial da ONU para o Direito à Alimentação, afirma que a desnutrição da mãe durante a gestação – quando o bebê deve desenvolver o conjunto de células que o constituirão como um ser dotado de todas as suas faculdades – diminui as possibilidades de que a criança nasça, pois a placenta (alimento, água, oxigênio e anticorpos do bebê instalado no útero) não escapa aos danos causados pelas carências de alimentação. Os subnutridos têm dificuldade para aprender, conseguir emprego e ser produtivo. A fome condena famílias a um círculo vicioso de saúde precária e de menos capacidade para aprender e trabalhar, gerando pobreza e morte generalizadas.

Doenças da fome

O corpo humano precisa em média de 2000 a 2500 calorias diárias, podendo variar quanto à faixa etária, atividade física, saúde e outros fatores. A redução das calorias abaixo dos valores necessários já se é vítima das consequências da subnutrição: fraco desenvolvimento físico e intelectual.

A falta de alimentos ou de uma dieta alimentar adequada pode provocar as chamadas doenças da fome:

Desnutrição: caracteriza-se por atraso no crescimento e no ganho de peso, alterações psíquicas e motoras, apatia, falta de apetite e emagrecimento.
Em certas partes do mundo, é comum ver crianças de dois ou três anos que não andam, não engatinham e não falam, em consequência da desnutrição.
As insuficiências alimentares são responsáveis por doenças como anemia, bócio, hipovitaminose A, raquitismo etc.

Anemia: é a falta de células sanguíneas vermelhas e/ou hemoglobina. Isso ocasiona a redução da habilidade do sangue transferir oxigênio para os tecidos. A hemoglobina tem que estar presente para garantir a oxigenação adequada de todos os tecidos do organismo.

Bócio Endêmico: doença caracterizada pela deficiência de iodo nos alimentos e na água. O bócio é uma doença definida pela hipertrofia da glândula tireoide e sua manifestação mais marcante é o aumento de volume na região do pescoço conhecida popularmente como “papo” ou “papeira”.

Hipovitaminose A: a vitamina A é uma vitamina lipossolúvel (se dissolve na gordura do corpo e precisa da gordura para agir). A cegueira noturna é a principal manifestação da carência da vitamina A. Essa vitamina tem a função antioxidante. Ela se fixa aos chamados radicais livres que se originam da oxidação de diversos elementos. Esses radicais livres teriam um efeito nocivo para as células e são tidos como causadores de arteriosclerose, catarata, tumores, doenças da pele e doenças reumáticas.

Raquitismo: é uma doença da infância produzida por distúrbios do metabolismo do cálcio e do fósforo, por efeito de carência de vitamina D, e que se manifesta principalmente por alterações e deformidades do esqueleto.

Sugestões de atividades

A seguir sugerimos algumas atividades para explorar o tema de forma dinâmica. Fica a critério do professor a escolha e a organização das mesmas conforme o conteúdo a ser trabalhado.

Atividade 01 - projeção de imagens

Inicio da aula, projetar imagens de desperdício de alimentos como as sugeridas abaixo:




Depois de projetar as imagens, estabelecer um diálogo com os alunos, a partir de perguntas, como as apontadas a seguir:

1.     O que as imagens representam para vocês?
2.     Com quais imagens vocês se identificam? Por quê?
3.     Que título vocês dariam para esta apresentação?
4.     O que cada um de nós tem a ver com estas situações?
5.     A quem responsabilizar por situações como estas?

Atividade 02 - vídeo

Selecione um dos links abaixo para assistir o vídeo sobre o desperdício de alimentos.

1. Globo Repórter - Desperdício de alimentos
    https://youtu.be/WBFbLkD9F3s

2. Momento Ambiental - Desperdício de alimento
    https://youtu.be/BgZyNWl4ptc

3. Desperdício de comida - quem paga essa conta
    https://youtu.be/8d-IbTYlQz4

Cada aluno poderá acessar o vídeo em seu celular, caso essa opção não seja viável o professor poderá projetá-lo utilizando o data show. Após a visualização do vídeo, o professor deverá pedir aos alunos que escrevam as impressões que tiveram do vídeo.

Questões para discussão
 
Quais são as etapas das perdas e do desperdício de alimentos?
Por que frutas e verduras estragam e são descartadas?
Quanto do alimento que compramos vai para o lixo?Porque isso acontece?
O que poderia ser feito para reduzir as perdas nesse contexto?

Atividade 03 - Trabalho em grupo (pesquisa, debate, painel):

Dividir a turma em grupos de 03 ou 04 alunos.
Buscar na imprensa – jornais, revistas, noticiários de TV, artigos e reportagens na internet, informações sobre a crise alimentar no Brasil.
Os alunos deverão socializar com o grupo as informações coletadas.
Discussão do tema e produção de texto sobre as conclusões do grupo.
Exposição das conclusões dos grupos e debate.
Após o debate, organize na escola um mural coletivo, contendo as conclusões do debate em pequenos textos ou frases, além de imagens, reportagens, charges, etc.

Atividade 04 – Análise e ilustração da música “Meu país”
Zezé di Camargo & Luciano.

Esta atividade poderá ser realizada após estudo da crise alimentar.

Meu país

Aqui não falta sol
Aqui não falta chuva
A terra faz brotar qualquer semente
Se a mão de Deus
Protege e molha o nosso chão
Por que será que tá faltando pão?
Se a natureza nunca reclamou da gente
Do corte do machado, a foice, o fogo ardente.

Se nessa terra tudo que se planta dá
Que é que há meu país?
O que é que há?
Se nessa terra tudo que se planta dá
Que é que há meu país?
O que é que há?

Tem alguém levando lucro
Tem alguém colhendo o fruto
Sem saber o que é plantar
Tá faltando consciência
Tá sobrando paciência
Tá faltando alguém gritar

Feito um trem desgovernado
Quem trabalha tá ferrado
Nas mãos de quem só engana
Feito mal que não tem cura
Estão levando à loucura
O país que a gente ama

Feito mal que não tem cura
Estão levando à loucura
O Brasil que a gente ama
         
Ouvir a música em sala de aula, acompanhando a letra.

Levantar questionamentos buscando relacionar a crise alimentar com o conteúdo da música.
Dividir os alunos em grupos, cada grupo será responsável pela ilustração de uma parte da música. A ilustração pode ser realizada com desenhos, figuras, fotos, etc.
Expor as ilustrações em mural, observando a sequência da música.

Atividade 05 – entrevista

Faça uma entrevista na sua comunidade com integrantes da Pastoral da Criança e descubra o que tem sido feito para combater a subnutrição.socialize o resultado com a turma.

Atividade 06 – aula prática

As cascastalossementes,  folhas dos vegetais e frutas que costumamos desprezar podem ser muito saudáveis. "As partes não convencionais dos alimentos possuem um rico valor nutricional, ou seja, a quantidade de vitaminas, sais minerais e proteínas concentradas podem aparecer até em quantidade maior do que na parte costumeiramente utilizada", observa a nutricionista Lenita Borba do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. 

Aproveitar as frutas e vegetais ao máximo é cada vez mais importante em um mundo onde 1,3 bilhão de toneladas de alimentos é desperdiçado anualmente de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Confira quais as partes de alimentos que você deve parar de jogar no lixo e passar a colocar na panela, conheça os seus benefícios para a saúde e aprenda receitas saborosas com eles.


Sugestões de videos

Reaproveitamento de alimentos
https://youtu.be/d6jZvF1xGTM


10 de junho de 2016

Alimentação saudável

Introdução

O alimento e a água são essenciais para manutenção da vida. Sem alimento, em quantidade e qualidade adequadas, elevam-se os riscos do desenvolvimento de doenças em nosso organismo.
Fatores como preferências, hábitos familiares e culturais, custos e disponibilidade dos alimentos afetam o consumo alimentar de um individuo. Ter uma alimentação balanceada e equilibrada aliada a bons hábitos, como a prática regular de atividade física, contribui para a melhoria da saúde e da qualidade de vida em qualquer idade.
Sendo a escola um espaço fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entendemos que é importante a disseminação de informações corretas para que os erros cometidos no campo alimentar não sejam repetidos.
Nesse contexto se faz necessário que a comunidade escolar adquira informações gerais sobre digestão, absorção e metabolismo dos alimentos, assim como a fisiologia, patologia e terapêutica das vitaminas e minerais.

Objetivo geral

           Desenvolver um estudo no âmbito escolar sobre a prática da alimentação racional, oportunizando acesso aos alunos a informações sobre alimentação equilibrada e, sobretudo, levando conhecimentos sobre educação alimentar saudável, por meio de intervenções educativas e nutricionais.

Objetivos específicos
  • Fazer um estudo sobre a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos pelos alunos cotidianamente.
  • Estimular uma alimentação saudável nos alunos buscando a promoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis.
  • Implementar atividades em que o educando possa adquirir a consciência de como se alimentar de maneira adequada, econômica e saudável.
Metodologia 

Os conteúdos serão trabalhados através de questionamentos e explanações dialogadas, com auxilio de vídeo, slides, oficinas (produção textual, construção da pirâmide alimentar, confecção de painel, ) jogos, músicas ou paródias, textos informativos, gincana, aulas práticas,  etc.
As atividades elencadas abaixo devem ser realizadas de acordo com a disponibilidade de tempo, sendo possível a opção por uma ou outra atividade.

Desenvolvimento

Para introduzir o tema “Alimentação Saudável” converse com a turma sobre nutrição/nutricionista e a importância das principais refeições.

Sugestões de atividades

Atividade 1: Conhecendo a comida predileta dos alunos

 Para desenvolver esta atividade, orientar os alunos a criarem uma tabela de duas colunas e dez linhas. Em seguida anotarem em uma coluna os alimentos de sua preferência e na outra, os que não gostam. Exemplo abaixo:


                 
De posse dos dados coletados, faça um gráfico com a turma registrando os alimentos mais consumidos por eles. Veja um exemplo:



      Após este momento, converse com os alunos sobre a importância de terem uma alimentação saudável, comendo frutas, hortaliças, carne, leite, dentre outros alimentos e quais os benefícios que ela traz para saúde.
          Em seguida trabalhar a pirâmide dos alimentos para que os alunos entendam melhor a distribuição desses alimentos em grupos. 

