1 de dezembro de 2013

Intolerância a lactose

           Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, resultado da deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para a sua melhor absorção.

Há três tipos de intolerância à lactose, que são decorrentes de diferentes processos. São eles:

·        Deficiência congênita da enzima: defeito genético muito raro, no qual a criança nasce sem a capacidade de produzir lactase.
·        Diminuição enzimática secundária a doenças intestinais: bastante comum em crianças no primeiro ano de vida e ocorre devido à diarréia persistente, pois há morte das células da mucosa intestinal (produtoras de lactase).
·        Deficiência primária ou ontogenética: é o mais comum na população. Com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase.

Sintomas

Os mais comuns são a diarréia (ou à vezes constipação), distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera.

Como prevenir a intolerância à lactoseee1
           ·           A única maneira conhecida para prevenir a intolerância à lactose1 é a abstinência do leite e produtos lácteos
Tratamento

Existem duas formas principais de tratar a intolerância à lactose:
·         Reduzir a quantidade de lactose que o doente ingere, limitando a ingestão de leite e de lacticínios ou ingerindo produtos com baixo teor de lactose.
           ·        Tomar substitutos enzimáticos comercialmente disponíveis.

Fonte de pesquisa

Nenhum comentário: