25 de abril de 2017
22 de abril de 2017
Níveis de organização em Ecologia
Quando
estudamos os níveis de organização dos seres vivos, podemos analisá-los a
partir de diferentes pontos de vista, como os níveis microscópicos,
macroscópicos e acima do organismo. Nesse último caso, os níveis são aplicados
à Ecologia, uma parte da Biologia preocupada com o estudo da interação dos
seres vivos entre si e destes com o meio.
O
estudo de Ecologia basea-se em quatro níveis principais de organização, que
obedecem a um arranjo hierárquico que agrupa sistemas mais simples até os mais
complexos.
População: conjunto de organismos de uma
mesma espécie que vivem juntos em uma determinada área e apresentam maiores chances
de reproduzir-se entre si do que com outros indivíduos de outras populações.
Ecossistema: conjunto formado por todos os
fatores bióticos (seres vivos) e abióticos (solo, água, temperatura,
luminosidade e as propriedades físicas e químicas) que atuam simultaneamente
sobre determinada região.
Os ecossistemas são divididos em
aquáticos e terrestres como forma de auxiliar o ensino e a compreensão,
entretanto, sua complexidade é bem maior e necessita de um estudo detalhado de
todas as interações que ali ocorrem. Como exemplo de ecossistemas, podemos
citar os jardins, os oceanos, as florestas tropicais e até mesmo um pequeno aquário.
O importante é que nesse local existam fatores bióticos e abióticos suficientes
para que a vida seja mantida, formando um sistema estável e autossuficiente.
Biosfera é definida como o conjunto de
todos os ecossistemas existentes no planeta. É o nível mais amplo e
autossuficiente que corresponde a todos os seres vivos do planeta, abarcando as
relações deles entre si e com o meio ambiente.
Independente do nível de organização estudado,
compreender o meio em que o organismo vive é essencial no estudo da Ecologia.
Assim sendo, ao escolher uma espécie para análise, os ecólogos preocupam-se em
conhecer seu habitat e seu nicho ecológico, ou seja, o local onde a espécie vive
e seu papel naquela comunidade.
Outro
ponto importante da Ecologia e que envolve todos os níveis de organização é a compreensão
das relações existentes entre os seres vivos.
As relações ecológicas
demonstram como as diferentes espécies interagem e como os indivíduos de uma população
comportam-se. É importante destacar também que a Ecologia é fundamental para a compreensão
do futuro do planeta. A partir do momento que entendemos as espécies e suas
necessidades, conseguimos analisar claramente como nossas atividades
influenciam o meio. Sendo assim, o entendimento da Ecologia e a conscientização
da população podem ajudar a garantir um futuro sustentável para o planeta.
Sites de pesquisa
Google imagem
29 de janeiro de 2017
Biomas brasileiros
Biomas são conjuntos de
ecossistemas com características semelhantes,dispostos em uma mesma região e
que, historicamente, foram influenciados pelos mesmos processos de formação. No
Brasil temos 06 biomas: Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal, Cerrado, Caatinga e Pampa. Nesses biomas vivem pessoas, povos, resultantes da imensa
miscigenação brasileira.
Os biomas brasileiros sofrem
interferências negativas desde a chegada dos primeiros colonizadores ao Brasil
e no decorrer dos anos vem passando por sérias transformações devido ao
aumento de temperatura, poluição, esgotamento de recursos naturais, extinção de
espécies etc. Tudo isto em decorrência do crescimento populacional,
desenvolvimento industrial e tecnológico, implementados pelo progresso científico.
Diante desta problemática, propõe-se envolver os educandos em atividades de reflexão/ação sobre os Biomas brasileiros,
suas características, a situação atual e as perspectivas de conservação e do
uso sustentável para sobrevivência dos seres vivos.
Desenvolvimento
As atividades propostas sobre os
Biomas brasileiros serão aplicadas conforme o roteiro a seguir, de forma que os
educandos adquiram o maior número de informações e possibilidades
de pesquisa que os coloquem em diferentes realidades e, a partir daí, renovem
a consciência da responsabilidade com o ambiente em que vivem, reconhecendo que
as consequências afetam não apenas as áreas naturais, mas também o ambiente
urbano e social.
1º momento: Hino da Campanha da Fraternidade 2017
Letra Pe. José Antônio de Oliveira - Música: Wanderson Luis Freitas da
Silva
2º momento: Mapa conceitual sobre os Biomas Brasileiros
Apresentar o mapa conceitual
para explicar os conceitos e características dos Biomas Brasileiros
3º momento: Leitura de imagem
Dividir a turma em grupos e
distribuir gravuras dos biomas ou ecossistemas brasileiros que sofreram a interferência
humana e, a partir daí, discutir as possíveis causas e consequências dessas
ações. Após as discussões cada grupo apresentará suas conclusões para turma.
4º momento: Trabalhando com o Mapa
Nesta atividade os alunos irão localizar
no Mapa do Brasil o Bioma em que a escola está inserida e fazer um levantamento
dos principais problemas ambientais que afetam o este Bioma. A partir deste
levantamento, relacione os que fazem parte da sua comunidade e proponha algumas
ações possíveis de realizar e que venham melhorar a realidade local. Compartilhar
suas ações com os colegas através das redes sociais.
Fonte: Manual da CF 2017
Biologia das Populações - Amabis e Martho
Biologia das Populações - Amabis e Martho
Internet - Sites diversos
Construção da árvore dos valores
Objetivo: Estabelecer, com os alunos, os valores
que consideram importantes para o bom andamento do ano letivo e da convivência diária.
Material: EVA ou cartolina marrom, folhas de ofício
ou lumi paper na cor verde.
Como fazer
Desenhar
um caule de árvore com EVA ou papel cartolina, ambos de cor marrom. Confeccionar
as folhas da árvore usando como molde a própria mão. O aluno colocará sua mão
sobre a folha de papel verde, com os dedos entreabertos para que possam fazer o
contorno da mesma com um lápis. Após, escreverão dentro de cada dedo da mão desenhada
no papel um valor ou atitude necessários ao bom andamento das aulas e bom
relacionamento no grupo.
Finalmente,
recortarão o contorno da mão e colarão acima do caule para formara copa da árvore.
Expor
em sala.
Fonte: Internet
25 de janeiro de 2017
20 de janeiro de 2017
Metáfora das Colheres com cabos compridos
Fonte do texto: Interne
Um texto muito interessante para trabalhar em forma de dinâmica.
Utilizando colheres de cabos longos, dividir a turma em duas equipes para encenar as situações apresentadas no texto. Após a reflexão do mesmo, qual a sugestão dos
grupos para se ter um ambiente escolar motivado e produtivo?
7 de janeiro de 2017
Amaciante de roupas - Ecológico
- 5 litros de Água
- 4 colheres de Glicerina
- 1 Sabonete ralado
- 2 colheres de sopa de Leite de Rosas.
Modo de Preparo
- Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver.
- Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de leite de rosas.
- Mexer bem até misturar e depois engarrafar.
Fonte: Internet
20 de dezembro de 2016
Dinâmica do Bobom
A dinâmica do
Bombom pode ser utilizada o ano todo em várias ocasiões, nossa sugestão é que
também seja utilizada nas confraternizações de final de ano, antes do natal ou
até mesmo na revelação do amigo secreto, esta é uma atividade cheia de
simbolismos e que trabalha valores e competências fundamentais para o sucesso
de grupos e equipes.
Material
O mais comum é
utilizar uma caixa de bombom, podem ser todos iguais ou sortidos, é importante
que tenha bombons suficientes para todos os participantes. Existem outras
variações da atividade do presente onde são utilizados outros tipos de doces,
tudo vai depender da ocasião e das necessidades do grupo, o coordenador deve se
sentir livre para inovar, o importante é a mensagem que será passada durante a
brincadeira. Dica embrulhe e caixa de bombom com um belo papel de presente.
Como aplicar a
brincadeira do presente
O coordenador
deve reunir os participantes em um local que seja adequado a atividade, para
professores a sala de aula é ideal, os participantes devem formar um círculo. O
facilitador lerá uma mensagem de boas vindas que se encontra logo abaixo e
iniciará a atividade exibindo o presente dizendo que o entregará a apenas um
participante que vai representar todo o grupo. O coordenador deve chamar a
pessoa escolhida entregando o presente e dizendo que ela só poderá abrir depois
que ouvir a mensagem, em seguida começa lendo as mensagens abaixo.
A pessoa que
recebe o presente deve ouvir a mensagem e logo em seguida escolher uma pessoa
que se identifique com o teor da mensagem, nesse momento o coordenador passa a
mensagem para que essa pessoa leia e entregue o presente e assim por diante.
A última pessoa
a receber o presente é que irá abri-lo e fará a distribuição dos bombons a
todos os participantes.
Dica: Existem várias
maneiras de fazer a atividade do presente, alguns coordenadores leem todas as
mensagens, outros vão passando uma folha para que cada um dos participantes
leia a mensagem para o colega que receberá o presente. Nossa dica é que o
coordenador imprima o conteúdo da dinâmica o qual oferecemos para download
gratuito e recorte todas as mensagens e vá distribuindo uma a uma para cada um
dos participantes para que cada um leia sua fala, fica mais natural e
organizado.
Na sequência
apresentamos os textos que serão utilizados na dinâmica de grupo do presente,
após reunir o grupo o coordenador iniciará a atividade lendo uma mensagem de
boas vindas e logo em seguida entrega o presente ao primeiro participante que o
passará a outro e assim por diante.
Mensagem de boas
vindas
Eu reuni todos
vocês aqui hoje, pois vou dar um presente para uma pessoa muito especial que
tem um talento que a destaca neste grupo, e todos sabemos um talento ou
competência é algo que deve ser valorizado para que seja desenvolvido e sirva
de exemplo para todos, afinal cada um de nós temos nossas particularidades,
algo que nos torna únicos, no entanto recebemos os dons da inteligência e
através deles podemos aprender com nossos colegas e desenvolver novas
competências que agregarão valores tanto na vida pessoal quanto profissional.
Nesse momento o coordenador da atividade chama o primeiro participante e dá
inicio a brincadeira.
PARABÉNS (nome
da pessoa) - Você foi escolhido (a) para receber esse presente que simboliza a
confraternização, a união deste grupo a qual ampliaremos ainda mais destacando
as qualidades de cada um dos participantes, no entanto esse presente não será
só seu, olhe em volta, observe seus colegas, veja entre eles aquele que é o
mais organizado e dê a ele (a) este presente. (Neste momento o coordenador
passa a pessoa o papel com o texto abaixo para que ela leia para a pessoa mais
organizada do grupo).
ORGANIZAÇÃO - Você
é uma pessoa muito organizada e serve como exemplo para todos nós aqui, seu
exemplo é algo que todos podemos seguir alguns mais, outros menos, mas todos
podemos nos esforçar e aprender muito com você, mas eu peço que você pegue esse
presente e o passe adiante para a pessoa que você acha que é a mais Feliz nesta
sala. (A pessoa organizada recebe o presente, agradece e o coordenador entrega
o próximo texto para que ela leia para a pessoa mais feliz, e assim por diante)
FELICIDADE - A
felicidade que você transmite contagia a todos e sabemos que essa é uma
competência que possui bases sólidas e que ela não depende dos outros, mas de
cada um de nós, do estado de espírito, nos contagie diariamente com sua
felicidade e nos ensine seus segredos, no entanto eu lhe peço que olhe ao seu
redor e passe esse presente adiante para a pessoa mais Otimista.
OTIMISMO - A
felicidade é algo que todos podemos atingir, mas o otimismo é uma questão de
ponto de vista e você é uma pessoa muito especial que sempre vê o copo meio cheio,
que mesmo sem ter certeza procura ver o lado positivo das coisas, todos nós temos
muito a aprender com você e queremos também ser otimistas e seguir seu exemplo,
mas não fique com este presente, peço que o passe a diante para a pessoa mais
motivada deste grupo.
MOTIVAÇÃO - Ver
o copo meio cheio é um ponto de vista muito positivo, mas mais que meio cheio
queremos o copo totalmente cheio e sua motivação e empenho em atingir seus
objetivos é algo que contagia que nos dá forças e todos querem ter essa mesma
força para atingirmos nossos objetivos pessoais e profissionais, mas não fique
com esse presente, passe-o adiante para a pessoa mais Extrovertida.
EXTROVERTIDO –
Exteriorizar os sentimentos Você é a pessoa mais extrovertida deste grupo, seu
jeito de se expressar seus sentimentos, sua alegria, sua naturalidade em se
comunicar é algo que serve de exemplo a todos aqui, saber falar, expor uma ideia,
quebrar o gelo, contar uma piada, isso motiva o grupo, mas não fique com esse presente,
passe-o a pessoa mais Tímida.
TIMIDEZ - As pessoas
tímidas às vezes não são bem compreendidas, em seu silêncio podem ser grandes observadores
e tem muito a nos ensinar, existem momentos de falar e calar e muitas vezes
antes de falar é melhor calar internamente para pensar no que será dito e não
magoar por dizer demais e não ser negligente por se calar, todos nós temos
muito a aprender com você. Agora eu lhe peço, passe adiante esse conhecimento a
pessoa mais Inteligente.
INTELIGÊNCIA - A
inteligência é um dom magnífico que muitos recebem quando nascem e outros
adquirem com muito estudo e dedicação, ter você neste grupo é ter um farol que
indica o caminho, que mostra ao navegante a rota que devemos seguir, você
sempre soma e pedimos que divida conosco seus segredos para que todos possamos
ampliar essa competência. Não fique com este presente, passe-o adiante para a
pessoa mais Gentil desta sala.
GENTILEZA - A
gentileza é uma das virtudes da alma que agrega, que soma, que leva esperança
para aqueles que a perderam ou não a tem em um determinado momento, a mão amiga
que se estende, o sorriso que conforta, as palavras mágicas que abrem portas e
corações, obrigado por ser tudo isso e gentil como é, passe adiante
essa dádiva a pessoa mais Prestativa.
PRESTATIVO - Ser
gentil é doar a alguém algo que queremos receber de todos e você é uma pessoa
muito prestativa pronta a oferecer ajuda em qualquer momento, como é bom ter
alguém que podemos contar alguém a recorrer, isso nos dá segurança e nos ensina
como ser solidários aos amigos, mas seja mais prestativo e passe adiante a
pessoa mais Dinâmica deste grupo.
DINÂMICO - O
dinâmico é aquele que toma decisões rápidas, forte, prestativo, movimenta o
grupo, sabe que o tempo não para e que ele pode ser um aliado se for utilizado
com sabedoria, você quebra a inércia e multiplica as possibilidades, parabéns,
use seu dinamismo e passe adiante a pessoa mais Simpática.
SIMPATIA - A
simpatia é algo maravilhoso e você consegue agregar várias competências até
agora apresentadas, é gentil, prestativo, tem um sorriso meigo, um jeitinho de
falar que agrada, que conforta, continue assim e nos ensine seus segredos, e
simpático como sempre passe adiante esse presente para a pessoa que tem uma
grande facilidade para Liderar.
LÍDER - O líder
é aquele que também possui muitas das competências aqui apresentadas, tem a
capacidade de organizar pessoas, fazer as coisas acontecerem, as vezes não
consegue agradar a todos mas através de seu exemplo pode fazer com que todos
compreendam a necessidade da liderança na hora de tomar decisões, de tomar a
frente de um projeto e executá-lo com perfeição, como bom líder passe adiante
para a pessoa mais Solidária.
SOLIDARIEDADE - A
solidariedade é mais do que uma palavra da moda, é um estilo de vida, um valor
fundamental na vida em grupo e na sociedade como um todo, obrigado por estar
aqui conosco e nos ensinar tanto, temos muito a aprender com você. Peço que
seja solidário e passe adiante este presente para a pessoa que mais transmite
Paz.
PAZ - A paz não
é uma utopia, mas sim uma possibilidade próxima de cada um de nós, ela começa
com a paz interior a qual você consegue transmitir como poucos e se espalha por
todo o ambiente e consegue trazer harmonia nos momentos que muitos de nós nos
exaltamos, compartilhe conosco essa paz abrindo esse presente dividindo-o com
todos os participantes.
Neste momento a
caixa de bombons é aberta e a pessoa que foi chamada por representar a paz entrega
um bombom para cada um dos participantes. É importante que esse seja um momento
de confraternização e alegria, no final o coordenador pode passar o texto desta
brincadeira por email para que todos possam ler e refletir sobre o conteúdo.
Observações e
Adaptações
Esta dinâmica
pode ser adaptada de acordo com as necessidades do grupo, aqui procuramos
passar apenas alguns exemplos, cabe ao organizador conhecer os participantes e
adaptar as falas de acordo com as competências que quer ser trabalhada e
desenvolvida no grupo. Algumas sugestões de competências: Coragem, Alegria,
Elegância, Seriedade, Sensibilidade, Criatividade, etc.
Fonte: Site Esoterikha
19 de dezembro de 2016
Mensagem
Senhor
Que neste Natal, eu possa
lembrar dos que vivem em guerra e fazer
por eles uma prece de paz.
Que eu possa lembrar
Que eu possa lembrar
dos que odeiam, e fazer por eles
uma prece de amor.
Que eu possa perdoar a
Que eu possa perdoar a
todos que me magoaram e fazer por
eles uma prece de perdão.
Que eu lembre
Que eu lembre
dos desesperados e faça por eles
uma prece de esperança.
Que eu esqueça as
Que eu esqueça as
tristezas do ano que termina e faça
uma prece de alegria.
Que eu possa acreditar
Que eu possa acreditar
que o mundo ainda pode ser melhor e
faça por ele uma prece de fé.
Obrigada Senhor por ter alimento,
quando tantos passam o ano com fome.
Por ter saúde, quando tantos sofrem neste momento.
Por ter um lar, quando tantos dormem nas ruas.
Por ser feliz, quando tantos choram na solidão.
Por ter amor, quantos tantos vivem no ódio.
Pela minha paz, quando tantos
Obrigada Senhor por ter alimento,
quando tantos passam o ano com fome.
Por ter saúde, quando tantos sofrem neste momento.
Por ter um lar, quando tantos dormem nas ruas.
Por ser feliz, quando tantos choram na solidão.
Por ter amor, quantos tantos vivem no ódio.
Pela minha paz, quando tantos
vivem o horror da guerra.
Autor desconhecido
16 de novembro de 2016
Insônia
Dormir é fundamental. Embora cada
indivíduo possua um número ideal de horas de sono, quando elas não são atendidas
o prejuízo para a saúde é grande.
Suspeite de insônia se você leva
mais de meia hora para adormecer e, ou, dorme por menos de seis horas seguidas.
Principalmente se isto ocorrer em pelo menos três vezes por semana.
Insônia é uma condição que pode
acometer adultos durante algum episódio da vida ou ser crônica, com duração
muito maior. Também pode estar associada a uma enfermidade especifica.
A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma
pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. Pessoas
com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de
humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos
prejudicado por causa deste distúrbio. A qualidade de vida da pessoa, em geral,
costuma ficar comprometida pela insônia.
As causas mais comuns de insônia incluem:
Alterações de horários
rotineiros, como de trabalho ou estudo, podem interferir no ritmo do seu
relógio biológico e, consequentemente, no seu horário de dormir.
O mesmo acontece se você possui
maus hábitos de sono. Acordar e dormir em horários diferentes diariamente,
quarto e cama desconfortável, muita iluminação e tevê ligada podem atrapalhar.
Refeições muito volumosas e
pesadas logo antes de dormir dificultam o sono de qualidade. O ideal é fazer um
lanche leve. A barriga vazia também pode interferir no seu descanso.
O estresse, as preocupações, ansiedade
diária, depressão, uso de cafeína, álcool e nicotina também podem desencadear episódios
de insônia.
A insônia é um distúrbio
que as mulheres estão
muito mais sujeitas a sofrer devido à flutuação hormonal natural ao ciclo
menstrual e à menopausa.
Indivíduos com mais de 60 anos
também começam a experimentar alterações nos padrões de sono.
Diagnóstico de insônia – história
do paciente e exames específicos
Tratamento da insônia
Uma mudança nos hábitos de sono e tratar as causas subjacentes da insônia,
como condições médicas ou medicamentos, pode restaurar um padrão de sono
saudável em muitos pacientes. Se essas medidas não funcionarem, o médico pode
recomendar medicamentos para ajudar com o relaxamento e na readequação do sono.
Bons hábitos de sono ajudam a restabelecer o sono saudável. Confira dicas
básicas:
- Exercite-se e
permaneça ativo.
- Verifique seus
medicamentos.
- Evite cochilos
durante o dia. .
·
Evite
ou limite o consumo de cafeína e álcool.
- Se estiver
sentindo dores, procure fazer uso de analgésico.
- Regularize seu
relógio biológico, estabeleça um horário fixo para dormir e acordar
preocupando-se sempre na quantidade de horas dormidas.
- Na hora de dormir evite
grandes refeições e bebidas antes de dormir
- Evite televisão no
quarto, usar computadores, videogames, smartphone ou outras telas antes de
dormir, pois a luz pode interferir no ciclo de sono.
- Torne seu quarto
um ambiente confortável e próprio para o sono. Feche a porta, apague as
luzes, mantenha a temperatura agradável e deite-se confortavelmente.
- Esconda os
relógios do quarto para não ficar tão preocupado com o horário
- O mais importante:
relaxe. Um banho morno, músicas suaves e exercícios de relaxamento podem
ajudar.
Prevenção
Manter bons hábitos de sono é o principal e único meio de se evitar
insônia. Alguns fatores desencadeadores do distúrbio, como eventos estressantes
e traumáticos, no entanto, não podem ser evitados. Em todo caso, consulte um
especialista do sono e um psiquiatra para aprender a lidar com a manutenção do
sono.
6 de novembro de 2016
Fator Rh
Assisti este vídeo do professor
Kenndy e gostei muito, assista você também
e fique informado sobre o fator Rh
Kenndy e gostei muito, assista você também
e fique informado sobre o fator Rh
4 de novembro de 2016
Sangue
Fontes de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_sangu%C3%ADneo
http://www.mundovestibular.com.br/articles/384/1/grupos-sanguineos/Paacutegina1.html
http://www.mundovestibular.com.br/articles/384/1/grupos-sanguineos/Paacutegina1.html
9 de outubro de 2016
26 de setembro de 2016
25 de setembro de 2016
Atividade
AS HIPÓTESES DE
MENDEL
Dividir a turma em
grupos de 05 componentes. Entregar para cada grupo uma
situação para realização da atividade.
Quadro 1
MATERIAL:
sementes (feijão, milho, fava etc), cola quente, régua, cartolina etc.
ATIVIDADE: Imagine
que cada semente de feijão é um gene recessivo (f) e cada semente de milho, um
gene dominante (F). Baseado nas hipóteses de Mendel desenhe o quadro de Punnet
na cartolina, reproduza as duas situações e apresente os resultados.
Situação 1: Indivíduo masculino homozigoto dominante cruza
com indivíduo feminino homozigoto recessivo.
Situação 2: Indivíduo feminino heterozigoto cruza com
indivíduo masculino heterozigoto.
Quadro 2
MATERIAL: sementes (feijão, milho, fava etc), cola quente, régua,
cartolina etc.
ATIVIDADE: Imagine que cada semente de feijão é um gene
recessivo(f) e cada semente de milho, um gene dominante(F). Baseado nas
hipóteses de Mendel desenhe o quadro de Punnet na cartolina, reproduza as duas
situações e apresente os resultados.
Situação 1: Indivíduo masculino homozigoto recessivo cruza
com indivíduo feminino heterozigoto.
Situação 2: Indivíduo feminino heterozigoto cruza com
indivíduo masculino heterozigoto.
Quadro 3
MATERIAL: sementes (feijão, milho, fava etc), cola quente, régua,
cartolina etc.
ATIVIDADE: Imagine que cada semente de feijão é um gene
recessivo (f) e cada semente de milho, um gene dominante (F). Baseado nas
hipóteses de Mendel desenhe o quadro de Punnet na cartolina, reproduza as duas
situações e apresente os resultados.
Situação 1: Indivíduo feminino heterozigoto cruza com
indivíduo masculino homozigoto dominante.
Assinar:
Postagens (Atom)