Pirâmide Alimentar

          Utilizando o data show explique para os alunos que a Pirâmide Alimentar é um gráfico que mostra as quantidades e proporções que podem/devem ser ingeridas de cada alimento de forma balanceada, por isso é muito importante segui-la. Além de ilustrar os seus grupos de alimentos, a Pirâmide contém na sua essência os três princípios – variedade, moderação e equilíbrio.
         As recomendações de porções dependem da necessidade de energia, que varia conforme idade, sexo e atividade física. Além disso, essas recomendações são feitas para atender todos os indivíduos saudáveis, variando de grupos etários.


             Após o estudo da Pirâmide dos alimentos, poderá realizar uma ou mais atividades sugeridas abaixo:

Atividade 1: Gincana - Aprendendo sobre alimentação e saúde

Prova 1: Montagem da pirâmide
Fixa-se o desenho da pirâmide dos alimentos na parede e ao lado, dispõem-se os alimentos para colagem. Tempo – 2 minutos para montar. Esta atividade deverá ser feita após a explicação do professor sobre os princípios da pirâmide alimentar.

Prova 2: Experimentar textura e sabor dos alimentos.
A prova consiste em vendar os olhos do participante para que ele identifique a textura e o sabor dos alimentos. Exemplo de alimentos que podem ser utilizados na prova: banana, maçã, pão, alface, tomate, mamão, kiwi, cenoura, repolho, pepino, tangerina, arroz, farinha, açúcar e macarrão.

Prova 3: Montagem do prato:
Para realização dessa prova, cada grupo recebe um prato de papel e várias figuras dos grupos de alimentos da pirâmide. A seguir, pede-se que cada grupo monte no menor tempo possível o prato com alimentos saudáveis e balanceados segundo os princípios da pirâmide alimentar. Exemplo de alimentos que podem ser utilizados: arroz, feijão, ovo, batata frita, frango, cenoura, tomate, alface e etc.

Prova 4: Jogo da memória
O jogo da memória consiste em figuras de alimentos representantes de cada grupo da pirâmide alimentar e escolhe-se um representante de cada grupo para jogar.

Atividade 2: Jogo da pirâmide dos alimentos

Fazendo uso do celular preencher online uma pirâmide alimentar, respeitando a ordem dos alimentos. Clique no link para começar o jogo.

Atividade 3: Assistir o vídeo sobre a Pirâmide Alimentar
                                                                                                             
Atividade 4: Colocando a mão  na massa

Nesta aula os alunos irão fazer uso do celular para selecionar receitas. Em seguida orientá-los quanto aos cuidados de manter a higiene na manipulação e preparo dos alimentos.
A proposta é que eles trabalhem em dupla e os pratos sejam preparados de acordo com os grupos de alimentos da pirâmide.
Na socialização a dupla fará o comentário sobre os ingredientes usados na preparação do prato e a qual grupo pertencem.
                                                                
Trabalhando com rótulos

É pela rotulagem que as empresas produtoras de alimentos se comunicam com os consumidores. Elas colocam na embalagem do produto informações sobre o mesmo para que  os consumidores saibam o que estão comprando. Com os rótulos, é possível comparar os produtos na hora da compra, seja quanto à qualidade, preço, ingredientes etc.

Atividade proposta

Solicitar que os alunos tragam rótulos e embalagens de produtos alimentícios. Divididos em grupos, escolhem 5 alimentos diferentes para analisar as informações nutricionais. Após o levantamento das informações e comentário em classe, sortear os temas para cada grupo realizar uma pesquisa sobre os nutrientes.

Grupos / temas

Grupo 1 – proteínas
Grupo 2 – carboidratos
Grupo 3 – lipídios
Grupo 4 – vitaminas
Grupo 5 – minerais

Socialização

Comentário do trabalho por cada grupo e montagem de um painel com os cartazes contendo as informações coletadas sobre cada tema.
Conclusão do trabalho pelo professor.

10 dicas de alimentação e hábitos saudáveis

Consuma de 5 a 6 refeições por dia
reduzindo a quantidade de alimentos em cada uma delas
Aumente o consumo de fibras e alimentos integrais
Diminua o consumo de açúcar e doces
Use sal com moderação   

Evite frituras, alimentos embutidos e enlatados
Dê preferência aos alimentos assados, cozidos e grelhados
Aumente o consumo de peixes, por pelo menos 2 a 3 vezes por semana
Beba no mínimo 2 litros de água por dia. 


Recursos
Letra de musica
Computadores / celular
Data show
Recorte de alimentos (colagem e montagem da pirâmide dos alimentos)
Revistas, cartolina, cola, livros didático e paradidático

Fonte de pesquisa


Tabelas informativas sobre os alimentos

Alimentos quanto a cor


Grupos de alimentos


Sugestão de alimentos para montar um cardápio semanal