5 de abril de 2023
16 de março de 2023
11 de fevereiro de 2023
Ideias de atividades que podem ser realizadas em sala de aula no início do ano
- Faça uma apresentação de si mesmo e da
disciplina para os estudantes. Isso pode incluir informações sobre sua
experiência de ensino e as expectativas que você tem para o ano letivo.
Incluindo coisas como participação na classe, prazos para entrega de
trabalhos e comportamento adequado na sala de aula.
- Faça uma atividade de ice breaker para ajudar
os estudantes a se conhecerem melhor. Isso pode incluir informações como o
nome, a idade, a escola anterior e alguns interesses pessoais.
- Faça uma apresentação do conteúdo da
disciplina que leciona, para ajudar os estudantes a entenderem o que eles
podem esperar aprender durante o ano letivo. Isso pode incluir um resumo
dos tópicos que serão abordados ou uma breve discussão sobre temas a serem
desenvolvidos.
A seguir algumas sugestões de dinâmicas interessantes para
encontros ou primeira semana de aula
Mover pessoas por comando: o
facilitador transmite comandos para o grupo no geral. Anda! Grupo anda. Para!
Grupo para. Dança! Grupo Dança. Depois troca. Quando o facilitador falar “anda”
o grupo “para”. Quando o facilitador falar “dança” o grupo “pula”. Quando falar
“pula” o grupo “dança”. Pare quando já tiver feito todas formas.
Conhecer pessoas: para iniciar a dinâmica, o
facilitador pede para formar duplas. De frente um para o outro, a dupla
cumprimenta-se batendo 3 vezes mãos e falando 1, 2 e 3 pula. O bater das mãos
pode ser as 2 mãos de frente ao mesmo tempo ou 1 das mãos.
Contato físico com pessoas: a
dinâmica começa com as pessoas formando duplas (em pé) e com o jargão “o
facilitador pede para…’ juntar ombro com ombro, costas com costas, depois pulso
com pulso, mãos com mãos.
Agora passa para o nível 2, mantem a dupla. “O facilitador pede
para…” juntar joelho com tornozelo, ombro com cotovelo, joelho com coxa, pulso
com ombro.
Planejamento
para Assentos
Peça aos participantes para tomarem
seus assentos: em ordem alfabética, de acordo com seu primeiro nome.
Você
está isolado em uma ilha.
Quais cinco objetos (você pode usar um número diferente dependendo do tamanho de cada grupo) você levaria com você se soubesse que havia a chance de ficar preso? Observe que eles podem levar somente cinco itens por grupo e não por pessoa. Você pode pedir para que eles escrevam o que gostariam de levar em um flip-chart para que possam discutir e defender suas escolhas. Esta atividade faz com que eles saibam quais valores são importantes para os membros do seu grupo e quais as maneiras utilizadas para resolver problemas, além de promover trabalho em equipe.
Aquecimento
para iniciar o encontro
Ideias
rápidas para ajudar os participantes a se conhecerem e sentirem seguros para as
atividades!
Esta
atividade pode ser feita com grupos de qualquer tamanho.
Instruções: Peça para os participantes completarem uma destas sentenças:
Eu
me tornei um Leão porquê …
O
melhor projeto que trabalhei foi …
Ser
um Leão me ensinou que …
Este
ano estou planejando …
Cada
um no círculo precisa completar sua frase para que outra seja dita
Atividades para introduzir um tópico
Algumas vezes quando o grupo está se reunindo para um seminário sobre um assunto específico, os participantes já se conhecem bem. Nessas situações, inicie o encontro com uma atividade que os prepare para o assunto a ser abordado. Atividades voltadas para determinado tópico exercem várias funções.
Elas
podem:
§ gerar
interesse sobre o assunto do encontro ou treinamento
§ trazer à tona
o conhecimento prévio dos participantes sobre o assunto
§ ajudar o
instrutor e os participantes a identificar as necessidades de aprendizagem e os
objetivos individuais
§ estimular a
troca de informações e conhecimento
§ trazer à tona
resistências à discussão ou ao aprendizado.
As perguntas relacionadas ao tópico podem ser respondidas em grupo ou individualmente. Faça esse tipo de pergunta sempre que achar necessário.
Como combater a indisciplina na escola
Um novo ano se aproxima e é importante lembrar que uma hora ou outra aparecerá problemas de indisciplina em sala de aula e pode ser um problema para o ensino e aprendizagem, afetando negativamente a qualidade do ambiente escolar. Existem diversas estratégias que podem ser adotadas para combater a indisciplina na escola, tais como:
Estabelecer regras claras e consistentes: é importante que os alunos saibam o que é esperado deles em termos de comportamento, e as regras devem ser aplicadas de maneira justa e consistente.
Ensinar habilidades de resolução de problemas: ajudar os alunos a desenvolver habilidades de resolução de problemas pode ajudá-los a lidar de maneira mais eficaz com situações de conflito ou dificuldade.
Fortalecer o vínculo professor-aluno: um relacionamento positivo e de confiança entre professor e aluno pode ajudar a promover o comportamento positivo e diminuir a indisciplina.
Envolver os pais e a comunidade: trabalhar em conjunto com os pais e a comunidade pode ajudar a promover um ambiente de aprendizagem positivo e de apoio aos estudantes.
Oferecer orientação e apoio: alguns alunos podem precisar de orientação e apoio adicionais para lidar com questões emocionais ou comportamentais que podem estar contribuindo para a indisciplina.
Adotar uma abordagem preventiva: é importante trabalhar para prevenir o surgimento da indisciplina, criando um ambiente de aprendizagem positivo e inclusivo desde o início.
Em geral, é importante ter em
mente que a indisciplina na escola pode ser um sintoma de outros problemas
subjacentes, e é importante trabalhar para identificar e abordar esses
problemas de maneira eficaz.
Fonte:
Pesquisa
feita no site Inteligência Artificial
https://chat.openai.com
19 de janeiro de 2023
8 de janeiro de 2023
1 de janeiro de 2023
27 de dezembro de 2022
Estratégias para aulas Biologia
Aqui estão algumas estratégias que você pode usar para trabalhar biologia em sala de aula:
Use exemplos e analogias:
Para ajudar os alunos a compreender conceitos complexos, use exemplos concretos
e analogias que eles possam facilmente relacionar ao assunto em questão.
Faça demonstrações práticas:
As demonstrações práticas, como experiências ou modelos, podem ajudar os alunos
a entender os conceitos de biologia de maneira mais concreta e visual.
Use recursos visuais:
Os recursos visuais, como gráficos, imagens e diagramas, podem ajudar a
ilustrar os conceitos de biologia de maneira clara e concisa.
Faça perguntas estimulantes: Faça perguntas que desafiem os alunos a pensar e explorar os conceitos de biologia de maneira crítica e criativa.
Encoraje a pesquisa e o trabalho em grupo: Dê aos alunos a oportunidade de pesquisar e trabalhar em grupo para explorar os conceitos de biologia de maneira mais profunda.
Use tecnologia: A tecnologia,
como simuladores ou jogos online, pode ser uma ótima maneira de tornar a
aprendizagem de biologia mais interativa e envolvente.
Essas
são apenas algumas das muitas estratégias que você pode usar para trabalhar
biologia em sala de aula. O importante é encontrar o que funciona melhor para o
seu grupo de alunos e adaptar a abordagem de acordo.
Trabalhar com música em temas de meio ambiente
Aqui estão algumas ideias:
- Criar músicas sobre temas ambientais: Os alunos podem criar músicas próprias sobre temas ambientais, como mudança climática, conservação da natureza ou reciclagem. Isso pode ser feito individualmente ou em grupo.
- Usar músicas ambientais existentes: Existem muitas músicas já criadas sobre temas ambientais que os alunos podem ouvir e discutir em sala de aula. Isso pode ser uma ótima maneira de estimular a reflexão e a conversa sobre questões ambientais.
- Criar paródias de músicas populares: Os alunos podem criar paródias de músicas populares, substituindo as letras originais por letras sobre temas ambientais. Isso pode ser uma maneira divertida de trabalhar com música e meio ambiente ao mesmo tempo.
- Usar música como inspiração para a criação de arte: Os alunos podem ouvir músicas ambientais e criar obras de arte inspiradas nelas. Isso pode ser uma ótima maneira de promover a criatividade e a reflexão sobre temas ambientais.
