30 de maio de 2013

Degradação ambiental

As situações abaixo já conhecemos,
o que falta é agir para melhorar essa situação.
 























 

26 de maio de 2013

Educação ambiental

            Educação ambiental tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar para preservação do meio ambiente e sua utilização sustentável.
            Sendo o dia 05 de junho data em que se comemora o dia do Meio Ambiente, será interessante promover um estudo sistematizado sobre o tema, para que se fortaleçam valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta Terra.
Considerando que a escola tem um papel fundamental de formar cidadãos, ela pode contribuir para que os educandos compreendam os fenômenos naturais, as ações humanas e suas consequências para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. E diante dessa compreensão desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.
Diante disso sugerimos algumas atividades para que os educandos possam conhecer através da pesquisa os conceitos fundamentais da educação ambiental, desenvolvam a capacidade de observação e proponham soluções para preservação do meio em que vive e o respeito aos recursos naturais.

PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O DIA DO MEIO AMBIENTE

1.      Mobilização da comunidade escolar para o desenvolvimento de atividades durante a Semana do Meio Ambiente, com finalidade de conscientizar a população sobre as questões ambientais (Exibição e comentário de filmes, vídeos ou documentários).
2.      Levantamento do perfil ambiental da cidade (se possui área verde, áreas poluídas, separação de lixo, tratamento de água e esgoto, etc.). 
3.      Pesquisa de campo em pontos estratégicos da cidade, conforme o perfil traçado pelos alunos. 
4.      Pesquisa no laboratório de informática: Temas propostos para trabalhar em aulas relacionadas ao meio ambiente (Educação ambiental, desenvolvimento sustentável, poluição urbana, reciclagem, efeito estufa, aquecimento global, desertificação, consumo racional da água, etc). 
5.      Oficinas: Preparação de materiais para apresentação em sala e para divulgação na comunidade (slides, vídeos, cartazes, panfletos, murais, produções teatrais e outros).


SUGESTÕES DE FILMES, VÍDEOS E DOCUMENTÁRIOS

Ilha das Flores; A Marcha dos Pinguins; Bee Movie - História das Coisas; Um dia depois de amanhã; Os sem florestas; Uma verdade inconveniente; Mãe Terra, o que deixaremos para seus filhos; O Veneno está na Mesa; Lixo Extraordinário; Amazônia em Chamas; As quatro ecologias; Água, vida e cidadania.


Dinâmicas de Identidade e Valores, preservação da biodiversidade
Dividir os participantes em seis subgrupos. Cada um ficará responsável por uma parte do boneco: cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés.
Cada grupo desenhará uma parte do corpo e terá duas perguntas para responder. As respostas devem ser registradas nos cartazes juntamente com o desenho. Para que os grupos tenham uma visão geral da dinâmica, é importante que se leiam todas as perguntas antes de iniciar o trabalho.
a) Cabeça: Qual a realidade ambiental que vemos? O que escutamos da sociedade sobre a preservação da biodiversidade?
b) Tronco: O que sentimos sobre a degradação ambiental? O que sentimos sobre o papel do estudante na preservação da biodiversidade?
c) Braços: Até onde podemos alcançar com nossa ação? Com quem (pessoas, entidades etc.) podemos andar de braços dados na preservação da biodiversidade?
d) Mãos: Quais os compromissos que podemos firmar enquanto grupo na preservação da biodiversidade? Quais as ferramentas que temos disponíveis na escola para divulgar nossas ideias?
e) Pernas: Que caminhos queremos tomar no desenvolvimento de ações de preservação da biodiversidade? Qual o suporte (pessoas, materiais, finanças etc.) que temos para desenvolver uma ação?
f) Pés: Que ações podemos realizar envolvendo nossa escola na preservação da biodiversidade? Que resultado desejamos com nossa ação?

23 de maio de 2013

Mensagens

 
Pois é, devemos ter fé Naquele que pode tudo, Deus.


A felicidade depende de mim
A felicidade nos relacionamentos
Padre Fábio de Melo


Sinais de Deus
  

21 de maio de 2013

Fungos

Slides preparados por uma equipe
do 2º E em parceria com a professora de Biologia 

19 de maio de 2013

Passeriforme

             Passeriformes é uma ordem da classe Aves, conhecidos popularmente como pássaros ou passarinhos. O grupo é bastante numeroso e diversificado, com cerca de 5400 espécies o que representa mais da metade do total das espécies de aves. Geralmente, os pássaros são aves de pequenas dimensões, canoras, com alimentação baseada em sementes, frutos e pequenos invertebrados.
 
Veja que lindos pássaros nesta ordem:
 





 
    

17 de maio de 2013

Aves

          As aves constituem uma classe de animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos. Habitam todos os ecossistemas do globo e variam muito em tamanho.

Anatomia interna de uma ave

 
Quanto à sua classificação em ordens, podemos destacar algumas com pelo menos um exemplo.
 
Anseriformes: São aves aquáticas e semi-aquáticas. Com narinas perfuradas, dedos unidos parcialmente por membranas facilitando o deslocamento na água.
 
 
Apodiformes: Em geral possuem tamanhos reduzidos, têm as asas longas e pontudas, capazes de realizar vôos muito rápidos.
 
 
Ciconiformes: Têm habitualmente patas longas e sem penas, pescoço comprido, o bico varia conforme os hábitos alimentares, asas grandes e alongadas. As cores da plumagem são bastante variáveis de acordo com a espécie, alimentam-se de peixe, crustáceos ou insetos.
 
 
Columbiformes: Caracterizam-se pelo pescoço médio, cabeça e pés pequenos. O bico elevado na base e ponta tem formato de gancho.
 
 
Falconiformes: Conhecidos como aves de rapina e caracterizam-se por possuir um bico curvo na extremidade, utilizado para capturar suas presas.
 
 
Galiformes: Aves terrestres com bicos curvos e curtos, asas curtas e arredondadas. A maioria das aves dessa ordem é capaz de realizar apenas vôos rápidos e curtos.
 
 
Passeriformes: Formam a maior ordem dentro da classe das aves. Atualmente caracterizam-se por terem asas curtas e arredondadas ou longas, pontudas, plumagem colorida e cauda que varia de curta a muito longa.
 
 
Pelecaniformes: Aves de médio a grande porte, patas especializadas para o meio aquático, bicos protuberantes e verossímeis pescadores.
 
 
Pisiformes: Aves de pequeno e médio porte, alimentação baseada em frutos, insetos e pequenos animais, plumagens multicor e vistosa.
 
 
Psitaciformes: Possuem bico curto, forte e curvo na extremidade. As penas são curtas, a cabeça proporcionalmente grande e o pescoço grosso.
 
 
Rheiformes: Ordem de grandes aves não-voadoras de pescoço e pernas longas, encontrada na América do sul.
 
 
Sphenisciformes: Aves marinhas especializadas em mergulhar e nadar, membros anteriores modificados em nadadeiras, glândulas nasais desenvolvidas para excreção do cloreto de sódio, penas semelhantes a escamas e vão à terra somente durante a reprodução ou quando exaustos.
 
 
Strigiformes: São aves tímidas, geralmente solitárias, consideradas entre os predadores mais sofisticados do mundo.
 
 
Tinamiformes: São aves de aparência galinácea, representam um dos mais antigos grupos de aves do continente americano, alimentam-se de sementes.
 
 
Struthioniformes: São aves pernaltas de grande porte, adaptadas à vida terrícola e que não conseguem voar, tanto pelo porte avantajado como pelo fato de não possuírem carena.
 
 
 Fonte de pesquisa: