ESTADO DO MARANHÃO
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SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
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UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ
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CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA
PROFESSORA: MARIA JOSÉ DE LIMA NOGUEIRA
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PROPOSTA PEDAGÓGICA
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA
IMPERATRIZ –
MA 2015
Justificativa
Ao longo dos
anos as mudanças em torno das tecnologias têm ocorrido de forma muito rápida.
Tendo em vista que as mesmas têm mostrado grande importância no desenvolvimento
da sociedade, torna-se necessário que a escola também se insira nessa evolução
tecnológica, pois os alunos já fazem parte de uma geração totalmente integrada
ao mundo virtual, daí a mudança na prática do professor para que possa ofertar
aos mesmos uma educação apropriada para o uso consciente e reflexivo das
tecnologias.
Em geral,
quando nos referimos ao uso das tecnologias em projetos educacionais, a nossa
imaginação nos articulam diretamente às mais novas oportunidades tecnológicas
de informação e comunicação, ou seja, a internet e todos os seus desdobramentos
e inovações. Pensamos também no uso de programas televisivos, filmes e vídeos,
entre outros.
Mas não basta
colocar equipamentos tecnológicos nas escolas e oferecer cursos mostrando como
utilizá-los, é preciso muito mais que isso. O professor precisa estar envolvido
pela tecnologia, acreditar na eficácia do seu uso, estar seguro e conhecer suas
especificidades, para saber identificar qual o recurso poderá auxiliá-lo e em
que momento é mais adequado.
Nesta
perspectiva, se faz necessário elaborar propostas concretas para utilização dos
recursos tecnológicos disponibilizados na escola para o desenvolvimento de
atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento.
Objetivo geral
Oferecer
ao educador possibilidades de estratégias de ensino diferenciadas, que possibilite
ao aluno interagir com o objeto de estudo e ao mesmo tempo proporcionar-lhe a utilização dos instrumentos tecnológicos
da atualidade.
Objetivos específicos
- Sensibilizar os professores para o uso pedagógico dos recursos tecnológicos de modo que estes se insiram no cotidiano da escola e façam parte do acervo utilizado em prol da aprendizagem.
- Oportunizar aos educadores e educandos ferramentas e programas educativos que facilitem o processo de aprendizagem.
- Disponibilizar textos e outros materiais de apoio (slides, links de pesquisa e imagens, algumas ferramentas da internet e outros), que possam ser utilizados pelos professores em suas atividades e na elaboração dos projetos que requeiram o uso das mídias.
- Garantir a parceria entre professor auxiliar do LIE e professores de sala de aula no encaminhamento das atividades e desenvolvimento dos projetos da escola.
- Assessorar os professores no desenvolvimento de suas atividades realizadas no LIE (Laboratório de Informática Educativa).
Metodologia de trabalho
A metodologia
de trabalho será centrada na necessidade e escolha do professor regente, tendo
como mediador e parceiro, o professor auxiliar do laboratório de informática.
Recursos
- Computadores com internet
- Datashow
- CDs e DVDs
- TV e aparelho de DVD
- Telão para projeções de imagens no Datashow
Avaliação
Deverá ocorrer
continuamente observando-se a participação, o interesse e o desempenho do (a)
aluno (a) nas atividades propostas e através de conversa com os professores,
para diagnosticar se houve crescimento na aprendizagem dos mesmos e se os
objetivos foram atingidos.
Considerações
finais
Acreditamos que esta proposta possa contribuir como suporte
a comunidade escolar no sentido de identificar novos caminhos teórico-metodológicos
nos quais se baseia o uso das tecnologias educacionais.
No entanto é preciso ressaltar,
que não basta o contato com as tecnologias existentes e conhecer as técnicas de
sua utilização. Precisamos fazer uma utilização crítica desses aparatos e de
suas linguagens. Os recursos tecnológicos nada fazem por si sós. Eles precisam
estar atrelados ao projeto da escola para caminharem na direção a convergência
e da interação.
É,
portanto, de fundamental importância que a escola, enquanto equipe, se organize,
para que esse trabalho possa acontecer, ou seja, se aproprie do material que é
veiculado, conhecendo as suas especificidades, disponibilizando e planejando
seu uso.
Hoje
não há dúvidas de que o uso integrado das mídias deva fazer parte do processo
de aprender na escola. O professor, reconhecendo as exigências do seu tempo e
as potencialidades dos recursos tecnológicos, precisa descobrir formas
inovadoras de como utilizá-las, tendo em vista que, ensinar é organizar
situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam a compreensão da
complexidade do mundo, do contexto, do grupo, do ser humano e a própria
identidade.
Atribuições do professor auxiliar do LIE
- Informar aos alunos as regras de funcionamento do Laboratório de Informática Educativa (LIE) considerando as orientações do NTE;
- Incentivar e sensibilizar os professores (as) da escola para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação;
- Abrir e fechar o LIE, no início e final do expediente, checando diariamente todos os materiais da sala para serem conferidos em cada turno;
- Organizar o ambiente no que se refere ao espaço físico e agendamento de atendimento no LIE;
- Registrar as atividades planejadas e executadas em cada aula no LIE;
- Realizar pesquisas e estudos para auxiliar no planeamento dos professores, em horários reservados para esta atividade;
- Auxiliar o professor da sala convencional nas atividades pedagógicas que serão desenvolvidas no LIE;
- Elaborar fichas de acompanhamento de professores e alunos;
- Participar de reuniões e eventos dirigidos aos (as) professores (as) do LIE;
- Zelar pela manutenção e conservação dos equipamentos e recursos do LIE.
- Relacionar materiais para uso dos professores (CDs, filmes ou vídeos, sites educativos e outros).
- Registrar no livro de ocorrências os problemas ocorridos durante o uso do LIE.
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