24 de outubro de 2025

Sugestões de estudo de caso sobre poluição do solo, ar e água

1) Poluição do Solo (disposição de resíduos sólidos em Lixão ilegal) Em um lugar não muito distante daqui, existia um responsável pela coleta do lixo misturado que costumava colocá-lo em um Lixão ao invés de levá-lo até o Aterro Sanitário mais próximo da região. Isso ocorria provavelmente pela distância até o Aterro ser maior do que até a do Lixão.

O que vocês, como representantes do Grupo de Educação Ambiental “Guardiões da Natureza” do Município (colocar o nome de cada Município) fariam para tentar solucionar esse caso? Que danos ambientais irreparáveis seriam causados ao longo dos anos nesse local de deposição ilegal do lixo?


2) Poluição do Ar (queima ilegal de resíduos sólidos) Era uma vez, um condomínio de apartamentos que costumava queimar seu lixo ao invés de destiná-lo ao caminhão de coleta que o levaria até o Galpão de Reciclagem mais próximo, caso o lixo estivesse separado, ou ao Aterro Sanitário mais próximo, caso os resíduos (secos e orgânicos) estivessem misturados. Na verdade, essas pessoas eram bem intencionadas, pois achavam que a queima do lixo era ambientalmente mais adequada do que o depósito em Unidades de Triagem e Compostagem (UTC) ou em Aterros Sanitários. No entanto, elas estavam mal informadas, pois sabemos que a queima do lixo em locais que não apresentem os filtros necessários para absorverem os principais gases poluentes, causa sérios danos ambientais à região, representando inclusive uma forte ameaça à saúde dos moradores das proximidades.

Como vocês, como representantes do Grupo de Educação Ambiental “Guardiões da Natureza” do Município (colocar o nome de cada Município) solucionariam esse caso? Qual seria a melhor maneira para informar esses moradores da forma correta de depositarmos nosso lixo doméstico e dos danos que a queima inadequada de resíduos sólidos causa ao meio ambiente?


3) Poluição da Água (disposição de resíduos domésticos, agrícolas e industriais ilegais no Rio da Prata) Durante um acampamento de escoteiros, um grupo de jovens constatou que o cheiro da água do Rio da Prata estava desagradável. Quando retornaram a suas casas, comentaram isso nas escolas e seus professores providenciaram uma pesquisa que identificasse a qualidade da água daquela região. Os resultados foram assustadores, pois a quantidade de poluentes era muito maior do que a admitida para que um rio mantenha vida em condições saudáveis. Foi descoberto que lixo doméstico e embalagens de agrotóxicos eram jogados no rio.

Como vocês, representantes do Grupo de Educação Ambiental “Guardiões da Natureza” do Município (colocar o nome de cada Município) solucionariam esse caso? Para que órgão seria indicado que a denúncia dessas irregularidades ocorresse?


4) Separação do lixo (coleta irregular do lixo pelos catadores não cadastrados)
Numa manhã de primavera, uma menina, chamada Ana, e sua mãe estavam passeando pela cidade em que moravam e notaram que em frente a diversos locais de moradia havia lixos jogados soltos, fora das sacolas plásticas ou dos sacos de lixo. Elas não entenderam como isso poderia estar ocorrendo, então decidiram sentar-se em baixo de uma árvore e observar de que forma aquilo acontecida. Nos próximos minutos, notaram que chegava um senhor que retirava dos lixos apenas latas de alumínio e embalagens Longa Vida. O restante era jogado de qualquer forma nas calçadas e além de poluir, entupia os bueiros, contribuindo para causar os alagamentos da cidade em épocas de chuvas.

Bastante preocupadas, Ana e sua mãe foram até um lugar onde estavam reunidos os representantes do Grupo de Educação Ambiental “Guardiões da Natureza” do Município (colocar o nome de cada Município), mas a Amanda, Mariane e Madalena ainda não haviam chegado.

Então o que os participantes responderam para ajudá-las? E como vocês, como pessoas preocupadas com a natureza, ajudaram a solucionar esse caso?

Site das dinâmicas

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