5 de junho de 2022

Problemas ambientais urbanos

Os problemas ambientais urbanos são cada vez mais visíveis na paisagem das cidades, principalmente pelas constantes transformações que o homem faz na natureza, fazendo com que a capacidade de recuperação ambiental seja cada vez menor.

Dentre os muitos impactos ambientais nas áreas urbanas podemos destacar as enchentes, lixos, poluição do ar, poluição sonora e despejo de esgoto sanitário nos rios, problemas que afetam diretamente os recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas que residem nas cidades.

Para iniciar a aula partiremos de alguns questionamentos preliminares, sobre o que os alunos sabem sobre os problemas ambientais de sua cidade.

Após os alunos expressarem suas ideias sobre estas e outras questões que surgirem no momento, destacar o tema proposto para pesquisa.

Cada grupo será responsável para pesquisar um item selecionado no momento da conversa e fará uma breve apresentação na aula seguinte.

Dicas para elaboração e apresentação dos trabalhos

1.    Na pesquisa deverá constar o título, objetivos, desenvolvimento, proposta de uma ação concreta de acordo com seu tema e também as fontes da pesquisa.

2.    Como sugestão, cada grupo pode escolher uma forma de apresentar o trabalho (slides, vídeos, fotos, cartazes, etc.).

Reflita antes de destruir uma árvore

Fonte: YouTube

A árvore é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. Por isso devemos adotar atitudes que venham contribuir positivamente com o ambiente que vivemos.

Vamos rever alguns benefícios das árvores


Sugestões de atividades

  1. Adoção e apadrinhamento de árvores para arborização do bairro onde mora (doar as mudas e dar suporte até o plantio);
  2. Adotar uma praça para plantar flores e dar mais vida ao ambiente;
  3. Transformar espaços ociosos do bairro em praças para lazer;
  4. Observar as árvores de grande porte onde você mora e solicitar aos órgãos competentes a poda das mesmas para evitar que caiam e provoquem acidentes.


Desperdício de alimentos

Fonte: YouTube

Através deste documentário “Antes que vire Lixo”, a gente percebe que as empresas precisam melhorar a gestão dos seus produtos, assim como criar iniciativas que busquem dar um destino adequado para os alimentos excedentes não comercializados e ainda próprios para o consumo humano.

Sem dúvida, essas iniciativas de combate ao desperdício, trarão muitos benefícios ao meio ambiente e ainda ajudarão as instituições que cuidam das pessoas necessitadas.

Após assistir o documentário, promover um ciclo de debates apontando cenas que retratam o desperdício e a geração de lixo em locais de comercialização de frutas, verduras e legumes.

Distribuir panfletos com orientações de como reduzir o desperdício de alimentos usando a criatividade na cozinha ou fazendo compostagem;

Criar parceria em feiras livres para formação de sacolas com legumes, verduras e frutas que não serão comercializados, para distribuir com as pessoas que vivem em vulnerabilidade social;

Oficinas de reaproveitamento de alimentos – selecionar as receitas para preparação dos pratos;

Fontes: Atividades adaptadas a partir da exibição de vídeos do YouTube

Lixo Urbano

Fonte: YouTube

O vídeo fala sobre o lixo de um modo geral, mas vamos nos ater aos resíduos sólidos de nossa cidade e qual a nossa responsabilidade como membro dessa comunidade.

Atividades para envolver os alunos na semana do meio ambiente

Exibir imagens com trabalhos artesanais como forma de incentivar os alunos a reutilizarem materiais que deveriam ir para o lixo.





Levantamento do perfil ambiental de sua cidade sobre os resíduos sólidos.

Desenvolver uma campanha de conscientização junto à comunidade sobre a separação e descarte do lixo, bem como a adesão da política dos 4Rs (repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar) para minimizar os impactos ambientais.

Produzir objetos reutilizando materiais recicláveis (garrafa, vidros, caixas, etc.).

Fonte de pesquisa: Internet


 

16 de março de 2022

Indisciplina em sala de aula

       

É comum em reuniões pedagógicas, os professores comentarem sobre a indisciplina na sala de aula. Conviver com essa situação é um grande desafio para o educador, que precisa adequar o cronograma de aulas, conter a animação excessiva, o desinteresse e as conversas paralelas dos alunos.

Portanto, lutar com alunos indisciplinados exige do professor discernimento para entender quando usar a rigidez ou diálogo amigável, controle e empatia.

Pensando nisso, segue algumas sugestões que podem ajudar a inibir a indisciplina em sala de aula e melhorar a aprendizagem. 

Sugestões:

Estabeleça regras desde o primeiro dia de aula (crie o contrato de convivência com a turma);

Demonstre autoridade de forma natural;

Reforce os bons comportamentos;

Tenha empatia e compreensão;

Tenha coerência no discurso e nas atitudes;

Desenvolva estratégias inovadoras e atrativas;

Envolva alunos em atividades de cooperação;

Não compare os alunos;

Estabeleça uma relação de diálogo com os alunos.

Fonte:

https://seduca.com.br/blog/como-combate-a-indisciplina-em-sala-de-aula/

https:/www.sistemamaxi.com.br/indisciplina-na-sala-de-aula-como-resolver/

 

 

 

7 de março de 2022

Dinâmica de apresentação

É comum no primeiro dia de aula a apresentação entre professores e alunos. Essa apresentação pode ser feita de forma diferente, e as dinâmicas são uma importante ferramenta para o engajamento dos alunos. Esse tipo de atividade, auxilia no conhecimento uns dos outros e pode ajudar nesse momento de boas-vindas, reconhecimento e reencontro.

Objetivo

Essa dinâmica tem como objetivo conhecer os colegas, perceber as características que os unem e criar relações empáticas e de proximidade.

Procedimento

Para realizar essa dinâmica de apresentação no primeiro dia de aula, o professor divide a turma em duplas e solicita que elaborem questões como se fossem repórteres. Orienta-os que além das perguntas triviais como nome, idade, profissão, onde mora, pode relacionar com gostos e características pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias, sonho, etc.). ao concluir as questões, começar a entrevista ao colega.

Socialização

Concluída a atividade, cada entrevistador apresenta o colega para turma.

Atividade adaptada das dinâmicas do professor Pedro Menezes

2 de março de 2022

Volta as aulas

             As escolas estão se preparando para receberem seus alunos, não da mesma maneira quando retornavam das férias, mas com uma experiência vivida que pode ter deixado diversos impactos negativos, não apenas na aprendizagem, mas no desenvolvimento socioemocional, causado pela pandemia e pelo distanciamento da escola.

As mudanças de rotina que ocorreram, em suas vidas e na vida dos pais, irão novamente se transformar. Se foi difícil de repente estarem em casa, mudar a rotina novamente, e se ausentar da segurança que o lar representa, pode gerar alguns impactos.

Diante disso, o primeiro ponto a ser pensado é no acolhimento dos alunos, de forma a ajudá-los a lidar com os próprios sentimentos, através de momentos de conversa, de escuta individual e coletiva, momentos lúdicos (jogos, leitura, oficinas, pintura, gincanas etc.).

Proposta

Rodada de escuta para discutir o contexto da educação num país tão marcado pelos impactos da pandemia e dos desastres ambientais.

Após a conversa, promover estratégias específicas de restabelecimento de vínculos e acolhimento.

 Fonte: sites diversos (google)

Mensagem para reflexão

Milho de Pipoca

A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser quem devem ser.

O milho da pipoca não é o que deve ser. Ele dever ser aquilo que acontece depois do estouro.

O milho da pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer.

Pelo poder do fogo podemos, repentinamente, nos transformar em outra coisa.

Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo.

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.

Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.

Mas, de repente, vem o fogo.

O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos.

Dor.

Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, ficar doente, perder o emprego, ficar pobre. 

Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão - sofrimentos cujas causas ignoramos.

Há sempre o recurso do remédio.

Apagar o fogo.

Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação. Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer.

Dentro de sua casca dura, fechada em si mesmo.

Ela não pode imaginar destino diferente.

Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada.

A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.

Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece:

PUM! - e ela aparece como uma outra coisa completamente diferente que ela mesma nunca havia sonhado.

Bom, mas ainda temos o piruá que é o milho de pipoca que se recusa estourar.

São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar.

Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.

A sua presunção e o medo são a dura casca de milho que não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira.

Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria para ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada.

Seu destino é o lixo...

Ruben Alves Do livro "O Amor que acende a lua" Editora Papiros 

Desenvolvimento:

- Solicitar que alguém do grupo faça a leitura do texto (colocar uma música de fundo e a leitura poderá ser feita, pausadamente);

- Iniciar uma conversação sobre o que acharam do texto e dialogar acerca da importância dos momentos difíceis para nosso crescimento pessoal;

- Pedir que relatem algum acontecimento que causou sofrimento e o que mudou após aquele acontecimento;

- Solicitar que pensem em pessoas (em geral) que considerem piruás, sem nominar, e justificar porque estas pessoas são como piruás;

- Para finalizar, pedir que relatem o que acham mais difícil de mudar, no atual quadro.

Quais os hábitos danosos mais complexos e porque é tão difícil de mudar. Fazer uma listagem no quadro e deixar exposto.

8 de fevereiro de 2022

A arte de ser feliz - Cecília Meireles

Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.

Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.

Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto.

Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde, e em silêncio, ia atirando com as mãos umas gotas de água sobre as plantas.

Não era rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse.

E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.

Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.

Outras vezes encontro nuvens espessas.

Avisto crianças que vão para escola.

Pardais que pulam pelo muro.

Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.

Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.

Maribondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.

Às vezes, um galo canta.

Às vezes, um avião passa.

Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.

E eu me sinto completamente feliz.

Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante da minha janela, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Leitura do poema.

Cada participante recebe uma janela, nela deve ser escrito o que ele vê e o faz feliz.

27 de janeiro de 2022

Mensagem para reunião pedagógica

 A Estrela Verde

“Era uma vez, milhões e milhões de estrelas no céu. Havia estrelas de todas as cores: brancas, lilás, prateadas, douradas, vermelhas e azuis. Um dia, elas procuraram o Senhor Deus Todo-Poderoso e disseram-lhe: “Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra, entre os homens.” “Assim será feito” – respondeu Deus – “Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e podem descer até a Terra.”

Conta-se que naquela noite houve a mais linda das chuvas de estrelas. Algumas aninharam-se nas torres das igrejas, outras foram brincar e correr com os vaga-lumes dos campos, outras misturaram-se aos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada.

Passado algum tempo, porém, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o céu, deixando a Terra outra vez escura e triste. “Por que voltaram?” perguntou Deus à medida em que chegavam novamente ao céu. “Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra; lá existe muita desgraça, muita fome, muita violência, muita injustiça, muita maldade, muita doença.” E o Senhor lhes disse “Claro, o lugar real de vocês é aqui no céu, estamos no lugar da perfeição, no lugar onde tudo é imutável, onde nada perece.”

Depois da chegada de todas as estrelas e conferindo-lhes o número, Deus tornou a falar: “Mas está faltando uma estrela… Perdeu-se pelo caminho?” Um anjo, que estava perto, replicou: “Não, Senhor, uma estrela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que o seu lugar é exatamente onde existe imperfeição, onde há limites, onde as coisas não vão bem.” “Mas que estrela é essa?” – voltou Deus a perguntar. “Por coincidência, Senhor, é a única estrela dessa cor.” “E qual a cor dessa estrela?” - insistiu Deus. E o anjo disse: “A estrela é verde, Senhor, a estrela verde do sentimento da esperança.” Quando então olharam a Terra, a estrela já não estava só. A Terra estava novamente iluminada, porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa. Porque o único sentimento que o homem tem e Deus não tem é a esperança. Deus já conhece o futuro, enquanto que a esperança é própria da Natureza Humana. Daquele que cai, daquele que erra, daquele que não é perfeito, daquele que não sabe ainda como será o seu futuro.

Leitura do texto

Distribuição das estrelas verdes de papel (confeccionada anteriormente) para cada participante da reunião.

Explicar para os professores que eles são a estrela verde de cada aluno na escola.

Pedir para cada um escrever dentro da estrela como eles poderiam iluminar a vida dos alunos que mais precisam de atenção em sua sala de aula.

Troca das estrelas entre os participantes, leitura e comentários.

Concluir com a leitura das mensagens de cada um.

Fonte: http://educadoracristinasouza.blogspot.com/

24 de janeiro de 2022

Como cuidar do meio ambiente

Fonte: Youtube - Turma da Mônica

Agora vamos animar nossa aula cantando a música de Ivan Lins

 

Depende de nós

Quem já foi ou ainda é criança

Que acredita ou tem esperança

Quem faz tudo pra um mundo melhor

 

Depende de nós

Que o circo esteja armado

Que o palhaço esteja engraçado

Que o riso esteja no ar

Sem que a gente precise sonhar

 

Que os ventos cantem nos galhos

Que as folhas bebam orvalhos

Que o sol descortine mais as manhãs

 

Depende de nós

Se esse mundo ainda tem jeito

Apesar do que o homem tem feito

Se a vida sobreviverá

 

Que os ventos cantem nos galhos

Que as folhas bebam orvalhos

Que o sol descortine mais as manhãs

 

Depende de nós

Se esse mundo ainda tem jeito

Apesar do que o homem tem feito

Se a vida sobreviverá

 

Depende de nós

Quem já foi ou ainda é criança

Que acredita ou tem esperança

Quem faz tudo pra um mundo melhor

 

 


16 de novembro de 2021

Mudanças climáticas e impactos ambientais

As mudanças climáticas são alterações no estado do clima da Terra que persistem por um longo período de tempo. Esse fenômeno, que foi observado em toda história da Terra, pode ter origem natural ou antrópica. Atualmente essas mudanças têm ocorrido de forma intensa em razão da ação do homem.

Falar de mudanças climáticas vai além de discutir sobre um planeta com alguns graus mais quente. É também de falar de saúde, segurança alimentar, sobre o impacto dos desastres naturais, a preservação dos direitos indígenas e das florestas.

As mudanças climáticas geram uma série de consequências ambientais graves, muitas até já podem ser observadas atualmente. Uma das consequências do aumento de temperatura do planeta é o aumento do nível do mar, que ocorre em virtude do degelo das geleiras. Isso pode resultar na inundação e na submersão de áreas costeiras, causando diversos prejuízos às pessoas que vivem nessas áreas.

As altas temperaturas também poderão causar grandes secas, que afetarão ativamente a agricultura, ocasionando diversos problemas em relação a produção de alimentos. Com a diminuição da produção de alimentos e o consequente aumento dos preços, muitas pessoas sofrerão com a questão da segurança alimentar.

Além de afetar a agricultura, a seca está relacionada com o aumento de focos de incêndio e com a escassez de água. Enquanto algumas áreas enfrentarão seca extrema, em algumas regiões poderá ocorrer um aumento exagerado das chuvas. Isso poderá causar problemas como inundações e deslizamento de terras em áreas com grande quantidade de pessoas.

Diversos animais e plantas, tanto espécies terrestres como aquáticas, serão diretamente afetados pelas mudanças climáticas, que causarão mudanças em seu habitat. Isso gerará a extinção de uma grande quantidade de espécies, diminuindo-se, assim, a biodiversidade. Outro ponto importante diz respeito à saúde da população. Além da poluição atmosférica agravar-se em diversas partes do mundo, ocasionando doenças cardiovasculares e respiratórias, algumas doenças, como dengue e malária, que são transmitidas por mosquitos, poderão espalhar- se por mais lugares do globo.