- Usar música como parte de atividades práticas: A música pode ser usada como parte de atividades práticas, como piqueniques ou passeios ao ar livre, para criar um ambiente agradável e estimulante.
Essas são apenas algumas das
muitas maneiras de trabalhar com música em temas de meio ambiente. O importante
é encontrar o que funciona melhor para o seu grupo de alunos e adaptar a
abordagem de acordo.
Saneamento básico
É um
conjunto de medidas e serviços que visam proporcionar condições de saúde e
qualidade de vida à população, por meio da gestão adequada dos recursos
hídricos, do tratamento e da disposição final de esgoto, da coleta e destinação
adequada de lixo, entre outras ações.
Alguns
exemplos de serviços de saneamento básico incluem:
- Abastecimento de água potável: é a distribuição de água tratada para consumo humano.
- Esgotamento sanitário: é o conjunto de serviços que inclui coleta, transporte e o tratamento de esgoto gerado em residências, comércios e indústrias.
- Coleta e destinação final de lixo: é o serviço responsável por coletar, transportar e destinar o lixo gerado em residências, comércios e indústrias de forma adequada, de acordo com as normas ambientais.
- Drenagem de águas pluviais: é o conjunto de serviços responsáveis por coletar, transportar e drenar as águas pluviais de forma adequada, para evitar enchentes e problemas de inundação.
Para obter mais informações sobre
saneamento básico, alguns sites que podem ser úteis incluem:
- Instituto Trata Brasil: www.tratabrasil.org.br
- Associação Brasileira de Saneamento Básico: www.absb.org.br
- Agência Nacional de Águas: www.ana.gov.br
- Ministério do Meio Ambiente: www.mma.gov.br
- Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO): www.unesco.org/water/wwap/wwdr/table_of_contents/sustainable_development/basic_sanitation/
Atividades
que podem ser desenvolvidas na escola com o objetivo de conscientizar os
estudantes sobre a importância do saneamento básico e de incentivar a adoção de
práticas sustentáveis em relação ao uso da água, do esgoto e do lixo. É
importante lembrar que o ensino sobre esse tema pode ser desenvolvido de forma
interdisciplinar.
- Realizar palestras ou aulas expositivas sobre os temas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta e destinação final de lixo.
- Organizar campanhas de conscientização sobre a economia de água e a importância da sua preservação.
- Promover ações de limpeza e conservação de rios, lagos e córregos próximos à escola.
- Criar hortas ou jardins na escola, com o objetivo de promover o plantio de espécies nativas e a conservação do meio ambiente.
- Estimular a reciclagem e a reutilização de materiais na escola, incentivando a redução do lixo gerado.
- Realizar projetos de pesquisa sobre os temas de saneamento básico, com o objetivo de promover a reflexão e o debate sobre os problemas e as soluções para a gestão adequada dos recursos hídricos.
9 de novembro de 2022
Sistema linfático
Sistema linfático
O sistema linfático é o principal sistema de defesa do organismo. Ele é
constituído pelos nódulos linfáticos (linfonodos), ou seja, uma rede complexa
de vasos, responsável por transportar a linfa dos tecidos para o sistema circulatório.
Além disso, ele possui outras funções como a proteção de células imunes, pois atua junto ao sistema imunológico. Outro importante papel do sistema linfático está na absorção dos ácidos graxos e no equilíbrio dos fluidos (líquidos) nos tecidos.
Para desempenhar sua função de eliminar as impurezas do nosso corpo, o
sistema linfático trabalha junto com o sistema imunológico.
O sistema linfático atua em conjunto com diversos órgãos e elementos do organismo. É dessa forma que ele consegue alcançar todas as partes do corpo para filtrar o líquido tissular que nutriu, oxigenou os capilares sanguíneos e saiu levando gás carbônio e excreções.
Diferente do sangue que é impulsionado pela força do coração, no sistema
linfático a linfa se movimenta de forma lenta e com baixa pressão. Ela depende
da compressão dos movimentos dos músculos para pressionar o líquido.
É a partir da contração realizada pelo movimento dos músculos que o
fluído é transportado para os vasos linfáticos. Como eles são maiores acabam se
acumulam no ducto linfático direito e no ducto torácico, percorrendo assim para
o resto do corpo.
Vasos linfáticos
Os vasos linfáticos são canais, distribuídos pelo organismo, os quais
possuem válvulas que transportam a linfa na corrente sanguínea num único
sentido, impedindo assim o refluxo.
Eles atuam no sistema de defesa do organismo, visto que retiram células
mortas e transportam os linfócitos (glóbulos brancos) que combatem as infecções
no organismo.
Linfa
A linfa é um líquido transparente e alcalino semelhante ao sangue e que
circula pelos vasos linfáticos. Porém, ele não possui hemácias e, por isso,
apresenta um aspecto esbranquiçado e leitoso.
Responsável pela eliminação das impurezas, a linfa é produzida pelo
intestino delgado e fígado. Seu transporte é feito pelos vasos linfáticos num
único sentido (unidirecional), filtrada pelos linfonodos e lançada no sangue.
Linfonodos
Os linfonodos (gânglios linfáticos) são chamados de nódulos linfáticos.
Eles são pequenos órgãos (com até 2 cm) presentes no pescoço, no tórax, no
abdômen, na axila e na virilha.
Os linfonodos são responsáveis por filtrarem a linfa antes dela retornar
ao sangue. Além disso eles também atuam na defesa do organismo, impedindo a
permanência de partículas estranhas no corpo.
Cada agrupamento de gânglios linfáticos é responsável
pela drenagem de uma área do corpo, como os linfonodos axilares que
recebem a linfa proveniente da mama e do braço, por exemplo.
Se algum micro-organismo invade o corpo, ele é detectado ao passar pelo
linfonodo. Os linfócitos (células de defesa) presentes no
mesmo começam então a se multiplicar, provocando um aumento do tamanho do
gânglio que resulta na "íngua".
O linfonodo divide-se em 3 zonas:
- Zona cortical: Possui células reticulares, macrófagos, com predominância de linfócitos B;
- Zona paracortical: Rica em linfócitos T;
- Zona medular: Contém grandes concentrações de linfócitos B.
Os espaços entre as células endoteliais do linfonodo
permitem a passagem da linfa e das células de defesa. A linfa circula
lentamente, favorecendo a fagocitose de moléculas estranhas pelos macrófagos e
a retenção dos antígenos na superfície das células dendríticas
foliculares para serem apresentados aos linfócitos.
Baço
Maior dos órgãos linfáticos, o baço é um órgão ovalado, localizado
abaixo do diafragma e atrás do estômago.
Ele é responsável pela defesa do organismo e exerce as seguintes
funções: produção de anticorpos (linfócitos T e B) e hemácias (hematopoiese),
armazenamento de sangue e liberação de hormônios.
Timo
O timo é um órgão localizado na cavidade torácica, próximo do coração. Além
de produzir as substâncias como a timosina e a timina, o timo produz anticorpos
(linfócito T), atuando, dessa maneira, na defesa do organismo.
É curioso notar que o timo é um órgão que ao longo da vida diminui de
tamanho.
Tonsilas palatinas
Popularmente, esses dois órgãos localizados na garganta, são conhecidos
como amídalas ou amígdalas palatinas.
Elas são responsáveis pela seleção dos microrganismos que penetram no
corpo, principalmente pela boca. Nesse caso, auxiliam no processo de defesa do
organismo visto que produzem linfócitos.
Algumas Doenças do Sistema Linfático
Elefantíase
A filaríase ou filariose é conhecida como “doença
tropical infecciosa” e corresponde à inflamação dos vasos linfáticos
transmitida por inseto (mosquito culex).
Seu nome está associado com a retenção de líquido ou o inchaço dos
membros, fazendo com que as pernas dos doentes tenham aspecto de elefante.
Linfedema
Caracterizada pela inflamação e obstrução dos vasos linfáticos, a linfedema leva ao inchaço excessivo dos membros.
Fontes:
https://sites.google.com/site/fileovernight/primeiros-socorros/sistema-linfatico-1
https://www.tuasaude.com/ganglios-linfaticos
https://www.todamateria.com.br/sistema-linfatico/
https://www.//slideplaver.com.br/slide
6 de novembro de 2022
23 de outubro de 2022
Células
Quer aprender de forma descontraída?
Acesse o link https://wordwall.net/pt-br/community/as-células para conhecer os jogos didáticos sobre Biologia e Ciências. Os mesmos são diversificados e bons para auxiliar na aprendizagem.