O que deve ser feito para conter as mudanças climáticas

A preocupação com as questões referentes às mudanças climáticas e suas consequências são discutidas no mundo todo por meio de conferências ambientais. Essas conferências reúnem representantes de várias nações para avaliar as pesquisas, estudos e dados obtidos a partir do clima e suas alterações e também buscam apresentar possíveis ações que possam amenizar os problemas causados pelas mudanças climáticas. Dessas conferências resultam alguns acordos entre os países a fim de diminuir os níveis de emissão de gases de efeito estufa, bem como promover ações com o objetivo de conter o aquecimento global. Como já dito anteriormente, um deles foi o Acordo de Paris. Outro exemplo é o Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 e que entrou em vigou em 2005 com o objetivo de propor metas aos países em desenvolvimento a fim de diminuir as emissões de dióxido de carbono e também contar com a ação voluntária dos países em desenvolvimento.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mudancas-climaticas.htm

16 de outubro de 2021

14 de setembro de 2021

Queimação nos pés

10 Causas de formigamento e dor nos pés
Fonte: Youtube
Dr. André Wambier - Cardiologista

5 de setembro de 2021

Amazônia Selvagem

Fazer uma roda de conversa com a turma sobre o que eles já sabem a respeito da Amazônia.

Fonte - Youtube

O passo seguinte é estabelecer relações entre o que eles viram no vídeo com o que eles falaram.

Ler com a turma o texto resumo sobre a Amazônia e explorar as imagens de alguns animais do bioma.

Texto

A Amazônia brasileira é o bioma que atrai as atenções do público nacional e internacional quando o assunto é meio ambiente. Isso porque a floresta também faz parte dos territórios de Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Mesmo com a distribuição por diferentes nações, o Brasil é o país que tem a maior presença da floresta no território brasileiro. Para denominar a região que ela abrange no território nacional, foi criado o conceito de Amazônia Legal formada por nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do estado do Maranhão.

A floresta amazônica apresenta características diferentes de acordo com as condições climáticas de cada região.

 A vegetação, de maneira geral, é caracterizada por floresta densa e pela presença de árvores de grande porte.

 A fauna amazônica é, sem dúvidas, uma das mais impressionantes de todo o planeta. Mamíferos, peixes, aves, répteis, anfíbios e insetos multiplicam-se de forma variada, formando grupos que convivem de forma harmoniosa, utilizando todos os recursos oferecidos pela floresta. Esta teia de vida prolifera-se em todos os ambientes amazônicos, com destaque para as suas águas. A bacia hidrográfica da Amazônia possui a maior diversidade de peixes de todo o planeta. 

Nos últimos anos, as ameaças ao bioma se tornaram grande motivo de preocupação nacional e internacional. Para combater as mudanças climáticas e frear o aquecimento global, é essencial manter as florestas em pé, pois a Amazônia tem um importante papel neste cenário, mas infelizmente a fauna e a flora estão extremamente ameaçadas e vários são os problemas que a biodiversidade local enfrenta. Dentre eles os que merecem destaque são: o desmatamento, as queimadas, garimpagemcaça e pesca ilegais.

Fonte:

https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/floresta-amazonica.htm

https://allonda.com/sustentabilidade

https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade

https://www.estudopratico.com.br/animais-da-floresta-amazonica/

https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/os-principais-animais-da-fauna-amazonica/

Vamos conhecer através das imagens alguns animais da Amazônia.

































Para refletir e pesquisar

Ao falar da Amazônia, esse patrimônio mundial, não podemos esquecer que o equilíbrio da floresta está diretamente relacionado com a manutenção da biodiversidade, sendo fundamental a sua preservação.

Do seu ponto de vista, como está sendo tratada a Amazônia nas últimas décadas? Cite alguns impactos ambientais negativos causados pelo homem e quais as consequências para os seres vivos e para qualidade de vida.

Cite algumas ações individuais que ajudam a diminuir os impactos ambientais negativos.