22 de outubro de 2022
21 de setembro de 2022
27 de agosto de 2022
5 de agosto de 2022
23 de julho de 2022
12 de julho de 2022
3 de julho de 2022
27 de junho de 2022
5 de junho de 2022
Problemas ambientais urbanos
Os problemas ambientais urbanos são cada vez mais visíveis na
paisagem das cidades, principalmente pelas constantes transformações que o
homem faz na natureza, fazendo com que a capacidade de recuperação ambiental
seja cada vez menor.
Dentre os muitos impactos ambientais nas áreas urbanas podemos
destacar as enchentes, lixos, poluição do ar, poluição sonora e despejo de
esgoto sanitário nos rios, problemas que afetam diretamente os recursos
naturais e a qualidade de vida das pessoas que residem nas cidades.
Para iniciar a aula partiremos de alguns questionamentos
preliminares, sobre o que os alunos sabem sobre os problemas ambientais de sua
cidade.
Após os alunos expressarem suas ideias sobre estas e outras
questões que surgirem no momento, destacar o tema proposto para pesquisa.
Cada grupo será responsável para pesquisar um item selecionado
no momento da conversa e fará uma breve apresentação na aula seguinte.
Dicas para elaboração e apresentação dos trabalhos
1.
Na pesquisa deverá constar o
título, objetivos, desenvolvimento, proposta de uma ação concreta de acordo com
seu tema e também as fontes da pesquisa.
2. Como sugestão, cada grupo pode escolher uma forma de apresentar o trabalho (slides, vídeos, fotos, cartazes, etc.).
Reflita antes de destruir uma árvore
A árvore é
uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. Por isso devemos
adotar atitudes que venham contribuir positivamente com o ambiente que vivemos.
Vamos rever alguns benefícios
das árvores
- Adoção e apadrinhamento de árvores para arborização do bairro onde mora (doar as mudas e dar suporte até o plantio);
- Adotar uma praça para plantar flores e dar mais vida ao ambiente;
- Transformar espaços ociosos do bairro em praças para lazer;
- Observar as árvores de grande porte onde você mora e solicitar aos órgãos competentes a poda das mesmas para evitar que caiam e provoquem acidentes.
Desperdício de alimentos
Através deste
documentário “Antes que vire Lixo”, a gente percebe que as empresas
precisam melhorar a gestão dos seus produtos, assim como criar iniciativas que
busquem dar um destino adequado para os alimentos excedentes não
comercializados e ainda próprios para o consumo humano.
Sem dúvida,
essas iniciativas de combate ao desperdício, trarão muitos benefícios ao meio
ambiente e ainda ajudarão as instituições que cuidam das pessoas necessitadas.
Após assistir
o documentário, promover um ciclo de debates apontando cenas que retratam o
desperdício e a geração de lixo em locais de comercialização de frutas,
verduras e legumes.
Distribuir
panfletos com orientações de como reduzir o desperdício de alimentos usando a
criatividade na cozinha ou fazendo compostagem;
Criar
parceria em feiras livres para formação de sacolas com legumes, verduras e
frutas que não serão comercializados, para distribuir com as pessoas que vivem
em vulnerabilidade social;
Oficinas de
reaproveitamento de alimentos – selecionar as receitas para preparação dos
pratos;
Fontes: Atividades adaptadas a partir da exibição de vídeos do YouTube
Lixo Urbano
O vídeo fala sobre
o lixo de um modo geral, mas vamos nos ater aos resíduos sólidos de nossa
cidade e qual a nossa responsabilidade como membro dessa comunidade.
Atividades para envolver os
alunos na semana do meio ambiente
Exibir imagens com trabalhos artesanais como forma de incentivar os alunos a reutilizarem materiais que deveriam ir para o lixo.
Levantamento do perfil ambiental
de sua cidade sobre os resíduos sólidos.
Desenvolver uma campanha de
conscientização junto à comunidade sobre a separação e descarte do lixo, bem
como a adesão da política dos 4Rs (repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar)
para minimizar os impactos ambientais.
Produzir objetos reutilizando materiais
recicláveis (garrafa, vidros, caixas, etc.).
Fonte de pesquisa: Internet